• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > verde > água

Verde - Água

 

Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017

Mário Moscatelli adverte para fogos de artifício durante Rock In Rio

Fauna estará sob risco de estresse, revela Moscatelli
Fauna estará sob risco de estresse, revela Moscatelli

Em uma carta aberta endereçada aos organizadores do Rock In Rio, que ocorre dentro de alguns dias no Rio, o biólogo Mário Moscatelli, um dos mais profundos conhecedores do ecossistema da Lagoa de Jacarepaguá e das dificuldades de recuperação, alerta para o perigo que pode representar para a fauna local a pretensão de provocar explosões de fogos de artifício em comemoração ao evento. Segundo ele, há riscos consideráveis de que animais sejam levados a óbito por causa do estresse. Moscatelli também tenta o apoio da modelo Gisele Bundchen.



A nota sugere ainda que os organizadores deem preferência a fogos que não façam ruídos - já disponíveis no mercado e comuns em alguns países. Leia aqui.


ATENÇÃO SENHORES ORGANIZADORES DO EVENTO ROCK IN RIO - 2017



Fui informado pela imprensa que haverá show pirotécnico na lagoa de Jacarepaguá, onde quatro toneladas de fogos serão instalados em várias balsas nas águas dessa lagoa, fato nunca ocorrido da forma apresentada nesse ambiente.

Devo informá-los que apesar do estado lastimável do sistema lagunar onde se inclui lagoa de Jacarepaguá, recebedora de enorme volume diário de lixo e esgoto, 365 dias por ano, esta lagoa ainda apresenta uma fauna que resiste à todo esse processo de degradação. Esta fauna é representada por capivaras, lontras, mãos peladas, gambas, jacarés, biguás, frangos dágua, socós, garças, maguaris, maria faceiras, colhereiros etc etc etc, sendo que todos esses animais, uns mais, outros menos, quando submetidos a fortes ruídos, apresentam intenso estresse que podem conduzi-los à óbito.

Diante dessa constatação, solicito antecipadamente aos senhores organizadores do evento, que optem por fogos que não produzam ruído e dessa forma reduzam o estresse dessa fauna que tem resistido bravamente ao processo de degradação de nosso sistema lagunar.

Agradecido pela atenção, esperando contar com o entendimento e colaboração dos organizadores.

Biólogo Mario Moscatelli

Gisele Bundshen

Foi noticiado hoje no jornal O GLOBO, na coluna de Ancelmo Goes, que a senhora estará envolvida em evento musical no mês de setembro próximo em favor da sustentabilidade, bem nas margens da lagoa de Jacarepaguá, uma das cinco lagoas que compõem o sistema lagunar de mesmo nome. Aproveito sua presença no Rio de Janeiro para convidá-la, visto seu interesse pela questão ambiental, para conhecer de perto o estado terminal do maior passivo ambiental exclusivo de nossa cidade, representado pelo estado terminal dessas mesmas lagoas.
Semanas atrás, seu colega de trabalho,o ator Cauã Reymond fez essa mesma visita conosco e constatou o estrago ambiental onde anos de descaso transformaram lagoas em grandes latrinas.
Caso tenha tempo para a visita sugerida, solicito que faça contato ou me encaminhe como fazê-lo.
Agradecido pela atenção.
Biólogo Mario Moscatelli


Gisele Bündchen

O biólogo também convidou a modelo internacional Gisele Bundchen para conhecer o meio ambiente lagunar de Jacarepaguá tendo em vista o interesse manifesto por ela publicado na coluna de Ancelmo Gois.

- Aproveito sua presença no Rio de Janeiro para convidá-la, visto seu interesse pela questão ambiental, para conhecer de perto o estado terminal do maior passivo ambiental exclusivo de nossa cidade, representado pelo estado terminal dessas mesmas lagoas - disse.

Há quase um mês, o ator Cauã Reymond fez essa mesma visita e constatou o estrago ambiental onde anos de descaso transformaram lagoas em grandes latrinas.

 

Veja também:

>> TV Pública pode voltar a liberar recursos para novas produções

>> Cartão Santander Free é suspenso por propaganda enganosa, diz TJ

>> Madeleine: investigadores ainda acreditam em milagre

>> Procuradores pedem que STF abandone a omissão e repreenda Gilmar

>> Proibido em mais de 50 países, finalmente amianto é vetado no Brasil

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Mário Moscatelli adverte para fogos de artifício durante Rock In Rio
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!