Terça-feira, 27 de Setembro de 2016
Ibope: Crescimento de Pedro Paulo pode tirar esquerda do segundo turno no Rio
Por Fábio Lau
A força da grana falou mais alto. Os mais de R$ 6 milhões que o candidato da situação arrecadou entre "pessoas físicas" para sua campanha podem fazer a diferença nestes dias que antecedem a eleição marcada para o próximo domingo (2). Pedro Paulo (PMDB), que recebeu uma enxurrada de críticas por conta da agressão física a ex-mulher, Alessandra Marcondes, apareceu na pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (26) com 11% das intenções de voto. Marcelo Freixo (PSOL) e Jandira Feghali (PCdoB) aparecem com 9% e 6% das intenções de voto.
A separá-los, Índio da Costa (PSD) que teria crescido nos últimos dias mesmo sendo alvo de denúncias de crimes ambientais. Embora a margem de erros coloque os três em um patamar próximo da margem de erro, o fato é que a ideia de que a esquerda iniciaria o processo dividida para se unir no segundo turno pode simplesmente não acontecer.
Freixo, há dias, através da sua militância e políticos, colocou uma pedra de cal sobre esta proposta ao assistir de camarote seu grupo político atacar aquela que poderia ser sua futura aliada. O grupo desqualificou a candidatura de Jandira Feghali ao dizer que estava a serviço de Pedro Paulo. A reação de eleitores da comunista nas redes sociais, mais do que de militantes, pode ter reduzido a intenção de voto no candidato do PSOL. Mesmo eleitores de Freixo condenaram o comportamento.
Jandira, que vinha indicando crescimento nas últimas pesquisas, ainda conta com o efeito que a presença de Lula na sua campanha, e especialmente no comício realizado em Bangu, na noite de segunda-feira (26), possa fazê-la avançar nesta reta final.
Pedro Paulo é o candidato que tem maior tempo de TV e, com mais recursos, mantém uma boa base de cabos eleitorais espalhados pela cidade. Mas sabe que a chance de derrotar o candidato que lidera as pesquisas num segundo turno é das mais remotas.
Marcelo Crivella, que cresceu para 35% das intenções de voto, promete nadar de braçada no segundo turno seja qual for seu adversário.
Desunida, a esquerda pagou para ver.
- Marcelo Crivella (PRB) - 35%
- Pedro Paulo (PMDB) - 11%
- Marcelo Freixo (PSOL) - 9%
- Indio da Costa (PSD) - 8%
- Jandira Feghali (PC do B) - 6%
- Flávio Bolsonaro (PSC) - 6%
- Osorio (PSDB) - 4%
- Alessandro Molon (Rede) - 1%
- Carmen Migueles (Novo) - 1%
- Cyro Garcia (PSTU) - 0%
- Thelma Bastos (PCO) - 0%
- Branco/nulo - 16%
- Não sabe/não respondeu - 3%
Segundo turnoO Ibope também elaborou cinco situações de segundo turno. Os candidatos escolhidos para esses cenários foram aqueles com intenções de voto mais altas na pesquisa do instituto. A margem de erro também é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja os números.
Crivela: 52%
Freixo: 22%
Branco/nulo: 21%
Não sabe/não respondeu: 6%
Crivella: 53%
Bolsonaro: 18%
Branco/nulo: 25%
Não sabe/não respondeu: 4%
Crivella: 53%
Jandira: 20%
Branco/nulo: 22%
Não sabe/não respondeu: 5%
Crivella: 51%
Pedro Paulo: 20%
Branco/nulo: 23%
Não sabe/não respondeu: 5%
Crivella: 51%
Índio: 22%
Branco/nulo: 22%
Não sabe/não respondeu: 5%
Veja também:
>> Mãos Limpas e Lava Jato: entenda porque a operação de Moro legará um país pior
>> Demolição de Temer na Globo começou com Faustão - veja o vídeo
>> Debate na Record: Pedro Paulo vira alvo em noite que Crivella consolidou liderança - vídeo
>> O Cinema Novo
>> Presidente da Portela e candidato a vereador, Falcon foi assassinado no Rio