• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Morre o ator e humorista Paulo Silvino
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Conexão TV

Segunda-feira, 14 de Agosto de 2017

Hermano Henning processa SBT

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > astral > religião

Astral - Religião

 

Quarta-feira, 24 de Outubro de 2012

Pão de Açúcar: o centenário de um cartão postal das alturas - vídeo

Da Redação

O Pão de Açúcar foi escalado pela primeira vez por uma turista
O Pão de Açúcar foi escalado pela primeira vez por uma turista
O bondinho do Pão de Açúcar completa 100 anos no sábado, 27 de outubro. E pensar que, em 1912, quando o engenheiro Augusto Ferreira Ramos foi considerado louco ao projetar o teleférico que circula em cabos com 1.400 metros de extensão e 396 metros de altura. Construído para ligar os morros da Babilônia e a Urca o teleférico carioca é uma das mais fantásticas construções do século passado. Conexão Jornalismo preparou uma série de reportagens em comemoração a data e voce vai poder ver, ouvir e ler agora.

O teleférico do Pão de Açúcar foi um dos primeiros do planeta
O teleférico do Pão de Açúcar foi um dos primeiros do planeta  
Mais de 400 operários-escaladores utilizavam carros puxados a tração animal e força individual para carregar toneladas de material de construção para viabilizar a obra. As peças, depositadas no alto do Morro do Pão de Açúcar, permitiam que, enquanto trabalhassem, estes mesmo os operários desfrutassem de uma vista que para muitos é uma das mais explendorosas do planeta. Até hoje é possível ver os pinos colocados por estes escaladores na rocha para viabilizar a subida de equipamentos. Eles estão no acesso pelo Costão do Pão de Açúcar.

Luciene Setta foi assessora de imprensa do cartão postal
Luciene Setta foi assessora de imprensa do cartão postal  
O monumento possui o maior número de vias escaláveis do mundo. Ao todo são 60 vias de acesso que vão das fáceis, destinadas até para crianças, aquelas indicadas apenas para profissionais. Mas seu desbravamento já surpreendeu o mundo. A primeira pessoa a se arriscar naquele costão liso e extremamente quente no verão foi uma mulher: a britânica Henrieta Carstairs, em 1817, quase cem anos antes da construção do bondinho do Pão de Açúcar.

Chandra Santos conheceu o ponto turístico nessa reportagem
Chandra Santos conheceu o ponto turístico nessa reportagem  
Além ter um vista paradisiáca, o local é palco de eventos culturais e shows desde a década de 1980. O cientista Albert Einstein, o Papa João Paulo II e o ex-presidente americano John Kennedy são algumas das personalidades que estiveram por lá. Na década de 80 foi criada uma área de shows, quando então passou a contar com um grande público que queria mais do que apreciar o visual. Bandas de rock da década de 80, como Blitz, Capital Inicial, Legião Urbana e outras mais, levaram multidões ao Morro da Urca.

Voce vai conhecer agora algumas pessoas que relataram para Conexão as experiências pessoais vividas naquele cartão postal. E voce pode ouvi-las clicando no arquivo de áudio logo ali embaixo.

João de Freitas nunca esqueceu o balanço do bondinho
João de Freitas nunca esqueceu o balanço do bondinho  
A economista Carmen Evangelho foi criada na Urca e aprendeu com o pai, deitada na grama da Praia Vermelha, a identificar estrelas no céu. Já o cenógrafo João de Freitas visitou o teleférico pela primeira vez aos 9 anos e para sempre guardou a lembrança do balanço do bonde com a ventania local.

A história do advogado Alberto Cardoso é ainda mais inusitada. Sua vida foi salva pelo Pão de Açúcar. Ele voltava de viagem no Oriente Médio quando foi parado pela imigração na fronteira do Afeganistão. Sem conseguir se comunicar ele foi salvo de maneira singular. Apontou para uma imagem do Pão de Açucar que inexplicavelmente ilustrava a parede de um policial mal encarado que parecia querer apreender passaportes. Ao mostrar que era natural do Brasil, do Rio de Janeiro e do Pão de Açucar, recebeu o documento de volta e pode retornar em paz.

