• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > educação

Educação

 

Sexta-feira, 31 de Agosto de 2012

UFRJ encerra greve mais longa dos últimos anos

Da Redação

O sindicato do corpo docente da UFRJ anunciou que a greve chegou ao fim. As aulas serão reiniciadas no próximo dia 10 de setembro. Agora haverá uma nova reunião para definir o plano de retorno às aulas.

ver mais >>

Quarta-feira, 29 de Agosto de 2012

Lei destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas

Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (29) a lei que institui o sistema de cotas raciais e sociais para universidades federais de todo o país. A lei prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição das vagas entre negros, pardos ou indígenas. Saiba mais.

ver mais >>

Sexta-feira, 17 de Agosto de 2012

Algumas universidades decidem encerrar a greve. UFRJ ainda não decidiu

Agência Brasil

UFRJ: greve no Rio ainda não terminou
UFRJ: greve no Rio ainda não terminou

Brasília, 17/8/2012 — As universidades federais e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia começam a retomar as aulas. Oito instituições decidiram, em seus conselhos, que os professores retornarão às atividades — universidades federais do Rio Grande do Sul (Ufrgs); de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); de São Carlos (Ufscar), no câmpus de Sorocaba; de São Paulo (Unifesp), no câmpus de Guarulhos; de Santa Catarina (UFSC); doze câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e três do Instituto Federal do Acre (IFAC). A UFRJ ainda não se pronunciou. Saiba mais.

ver mais >>

Terça-feira, 07 de Agosto de 2012

Governo pressiona pelo fim da greve das Universidades Federais

Do Portal 247

Greve: reposição deve durar até fevereiro
Greve: reposição deve durar até fevereiro

Brasília 247 - O Ministério da Educação encaminhou nesta terça-feira 7 um circular aos reitores das universidades e institutos federais. No texto, ele cobra dos conselhos superiores um cronograma para a reposição das aulas e das atividades interrompidas por conta da greve dos professores. Paralisação está entrando no terceiro mês. Saiba mais.

ver mais >>

Quinta-feira, 02 de Agosto de 2012

Greve dos professores - Zero de conduta

Vladimir Safatle

A greve dos profissionais de ensino já dura dois meses. E neste período o governo ofereceu dois reajustes salariais que foram flagorosamente recusados pela maioria do corpo docente. Diante do impasse, os sinais indicam que o governo, a partir de agora, pretende jogar pesado contra os professores e, se tudo der certo, jogar contra eles a opinião pública. Leia o artigo do jornalista Vladimir Safatle.

ver mais >>

Sexta-feira, 27 de Julho de 2012

Não há previsão para o fim da greve nas universidades

Por Luiz Carlos Azenha

Sem previsão para acabar
Sem previsão para acabar

Mais de dois meses, uma proposta formalmente recusada pela categoria, e uma que ainda não foi finalizada, mas que os docentes já festejam sua rejeição. Esta entrevista de Luiz Carlos Azenha com uma dirigente sindical pontua o que há de conflito entre os interesses.
A mais recente proposta do governo Dilma para acabar com a greve nas universidades federais deverá ser novamente rejeitada pela categoria, na avaliação de Marinalva Oliveira, a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES). Saiba mais.

ver mais >>

Pág. atual: 117/119
 
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!