• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
SELECT TOP 3 B.Codigo , B.Nome_Arquivo , B.Href , B.Descricao FROM Banner B WHERE B.Publicar = 1 AND B.Data_Expiracao >= 20180419 AND B.[1pagina] = 1 AND B.Cod_Tipo_Banner = 4 ORDER BY B.Data_Publicacao DESC, codigo DESC
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Conexão TV

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

TVs do Reino Unido revelam caso de mulher que escravizava namorado

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > notícias conexão

Notícias Conexão

 

Segunda-feira, 25 de Dezembro de 2017

O campo de futebol do Dr. Sócrates é inaugurado com Chico e Lula

Foto Joka Madruga

Por Rute Pina, do Brasil de Fato

O MST bateu uma bola e tanto neste Natal. Inaugurou nada menos que um campo de futebol com outros caras que também jogam uma bola redonda em outros gramados. Chico, Lula, Juca Kfouri e, claro, também um bando de pernas de pau. Juristas, artistas, políticos e apoiadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) calçaram suas chuteiras e entraram em campo neste sábado (23).

Quatro partidas marcaram a inauguração do campo de futebol Dr. Sócrates Brasileiro na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) - espaço de formação política do MST localizado em Guararema, interior de São Paulo. Cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes no evento.

A primeira partida ocorreu entre o time dos amigos do cantor e compositor Chico Buarque, que incluiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a equipe de veteranos do movimento. O jogo empatou com 5 gols para cada time.

Angela Bernardinho representou o MST e contou da experiência de dividir o campo com figuras históricas: "É uma homenagem mais que justa ao nosso Magrão, o Dr. Sócrates. Essa inauguração teve a presença da pessoa que ajudou a construir essa escola, que foi o Chico Buarque. E o Lula é essa pessoa que dispensa comentários e que quase me deu uma caneta", disse ela em referência a um drible conhecido no futebol.


A partida teve a arbitragem do jornalista Juca Kfouri: "Eu vou apitar o jogo hoje e quero diz que deixo de ser Juca Kfouri para virar o juiz Juca Moro e já adverti Lula com cartão amarelo antes mesmo do jogo começar", brincou o jornalista.


Por volta das 15 horas, o Prerrogativas, time formado por advogados progressistas, jogou com o Democracia Futebol Clube, que reúne juristas, advogados e promotores de justiça. O jogo dos profissionais de justiça foi auto-gestionado e dispensou a presença de um juiz.

O advogado Alexandre Pacheco representou o Prerrogativas, que ganhou de 7 a 1. "Não teve juiz porque a gente não precisa. Juiz só serve para atrapalhar nossa vida", brincou o advogado.

"O jogo foi divertidíssimo, é uma alegria estar aqui no campo do Dr. Sócrates, que é uma referência para gente. É uma delícia jogar só entre amigos", adicionou Pacheco.

As disputas, pontuou a advogada Paloma Gomes, do Democracia Futebol Clube, ficam só campo. Ela ressaltou a importância do dia para confraternização entre os militantes.

"É um momento histórico. Estamos vivendo um momento delicado no país e a gente está afirmando a democracia e a esquerda brasileira está unida. É essa nossa perspectiva aqui, mostrar que a esquerda tem força, através de um ato de futebol, mas que significa essa força de esquerda no país", disse.


Já a terceira disputa foi regional: os sem-terra gaúchos jogaram versus os militantes da estadual do MST em Itapeva, São Paulo.

O advogado Maurício Romã, do setor de Direitos Humanos do MST-RS, comemorou a vitória com um gol "sofrido". Ele conta que o movimento enfatiza a experiência cultural e esportiva dentro da organização. No estado, os sem-terra organizam o campeonato estadual da reforma agrária desde 2005.

Para ele, o futebol tem a potência do encontro. "Em muitas comunidades, você tem que achar uma motivação de agregar. E muitas vezes o futebol agrega mais do que uma reunião política. Então, é necessário que exista esses torneios e essas competições regionais e depois as competições estaduais dentro das organizações e do movimento."

O dia foi encerrado com a partida do time da ENFF entre e o time das torcidas organizadas de São Paulo, como a Gaviões da Fiel.

 

Veja também:

>> Paulo Preto e a vocação dos aparelhos de investigação

>> Remédio que previne contaminação pelo vírus HIV será oferecido pelo SUS

>> Garoto de 4 anos entrega presentes de Natal para garis em BH

>> Controle remoto na mão: Temer vai à sua casa desejar "bom Natal"

>> Gilmar Mendes vai processar juiz que o acusa de receber propina de Garotinho

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
O campo de futebol do Dr. Sócrates é inaugurado com Chico e Lula
 

Copyright 2018 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!