Salmo 23 Completo: Quem escreveu? Onde estava?

O Salmo 23 é um dos mais conhecidos e amados salmos da Bíblia. É um hino de confiança em Deus, que guia e protege seu povo, mesmo nas situações mais difíceis.

Neste artigo, exploraremos o Salmo 23 completo, quem escreveu o Salmo 23 da bíblia e onde Davi estava quando o escreveu.

Qual é o Salmo 23 completo

  1. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
  2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
  3. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
  4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
  5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
  6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
salmo 23 completo
salmo 23 na bíblia

O que fala a Oração do Salmo 23

O Salmo 23 é um Salmo curto, composto por apenas seis versos. Cada verso é repleto de significado e conforto para aqueles que estão passando por momentos difíceis. Vamos examinar cada um dos versos com mais detalhes.

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”

Este primeiro verso estabelece a confiança que Davi tem em Deus. Ele confia em Deus para ser seu guia, protetor e provedor.

“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.”

Este verso retrata a imagem de Deus como um pastor que conduz suas ovelhas a lugares seguros e tranquilos para descansar e se alimentar. Isso indica que Deus não só nos protege de perigos, mas também cuida de nossas necessidades físicas e emocionais.

“Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.”

Aqui, Davi descreve a paz interior que Deus traz a sua vida. Ele confia em Deus para guiá-lo pelos caminhos da justiça e, assim, viver uma vida que honra a Deus.

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”

Este é talvez o verso mais conhecido do Salmo 23. Davi reconhece que a vida pode ser difícil e perigosa, mas ele não teme porque Deus está com ele. A vara e o cajado representam o cuidado e a proteção de Deus em todas as situações.

“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.”

O Salmo 23 também contém uma promessa de proteção contra nossos inimigos. Embora enfrentemos muitas lutas na vida, o Salmo 23 nos lembra que podemos encontrar refúgio e segurança no Senhor. Quando enfrentamos dificuldades, podemos nos voltar para Ele como um abrigo seguro, sabendo que Ele é mais forte do que qualquer adversário que possa enfrentar.

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Uma das partes mais reconfortantes do Salmo 23 é a promessa de que o Senhor nos acompanhará em todos os momentos. Mesmo nos momentos mais sombrios e solitários, podemos encontrar conforto na presença constante de Deus. Ele nunca nos deixará sozinhos e sempre estará ao nosso lado, guiando-nos e protegendo-nos a cada passo do caminho.

salmo davi

Quem escreveu o Salmo 23?

O Salmo 23 é atribuído a Davi, o famoso rei de Israel. Davi era um pastor antes de se tornar rei, então a imagem de Deus como seu pastor é especialmente significativa. O Salmo 23 é uma expressão de confiança em Deus, aprendida por Davi durante seus dias como pastor.

Davi passou por muitos momentos difíceis em sua vida, incluindo perseguições, traições e a morte de seus filhos. No entanto, ele manteve sua confiança em Deus e encontrou conforto em sua presença. O Salmo 23 é uma expressão de sua fé inabalável em Deus como seu pastor e provedor.

ovelha biblia

Onde Davi estava quando escreveu o Salmo 23?

De acordo com a tradição, Davi escreveu o Salmo 23 durante um período de grande dificuldade em sua vida. Há muitas teorias sobre o que pode ter sido essa dificuldade.

Alguns acreditam que ele escreveu o Salmo durante a sua juventude, quando ele estava pastoreando o rebanho de seu pai e teve que enfrentar predadores como leões e ursos. Outros acreditam que ele escreveu o Salmo durante sua fuga do Rei Saul, que o perseguia implacavelmente.

Independentemente das circunstâncias em que Davi escreveu o Salmo, a mensagem é clara: mesmo em meio a situações difíceis, Deus está sempre presente, cuidando e protegendo aqueles que O seguem.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp