• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Conexão TV

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Funcionários do SBT cancelam festa de fim de ano por conta das demissões

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > política > rio

Política - Rio

 

Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017

Traficantes de drogas mandam pai de santo destruir templo de umbanda - vídeo

Márcio Luiz Rosa

Vídeo encaminhado à redação de Conexão Jornalismo revela um momento que tragicamente começa a se tornar corriqueiro em comunidades controladas pelo tráfico de drogas. Criminosos destroem templos onde se praticam umbanda ou candomblé numa reverência irracional e despropositada a fé evangélica - como se variados credos não pudessem conviver. Neste vídeo, que registra um momento de extrema humilhação imposta a um praticante da fé de raiz africana, percebe-se que o religioso é obrigado a destruir elementos e símbolos religiosos sob a ameaça de agressão através de um cassetete - ali batizado ironicamente de "diálogo".



Os ataques a templos de umbanda tem ocorrido cada vez mais no Rio em diversos lugares da capital e Baixada Fluminense. Com o discurso de alguns pastores evangélicos inconsequentes que associam a fé africana a seitas satânicas, os adeptos (muitos dos quais criminosos) tem se aproveitado para, de forma sádica, destruir lugares e agredir pessoas. Embora a maioria dos pastores abominem e critiquem a intolerância religiosa, alguns poucos estimulam a violência e o ataque as religiões de raiz africana.

O vídeo, segundo informações que chegaram a Conexão Jornalismo, teria sido gravado no Morro do Dendê, na Ilha do Governador. Não é possível saber quem é a pessoa que determina a destruição de colares e guias de umbanda. Segundo a Polícia Miliar, o traficante que controle a venda de drogas na comunidade é Fernando Gomes de Freitas, de 38 anos, o Fernandinho Guarabu. Em maio deste ano, em investigação realizada pela polícia, foram identificados 20 policiais ligados ao criminoso.

"A liberdade religiosa está sendo ameaçada por traficantes travestidos de evangélicos", lamentou Ivanir dos Santos, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa.






Segundo reportagem publicada pelo site G1, de maio deste ano, o criminoso teria controle sobre a circulação de vans, comércio de gás e TV a cabo. O domínio de Guarabu ao longo do tempo se expandiu para outros negócios. Segundo os investigadores, com operação semelhante a das milícias, o traficante explora também o transporte alternativo, a venda de botijão de gás e a instalação de TV a cabo clandestina e internet.

Todo motorista de van que quer trabalhar na Ilha precisa pagar R$ 330 aos representantes do criminoso, segundo a investigação. A polícia investiga um ex-PM como responsável por pegar o dinheiro dos motoristas e levar a Guarabu - o nome é mantido sob sigilo para não atrapalhar as investigações.

De acordo com policiais, quem se recusa a pagar tem o carro queimado e é expulso do serviço. Quem paga não é incomodado pela fiscalização de trânsito. O transporte alternativo tem 266 vans cadastradas na Ilha do Governador pela Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC). O órgão esclarece que, ao tomar conhecimento da cobrança do tráfico, encaminhou um relatório à prefeitura, que repassou as informações ao MP e à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), por se tratar de uma questão de segurança pública.

Segundo a CETC, hoje há aproximadamente 266 veículos cadastrados pelo Sistema de Transporte Público Local (STPL) em condições de circular - a polícia crê que outros 200 rodem ilegalmente. Diariamente, são feitas operações de fiscalização em três turnos no Rio, inclusive na Ilha. De acordo com a coordenadoria, desde o reinicio das atividades, em 27 de janeiro, 41 veículos foram autuados no bairro, sendo 10 deles removidos e outro lacrado.

 

Veja também:

>> Comandante-geral dos Bombeiros pede exoneração após denúncias de corrupção

>> Presidente da Friboi, Wesley também é preso pela PF

>> Bizarrice na TV: Zezé Di Camargo quer a volta da ditadura - vídeo

>> Xico Sá critica Zezé Di Camargo: "se o pau de arara fosse no seu c...."

>> Preparador de Ayrton Senna é preso por assédio sexual

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Traficantes de drogas mandam pai de santo destruir templo de umbanda - vídeo
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!