PM teria ajudado traficantes a retomarem pontos de venda de drogas - vídeo
Da Redação
A denúncia é grave, embora não seja nova. Policiais Militares teriam usado o aparato oficial, como homens, armas e até o carro forte chamado "Caveirão" para destituir um grupo do controle do tráfico na Cidade Alta, Zona Norte do Rio, e entregar o negócio para outra quadrilha rival. Na semana passada uma investida policial no lugar levou a prisão de mais de 40 criminosos e apreensão de armas e drogas. O grupo destituído seria do Comando Vermelho, e o sucessor, beneficiado pela PM, do Terceiro Comando Puro.
A denúncia de que houve ajuda oficial ocorreu após um áudio que circula nas redes sociais indicar que havia criminosos dentro da viatura. A gravação, divulgada inicialmente pela BandNews, revela que militares do Batalhão de Olaria teriam ajudado traficantes do Terceiro Comando Puro a voltarem à favela.
para reforçar a suspeita, na última sexta-feira (05), a PM publicou, no boletim interno da corporação, a transferência de nove sargentos do Batalhão de Olaria para outras unidades. Nenhum deles seguiu para a mesma unidade - o que reforça a ideia de punição branda.
A corporação, no entanto, nega que a troca tenha sido uma punição, e classificou a medida como "ato administrativo".
O secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, disse, ao final da operação na semana passada, que a ação foi coroada de êxito por não ter provocado a morte de ninguém, além de ter apreendido armas e drogas. A notícia de que houve ação criminosa caiu como uma bomba na esfera superior. Ao todo Foram 45 pessoas presas e 33 fuzis foram apreendidos na ação.
O incêndio de nove ônibus que assustou a população do Rio, de acordo com este informação, teria sido em represália. Os ataques aconteceram na Rodovia Washington Luiz e na Avenida Brasil. A via expressa do Rio chegou a ser fechada, deixando o Rio em estágio de atenção por 8 horas.
Ouça neste arquivo abaixo a conversa dos policiais e a ajuda a supostos traficantes: