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Audiência na TV

 

Terça-feira, 12 de Novembro de 2019

Bolsonaro privilegia Record e SBT na distribuição de verba publicitária



A Globo sempre abocanhou uma fatia mais generosa da verba publicitária em todos os governos. Mesmo no PT, quando o discurso da democratização da mídia ganhou força, mas não saiu do discurso, a emissora que defendeu fortemente o golpe contra Dilma Rousseff foi a principal arrecadadora. Eis que agora, em um governo de direita e liberal como a própria Globo, a TV da família Marinho sofre seu primeiro revés financeiro: Bolsonaro reduz dia-a-dia a verba destinada à emissora e privilegia seus concorrentes: Record e SBT.


Fábio Fabrini, da Folha de S.Paulo, recorre a um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) para mostrar que as duas emissoras mais alinhadas politicamente com Bolsonaro recebem fatias maiores. Até o governo Dilma, o critério era a audiência - o que, para muitos, reforçava a lógica de beneficiar o mais rico em detrimento dos mais pobres.

O cenário desenhado agora, entretanto, não é minimamente mais justo. A concentração de recursos sobre as mesmas famílias detentores da comunicação no Brasil segue firme. Não há pluralidade na comunicação e tampouco sinais de democratização da mídia - o que agora soaria como um projeto "comunista".


De acordo com o relatório, embora seja a mais assistida do país, a Globo tem agora participação no bolo bem menor que a das duas concorrentes: 16% do total. O processo está em curso desde o início do governo, em janeiro, e se agravou quando a Globo associou o assassinato de Marielle Franco à família Bolsonaro - o que pode aumentar ainda mais a restrição. O presidente chegou a ameaçar com a não renovação da concessão da emissora em 2022.

O Ministério Público de Contas recebeu representação sobre a distribuição de recursos com critérios políticos, favorecendo Record e SBT.

Os dados indicaram uma inversão de tendência. Até o ano passado, a Globo recebia valores mais próximos do seu share, ou seja, da participação em audiência no total de emissoras ligadas. A reportagem mosra que em 2017, a Globo ficou com 48,5% dos recursos e, em 2018, 39,1%.

Neste ano, com base em dados parciais, a fatia despencou para 16,3%. Os percentuais da Record foram de 26,6% em 2017, 31,1% em 2018 e, agora, 42,6%; os do SBT, 24,8%, 29,6% e 41%, respectivamente.

O alinhamento político como critério para distribuição de verba é tão injusto como o praticado em outros tempos. Com a faca e o queijo na mão para democratizar a mídia, os governos do PT preferiram apostar em pílulas de verba para alguns sites (Conexão Jornalismo jamais recebeu verba publicitária de qualquer partido ou governo) e a criação de uma emissora pública (EBC) que se mostrou cara e, na média de audiência, irrelevante como distribuidora e produtora de notícias e entretenimento.

 

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