• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019

Ator vem a público dizer que está vivo
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Conexão TV

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019

Felipe Neto cancela participação em evento após anunciar ameaça de morte

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > cultura > documentários

Cultura - Documentários

 

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019

MiniDoc: A Praça dos Prazeres - a história dos moradores de rua - vídeo

João: uma história impressionante até o fim
João: uma história impressionante até o fim

Marcelo Migliaccio é um narrador da sua cidade. Ali e acolá, perto ou longe dos cartões postais do Rio, encontra matéria prima para o seu trabalho: o povo do Rio de Janeiro. Eles não brotam na cidade. Muitas vezes estão ali, incógnito e quase invisíveis, e por isso enxergá-los exige uma ciência profunda: sensibilidade.

ver mais >>

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018

Brasil de Fato revela em vídeo cidade mineira onde ninguém está nem aí para a Copa

O Brasil que não liga para a Copa do Mundo
O Brasil que não liga para a Copa do Mundo

Conceição do Mato Dentro, uma cidade que fica a 167 quilômetros da capital, Belo Horizonte. E foi neste cenário, que parece insistir em permanecer em outro século, que o site Brasil de Fato produziu um vídeo/documentário dos mais sensíveis. Uma comunidade que viveu sem energia elétrica até outro dia e que não estava nem aí para a estreia da Seleção Brasileira na Copa da Rússia. Sua população está em torno de 18 mil pessoas, segundo o IBGE.

ver mais >>

Domingo, 20 de Maio de 2018

"O Processo": um filme ao mesmo tempo obrigatório e proibitivo

Dilma: a defesa que chegou tarde demais
Dilma: a defesa que chegou tarde demais

O documentário "O Processo", que trata do golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff, é um filme obrigatório e proibitivo. No primeiro grupo podemos sugerir que vá ao cinema aquelas pessoas que reconhecem ter havido no país, há dois anos, um golpe político/midiático/jurídico que teve como motivação retirar o país de um processo de desenvolvimento o que o tornava independente da velha submissão americana - além, claro, de paralisar o processo da Lava-Jato. Mas no segundo grupo, o composto para quem não recomendamos o filme, devem estar aqueles que se convenceram de que o país estava mal e ficou muito melhor sem o PT. Esta turma, caso tenha na cabeça algo mais do que preconceito, se sentirá, inevitavelmente, idiota. E vai ser duro olhar ao espelho a partir de então.

ver mais >>

Terça-feira, 17 de Abril de 2018

O cineasta que acompanhou o ladrão do seu celular - vídeo

Da Redação

O ladrão flagrado em vídeo
O ladrão flagrado em vídeo

Imagina se a história tivesse passado no Brasil onde o roubo e furto de celular ultrapassam a casa do milhão e meio de aparelhos no ciclo de um ano? Mas a história ocorre na Holanda, onde o número de aparelhos roubados não deixa de ser significativo: 230 por mês só na capital, Amsterdã. E foi quando se tornou vítima de um assalto que o estudante de cinema, Anthony van der Meer, decidiu acompanhar a vida do ladrão. Foram vários dias de perseguição via digital quando chegou até a desenvolver uma empatia pelo ladrão.

ver mais >>

Terça-feira, 27 de Março de 2018

"Timoneiro": a navegação através do olhar de Hermínio Bello de Carvalho

Hermínio Bello de Carvalho: O navegador em
Hermínio Bello de Carvalho: O navegador em "Timoneiro"

O documentário de Pedro Murad, "Timoneiro", nos leva numa viagem pelos olhos do navegante descobridor Hermínio Bello de Carvalho. Os olhos do timoneiro nos apontam horizontes inerentes à vida, as marcas do tempo, as dores e alegrias das lembranças, o diário de bordo das descobertas bem sucedidas e dos descaminhos que muitas vezes nos colocam em estado de calmaria.

ver mais >>

Quinta-feira, 02 de Novembro de 2017

As Mulheres de Lênin: Documentário vai mostrar o papel das mulheres na Revolução de 17

Da Redação

Atriz Isadora Britto interpreta a primeira namorada do ainda menino Vladimir
Atriz Isadora Britto interpreta a primeira namorada do ainda menino Vladimir

Não foram poucas as mulheres que tiveram participação ativa naquela que foi a mais profunda revolução do século XX. Afinal, a Revolução de Outubro de 1917 dividiria, por décadas, o mundo em dois polos durante a Guerra Fria. Se vistas apenas pelo sobrenome e os papéis que assumiram na maior transformação social ocorrida no mundo até então, fica claro, o gênero não faria qualquer diferença: em meio a Kollontai, Krupskaia, Armand, Konkordiia Samoilova e Slutskaia estão ministras, secretárias do partido, organizadoras, diretoras, conselheiras. Por outro lado, o que chama a atenção no protagonismo assumido pela mulher na primeira Revolução Comunista ocorrida no planeta não foi exatamente sua ascensão ao núcleo duro do poder idealizado e liderado por Vladimir Ilyich Ulyanov, o Lênin. Mas o empoderamento (para usar uma expressão atual) que ocorreu à revelia da análise do gênero. A escolha não se deu com a preocupação "cotista" ou para abrir, de maneira forçosa e revolucionária até, o papel da mulher. Mas pela competência e engajamento revolucionários demonstrados ali. Algo raro ainda nos dias de hoje.

ver mais >>

Pág. atual: 1/31
 
 

Copyright 2019 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!