• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

O avanço de Haddad e as caras de culatra na Globonews
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > cultura > novas mídias

Cultura - Novas Mídias

 

Quinta-feira, 12 de Julho de 2018

Morre a fotojornalista Monica Imbuzeiro

Monica Imbuzeiro
Monica Imbuzeiro

Uma doce menina a carregar, veloz, seu equipamento entre a redação e editoria de Fotografia do Globo. Trabalhei com Monica Imbuzeiro por poucos anos. Na década de 90. Em uma ou duas oportunidades estivemos juntos em reportagens sem tanta relevância - Daí a não me recordar do assunto. Conseguíamos conversar com alguma frequência pelos corredores e no Café. Mas lembro dela pela sua retidão e dedicação a qualquer serviço. No segurar a câmera fotográfica com a rigidez com que se preserva o instrumento de trabalho sem o qual não haveria presente ou razão de estar. A fotojornalista morreu nesta madrugada vítima de câncer. Monica Imbuzeiro é irmã de Rogério Imbuzeiro - jornalista que trabalhou por anos em Conexão Jornalismo.



Nas redes sociais muitas homenagens emocionadas a esta mulher que lutou por anos contra a doença. Uma delas, que destacamos agora, é a da jornalista Cristina Chacel. E sua carta postada no Facebook dá a dimensão da grandeza da alma da mulher que dedicou sua passagem pelo planeta a registrar, em fotografia, o mundo, suas cores, dores e verdades. Que Monica Imbuzeiro descanse em paz!

Por Cristina Chacel:

MONICA IMBUZEIRO - UM BREVE ADEUS



Cheguei 10 minutos mais cedo ao café de Botafogo, em frente à Cobal. Estava apavorada. Quando ela chegou, na hora marcada, abriu-se em um abraço longo, que me acolheu e protegeu. Sorridente, cabelinho curtinho, renovado, entregou-me um presente e disse: você vai precisar. Era um lenço lindo, realmente lindo, que nesse instante me aquece, e que durante os meses em que estive careca, ajudou-me a enfrentar a gigantesca dificuldade que é um tratamento de quimioterapia. Naquela manhã em que nos encontramos, ela havia acabado de concluir o protocolo para o tratamento de câncer de mama que eu estava prestes a iniciar.

Não eramos amigas. Apenas nos conhecíamos da redação do jornal. E pouco. Mas naquela manhã falamos de médicos, de sintomas, de medo, de dor, de vida e de morte. Conheci a generosidade e a delicadeza dessa menina tão mais jovem que eu, que naquele momento me ensinava a ter coragem. Isso faz quase três anos. Durante esse tempo, nos falamos algumas vezes, ligadas por um fio tênue inquebrantável. Um dia ela me procurou perguntando se eu topava participar de um ensaio fotográfico de mulheres que haviam tido câncer de mama.

Ela queria mostrar-nos e eu topei. O ensaio não aconteceu. Logo depois o câncer dela voltou e se espalhou. Nos falamos por mensagem. Ela ficou de me avisar quando eu poderia ir vê-la, no tempo dela, que também não veio. Esta madrugada ela se foi. Queria ter devolvido o abraço que recebi naquela manhã de Botafogo. Queria ter cuidado dela como ela cuidou de mim. Soube agora que ela pediu para não ser velada. Esta decisão pressupõe um encontro forte com a finitude.

Monica olhou sua morte de frente, pensou sobre ela, e pensar a morte é pensar a vida. Agora, busco minha despedida. Estou aqui enrolada no lenço que ela me deu já encharcado de lágrimas. Deixo aqui um beijo pro companheiro dela, Hudson Pontes, e pras meninas que sei terem sido suas amigas mais próximas - Márcia Foletto, Paula Johas, Isabel Góes, Maria Elisa Franco, entre outras tantas que tiveram a sorte de tanto afeto. Boa viagem, querida. Guardo você viva no meu coração. Tenho certeza de que nos reencontraremos noutros planos. É só um breve adeus.

 

Veja também:

>> Croácia fascista é impedimento para torcer e preferir a França?

>> Vigília Lula faz cem dias no domingo

>> Croácia surpreende, despacha Inglaterra e vai fazer a final no domingo

>> Um artista de onze anos chamado Kareem Waris Olamilekan - vídeo

>> Estudante é mordida por tubarão ao posar ao lado deles nas Bahamas

>> Caberá a Toffoli "encabrestar" Moro após "Domingo Lula"

>> Crivella corre sério risco de "impeachment" enquanto Samba da Márcia é o mais executado

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Morre a fotojornalista Monica Imbuzeiro
 

Copyright 2018 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!