O jornalista Luiz Ribeiro viajou o mundo e nunca foi ao cartão-postal
O jornalista Luiz Ribeiro viajou o mundo e nunca foi ao cartão-postal  
O radialista Luiz Ribeiro perdeu a conta das viagens pelo mundo que realizou a trabalho, mas lamenta que ainda não teve oportunidade de conhecer um dos cartões-postais mais famosos de sua cidade. No entanto, ele não é um caso raro. Mas garante: este objetivo será alcançado em breve. O historiador Claúdio Lacerda, por exemplo, só conheceu o bondinho porque as tias vieram da Bahia visitar a família aqui no Rio e resolveram dar um passeio. E até a jornalista Chandra Santos, que trabalhou na série de reportagens, só conheceu o local por causa deste trabalho.

O Pão de Açúcar está na memória de muita gente. O historiador Julio Calazans lembra da juventude no Morro da Urca. Frequentador assíduo do Noites Cariocas, Julio teve o prazer de assistir grandes nomes do rock nacional, como Barão Vermelho, Lobão, Kid Abelha, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso, no palco mais alto do Rio de Janeiro. Já a jornalista Luciene Setta aliou a paixão pelo lugar ao trabalho. Ela teve o privilégio de ser assessora de imprensa da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar por alguns anos. Lá, conviveu com a família do criador do teleférico e pode descobriu uma maneira pessoal de compreender a montanha: "aquele lugar é místico. Sinto uma vibração que me faz me sentir elevada espiritualmente".

O poeta Luiz Pimentel fez os versos de
O poeta Luiz Pimentel fez os versos de   
Dois personagens também prestaram suas homenagens ao Centenário. O poeta Luis Pimentel fez versos inspirados na data centenária deste cartão postal. Chamado "Pão Nosso", os versos falam da beleza, da sensação de eternidade que vista tão singular é capaz de provocar. Voce ouve aqui a poesia "Pão Nosso" de Luis Pimentel.

O professor Milton Teixeira fez uma viagem centenária no vídeo abaixo
O professor Milton Teixeira fez uma viagem centenária no vídeo abaixo  
E o historiador Milton Teixeira, um homem apaixonado pelo Rio, faz uma viagem centenária sobre os arredores do Pão de Açucar. A origem do nome, a idéia de fazer o bondinho, a primeira escalada e a vocação para os grandes eventos internacionais.

Todas as entrevistas estão disponíveis abaixo. Assista agora o vídeo documentário com o historiador Milton Teixeira.


Exposição 100 anos do 'Bondinho'

Neste sábado, dia 27 de outubro, das 10h às 18h, vai haver uma grande comemoração no Pão de Açúcar. A festa do Centenário contará com bolo, prêmio para todo visitante número cem que chegar ao topo do morro e a abertura da exposição fotográfica "100 anos do Bondinho". A mostra conta com projeções de imagens da história do teleférico e da cidade divididas entre as estações do teleférico. A exposição pode ser visitada diariamente de 8h às 19h50 até 31 de março de 2013.

Ouça Carmen Evangelho

Ouça Alberto Cardoso

Ouça Chandra Santos. Ouça os outros na matéria

Ouça Cláudio Lacerda

Ouça João de Freitas

Ouça Julio Calasans

Ouça Luciene Setta

Ouça Luiz Ribeiro

Ouça Luiz Pimentel


 

Veja também:

>> Conheça o brasileiro que é finalista no X-Factor - veja o vídeo com a apresentação

>> Carta sobre 'morte coletiva'' de índios gera comoção e incerteza

>> Livro "Privataria Tucana" é finalista do Prêmio Jabuti

>> A volta da Ku Klux Klan nos EUA? Negra tem o corpo carbonizado na Louisiana - vídeo

>> Não se espante: a baleia branca beluga tem a "voz" semelhante a do homem - vídeo

>> Carlos Dafé, sucesso do soul nos anos 70, faz show no Teatro Rival

>> Do arquivo do Barão Vermelho sai uma música inédita de Cazuza: "Sorte ou azar" - Vídeo

>> "O Pão Nosso" é a poesia inspirada no centenário do Bondinho

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Pão de Açúcar: o centenário de um cartão postal das alturas - vídeo
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!