• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017

Monica Iozzi condenada a indenizar Gilmar Mendes
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Conexão TV

Terça-feira, 23 de Maio de 2017

Ayres Brito vê brecha constitucional para eleições diretas - vídeo

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > polícia > segurança pública

Polícia - Segurança Pública

 

Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017

PM assassina: motociclistas da Rocam matam homem que se rendeu - vídeo

Da Redação


Um flagrante que não deixa dúvidas de quando a PM deseja matar, independentemente de o perseguido manifestar ou não qualquer reação à sua prisão. O caso aconteceu em São Paulo e foi registrado parcialmente em vídeo. Mas, mesmo diante de um momento em que torna incompleta a ação criminosa da PM, o resultado "morte" não deixa dúvidas sobre quem foi que cometeu. A reportagem foi divulgada no site Ponte Jornalismo e é de autoria de André Caramante.


Imagens de uma câmera de segurança instalada na rua Eide Morena, no bairro Cidade Ademar (zona sul de São Paulo), são investigadas e utilizadas para desmontar a possível farsa armadas por três PMs para tentar justificar a morte de um homem baleado quando estava com as mãos para o alto, correndo e de costas para os militares.

Os dois PMs envolvidos na morte de David Barbosa da Silva são integrantes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) da 4ª Companhia do 22º Batalhão, sediado na zona sul da capital de São Paulo.

Pela versão dos PMs Gabriel Cassemiro Biagi, 23 anos, e Robert dos Santos Silva, 24, David Silva "era um indivíduo em atitude suspeita" que caminhava pela rua Fanfula, na Cidade Ademar.

Ao perceber a aproximação das duas motos da Rocam, David "teria ficado nervoso", ainda pela história narrada pelos dois PMs.

O PM Robert contou aos investigadores do caso que deu ordem para David Silva parar e erguer as mãos para ser abordado, mas ele não teria obedecido e também teria sacado uma arma que carregaria na cintura.

"Diante da iminente agressão [de David Silva]", o PM Robert, segundo sua versão, sacou sua pistola .40 e atirou duas vezes contra David, que passou a correr na direção da rua Eide Morena.

Nesse trajeto, o PM Gabriel, também em sua moto, tomou a frente da perseguição contra David Silva. Novamente, ele teria desobedecido a ordem de parada e feito nova menção de sacar uma outra arma que estaria em sua cintura, ainda segundo os dois PMs narraram.

"O PM Biagi [Gabriel] diante da iminente ameaça, efetuou disparos contra o indivíduo, que caiu", afirmou o soldado Robert à Polícia Civil, minutos após a suposta resistência à prisão seguida da morte de David Silva.

Com David Silva caído, o PM Gabriel teria se aproximado dele que, mesmo baleado, teria o empurrado e tentado evitar uma revista pessoal. Na cintura de David Silva, segundo os dois PMs, eles encontraram uma faca de cozinha. Um revólver de brinquedo também estaria com David, mas teria sido abandonado por ele durante a fuga.

Levado pelo Resgate do Corpo de Bombeiros para o Hospital da Pedreira, David Silva morreu.

Durante a investigação sobre a morte de David Silva, integrantes da Corregedoria (órgão fiscalizador) da PM localizaram as imagens da câmera de segurança que gravou parte da perseguição contra ele e passaram a colocar em dúvida a versão dos dois soldados da Rocam.

As imagens mostram David Silva correndo, logo após sair de trás de uma van. Ele estava com as duas mãos para o alto e de costas para os PMs. Quando David sai do enquadramento da câmera, é possível ver o soldado Gabriel empunhar sua pistola e atirar contra ele.

Nesta terça-feira (14/02), a Corregedoria da PM pediu à Justiça Militar a decretação da prisão dos dois PMs da Rocam, mas a Promotoria opinou pelo encaminhamento do caso para a Justiça comum.

O juiz José Álvaro Machado Marques, da 4ª Auditoria Militar, irá se manifestar sobre o envio do homicídio para o Tribunal do Júri nas próximas horas. Até lá, os dois PMs seguem presos administrativamente na Corregedoria da PM.

Gestão Geraldo Alckmin

A reportagem solicitou, nesta terça-feira (14/02), ao secretário da Segurança Pública da gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), Mágino Alves Barbosa Filho, e ao comandante-geral da PM, coronel Ricardo Gambaroni, esclarecimentos sobre a morte de David Silva e entrevistas com os dois PMs (Gabriel e Robert) responsáveis pela morte de David Silva.

Até a publicação desta reportagem, a CDN Comunicação, empresa contratada por Alckmin para fazer a assessoria de imprensa da Segurança Pública, e Assessoria de Comunicação da PM, não se manifestaram. As mesmas assessorias de comunicação não atenderam também ao pedido de entrevista com um representante da Corregedoria da PM para que ele falasse sobre a morte de David Silva.

Às 20h16 desta terça-feira, a SSP, por meio da CDN Comunicação, enviou nota sobre a morte de David:

"A Corregedoria da PM informa que já havia aberto um IPM para investigar a ocorrência e um dos policiais que aparecem nas imagens já está preso administrativamente. O DHPP [Polícia Civil] também investiga a ocorrência por meio de inquérito policial. Um simulacro de arma de fogo e uma faca apresentados na delegacia foram encaminhados para perícia, assim como as armas dos policiais envolvidos".


 

Veja também:

>> O debate fora de hora sobre necessidade de torcida única

>> Perguntas de Eduardo Cunha encaminhadas a Temer são melhores do que eventuais respostas

>> Moro diante de Tarso confirma que o desespero bateu à sua porta

>> Carlos Moreno: Bombril não vê mais utilidade no maior garoto propaganda da história

>> Jânio de Freitas sobre Alexandre Moraes no STF: "um plagiador!"

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
PM assassina: motociclistas da Rocam matam homem que se rendeu - vídeo
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!