• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Você é um abolicionista moderno ou escravagista?
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Conexão TV

Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Morre aos 98 anos a atriz Eva Todor

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > cultura > documentários

Cultura - Documentários

 

Quinta-feira, 02 de Novembro de 2017

As Mulheres de Lênin: Documentário vai mostrar o papel das mulheres na Revolução de 17

Da Redação

Atriz Isadora Britto interpreta a primeira namorada do ainda menino Vladimir
Atriz Isadora Britto interpreta a primeira namorada do ainda menino Vladimir

Não foram poucas as mulheres que tiveram participação ativa naquela que foi a mais profunda revolução do século XX. Afinal, a Revolução de Outubro de 1917 dividiria, por décadas, o mundo em dois polos durante a Guerra Fria. Se vistas apenas pelo sobrenome e os papéis que assumiram na maior transformação social ocorrida no mundo até então, fica claro, o gênero não faria qualquer diferença: em meio a Kollontai, Krupskaia, Armand, Konkordiia Samoilova e Slutskaia estão ministras, secretárias do partido, organizadoras, diretoras, conselheiras. Por outro lado, o que chama a atenção no protagonismo assumido pela mulher na primeira Revolução Comunista ocorrida no planeta não foi exatamente sua ascensão ao núcleo duro do poder idealizado e liderado por Vladimir Ilyich Ulyanov, o Lênin. Mas o empoderamento (para usar uma expressão atual) que ocorreu à revelia da análise do gênero. A escolha não se deu com a preocupação "cotista" ou para abrir, de maneira forçosa e revolucionária até, o papel da mulher. Mas pela competência e engajamento revolucionários demonstrados ali. Algo raro ainda nos dias de hoje.

ver mais >>

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017

Sílvio Tendler: o capitalismo sequestrou as democracias

Carioca, 67 anos, 70 filmes: Sílvio Tendler
Carioca, 67 anos, 70 filmes: Sílvio Tendler

O cineasta e documentarista Sílvio Tendler é dos grandes nomes do cinema nacional. Já documentou, entre outros, Brizola, Marighela, Jango, JK. O que não falta, ao diretor, é personagem e vontade de trabalhar. Este mês ele é capa do jornal Bafafá, do jornalista Ricardo Rabelo, onde fala de sua trajetória e da conjuntura política do país.

ver mais >>

Segunda-feira, 02 de Outubro de 2017

"O grande passo para trás": documentário francês fala do Brasil pós-PT - vídeo

Da Redação

Um golpe contra a democracia? Sem dúvida. Mas simplesmente um golpe contra os interesses da população que assistiu, estarrecida, a destituição de uma presidenta eleita por 54 milhões de pessoas. Naquele domingo, 17 de abril, ao vivo, as TVs mostraram um bando de parlamentares ordinários, muitos dos quais corruptos, afirmando que votavam pelo seu eleitor, pela sua família e por Deus - ninguém dizia fazê-lo pelo povo ou pelo Brasil, destacam as jornalistas francesas Frédérique Zingaro e Mathilde Bonnassieux. Um dos entrevistados no documentário é o humorista e cronista, Gregório Duvivier.

ver mais >>

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Documentário: América de volta à primeira divisão do futebol do Rio - vídeo

Anderson Kunzel e Allan marcaram para o América
Anderson Kunzel e Allan marcaram para o América

O América de Lamartine Babo, Domingos Meirelles, Tim Maia, Tico Santa Cruz e José Trajano, entre outros ilustres torcedores, voltou à primeira divisão. A conquista, histórica, é registrada aqui em Documentário do meio americano e tricolor, Marcelo Migliaccio, da MCE Produções. O narrador é André de Paula, um advogado e ex-preso político que está habituado às intempéries da vida onde enfrentou a ditadura, o cárcere e tem enfrentado a gozação de amigos quando o assunto é futebol.

ver mais >>

Quarta-feira, 26 de Julho de 2017

Fora de Pauta: o dia em que o cardeal do Rio, dom Eugênio, entregou estudantes à ditadura - vídeo

Wilson Alves: a ditadura não permitiu que tudo fosse registrado
Wilson Alves: a ditadura não permitiu que tudo fosse registrado

Wilson Alves é testemunha ocular de um momento singular do período pós golpe militar de 1964. O assassinato do estudante Edson Luiz*, no Restaurante Calabouço, na Faculdade de Direito. Estava ao lado do amigo inseparável, Nilo Barbosa Pinheiro Júnior, almoçando no bandejão quando os tiros foram disparados. A morte do estudante, que gerou comoção entre jovens, militantes e a sociedade até então alheia ao golpe, fez despertar nele o ímpeto de virar fotojornalista - atividade que exerce há meio século.

ver mais >>

Sexta-feira, 07 de Julho de 2017

Artistas mandam recado a Zveiter: "estamos de olho em você!" - vídeo

Da Redação

Renata Sorrah e Tico SantaCruz
Renata Sorrah e Tico SantaCruz

Sérgio Zveiter tem no currículo algumas controvérsias. Era do grupo de advogados da Globo e irmão do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio que foi barrado, há meses, na sua tentativa de driblar a lei e retomar o posto. Hoje deputado federal, caberá a ele relatar o pedido de processo contra Michel Temer. Do mesmo partido do ilegítimo, Zveiter diz que não vai aceitar pressão de parte alguma. Usa, como sustentação do alerta, especialmente o fato de ser ligado à turma do Jiu Jitsu.

ver mais >>

Pág. atual: 1/30
 
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!