• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Morgan Freeman é acusado por oito mulheres de abuso sexual
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Conexão TV

Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Atriz envolvida em seita arregimentava mulheres para estupro

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > cultura > documentários

Cultura - Documentários

 

Domingo, 20 de Maio de 2018

"O Processo": um filme ao mesmo tempo obrigatório e proibitivo

Dilma: a defesa que chegou tarde demais
Dilma: a defesa que chegou tarde demais

O documentário "O Processo", que trata do golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff, é um filme obrigatório e proibitivo. No primeiro grupo podemos sugerir que vá ao cinema aquelas pessoas que reconhecem ter havido no país, há dois anos, um golpe político/midiático/jurídico que teve como motivação retirar o país de um processo de desenvolvimento o que o tornava independente da velha submissão americana - além, claro, de paralisar o processo da Lava-Jato. Mas no segundo grupo, o composto para quem não recomendamos o filme, devem estar aqueles que se convenceram de que o país estava mal e ficou muito melhor sem o PT. Esta turma, caso tenha na cabeça algo mais do que preconceito, se sentirá, inevitavelmente, idiota. E vai ser duro olhar ao espelho a partir de então.

ver mais >>

Terça-feira, 17 de Abril de 2018

O cineasta que acompanhou o ladrão do seu celular - vídeo

Da Redação

O ladrão flagrado em vídeo
O ladrão flagrado em vídeo

Imagina se a história tivesse passado no Brasil onde o roubo e furto de celular ultrapassam a casa do milhão e meio de aparelhos no ciclo de um ano? Mas a história ocorre na Holanda, onde o número de aparelhos roubados não deixa de ser significativo: 230 por mês só na capital, Amsterdã. E foi quando se tornou vítima de um assalto que o estudante de cinema, Anthony van der Meer, decidiu acompanhar a vida do ladrão. Foram vários dias de perseguição via digital quando chegou até a desenvolver uma empatia pelo ladrão.

ver mais >>

Terça-feira, 27 de Março de 2018

"Timoneiro": a navegação através do olhar de Hermínio Bello de Carvalho

Hermínio Bello de Carvalho: O navegador em
Hermínio Bello de Carvalho: O navegador em "Timoneiro"

O documentário de Pedro Murad, "Timoneiro", nos leva numa viagem pelos olhos do navegante descobridor Hermínio Bello de Carvalho. Os olhos do timoneiro nos apontam horizontes inerentes à vida, as marcas do tempo, as dores e alegrias das lembranças, o diário de bordo das descobertas bem sucedidas e dos descaminhos que muitas vezes nos colocam em estado de calmaria.

ver mais >>

Quinta-feira, 02 de Novembro de 2017

As Mulheres de Lênin: Documentário vai mostrar o papel das mulheres na Revolução de 17

Da Redação

Atriz Isadora Britto interpreta a primeira namorada do ainda menino Vladimir
Atriz Isadora Britto interpreta a primeira namorada do ainda menino Vladimir

Não foram poucas as mulheres que tiveram participação ativa naquela que foi a mais profunda revolução do século XX. Afinal, a Revolução de Outubro de 1917 dividiria, por décadas, o mundo em dois polos durante a Guerra Fria. Se vistas apenas pelo sobrenome e os papéis que assumiram na maior transformação social ocorrida no mundo até então, fica claro, o gênero não faria qualquer diferença: em meio a Kollontai, Krupskaia, Armand, Konkordiia Samoilova e Slutskaia estão ministras, secretárias do partido, organizadoras, diretoras, conselheiras. Por outro lado, o que chama a atenção no protagonismo assumido pela mulher na primeira Revolução Comunista ocorrida no planeta não foi exatamente sua ascensão ao núcleo duro do poder idealizado e liderado por Vladimir Ilyich Ulyanov, o Lênin. Mas o empoderamento (para usar uma expressão atual) que ocorreu à revelia da análise do gênero. A escolha não se deu com a preocupação "cotista" ou para abrir, de maneira forçosa e revolucionária até, o papel da mulher. Mas pela competência e engajamento revolucionários demonstrados ali. Algo raro ainda nos dias de hoje.

ver mais >>

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017

Sílvio Tendler: o capitalismo sequestrou as democracias

Carioca, 67 anos, 70 filmes: Sílvio Tendler
Carioca, 67 anos, 70 filmes: Sílvio Tendler

O cineasta e documentarista Sílvio Tendler é dos grandes nomes do cinema nacional. Já documentou, entre outros, Brizola, Marighela, Jango, JK. O que não falta, ao diretor, é personagem e vontade de trabalhar. Este mês ele é capa do jornal Bafafá, do jornalista Ricardo Rabelo, onde fala de sua trajetória e da conjuntura política do país.

ver mais >>

Segunda-feira, 02 de Outubro de 2017

"O grande passo para trás": documentário francês fala do Brasil pós-PT - vídeo

Da Redação

Um golpe contra a democracia? Sem dúvida. Mas simplesmente um golpe contra os interesses da população que assistiu, estarrecida, a destituição de uma presidenta eleita por 54 milhões de pessoas. Naquele domingo, 17 de abril, ao vivo, as TVs mostraram um bando de parlamentares ordinários, muitos dos quais corruptos, afirmando que votavam pelo seu eleitor, pela sua família e por Deus - ninguém dizia fazê-lo pelo povo ou pelo Brasil, destacam as jornalistas francesas Frédérique Zingaro e Mathilde Bonnassieux. Um dos entrevistados no documentário é o humorista e cronista, Gregório Duvivier.

ver mais >>

Pág. atual: 1/31
 
 

Copyright 2018 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!