Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Líder do PSOl é assassinado na terra de Chico Mendes
 | Josimar da Silva Conde |
|
Na mesma Xapuri (AC) onde há 31 anos foi assassinado uma das maiores lideranças ambientais do país, o seringueiro Chico Mendes, o Brasil volta a protagonizar um crime de caráter político/social. O presidente municipal do Psol de Xapuri foi encontrado morto na última quarta-feira (20). A principal suspeita é que se trate de assassinato por questões de terra. Josimar da Silva Conde, conhecido como Tripinha, concorreu como vice-prefeito do município nas eleições de 2016.
Tripinha foi um dos fundadores do partido na cidade e segundo informações veiculadas no site regional Ac24horas. Uma testemunha disse que Josimar tinha um desentendimento com um vizinho sobre a linha divisória entre as duas propriedades. Quando foi questionar o homem sobre o fato, foi atingido por um tiro de espingarda. Ele teria tentado fugir, mas morreu na mata. Segundo o site, a testemunha teria presenciado o fato e visto o líder regional morrer no local.
O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, publicou uma nota de pesar em seu Twitter. "Acabo de ser informado que o presidente do Psol em Xapuri, cidade do grande Chico Mendes, foi barbaramente assassinado. Nosso companheiro Josimar da Silva Conde também era seringueiro e foi candidato a vice-prefeito pelo Psol. Exigimos apuração do crime. Chega de impunidade!", publicou Medeiros em um primeiro post.
"Expressamos, em nome da direção nacional do Psol, nossos sentimentos aos seus familiares, amigos e companheiros de partido. E exigimos respostas. Não aceitamos esperar mais 600 para saber porque um dos nossos tombou e qual a natureza do crime", disse em outra publicação, em uma clara referência ao caso da morte da vereadora Marielle Franco.
A deputada federal Luiza Erundina (Psol-SP) também se manifestou sobre o caso no Twitter:
"Grave demais essa notícia. Além da nossa solidariedade a família, nosso anseio de que esse crime seja rapidamente apurado. Chega de tanta violência e barbaridade".
O PSOL emitiu nota de pesar:
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifesta seu pesar frente ao brutal assassinato do presidente municipal do PSOL em Xapuri (Acre), Josimar da Silva Conde, ocorrida na tarde da última quarta-feira, dia 20 de novembro.
Carinhosamente conhecido na cidade como "tripinha", Josimar foi candidato a vice-prefeito e um dos fundadores do partido no município de Xapuri. Sua trajetória e dedicação foram muito importantes para a construção dos ideais de sociedade justa e livre que acreditamos.
Expressamos nossas condolências à família e ao povo de Xapuri pela perda que também nós sentimos. Desejamos força e conforto neste momento de sofrimento.
Rio Branco - Acre, 21 de Novembro de 2019.Diretório Estadual do PSOL
Partido Socialismo e Liberdade
Veja também:
>> Morre o rabino Henry Sobel
>> Bolsonaristas falam em morte a esquerdistas no lançamento de partido
>> Bolsonarista condenado a 22 anos de prisão por assassinato do mestre Moa do Katendê
>> Lixo plástico não se decompõe jamais, revela estudo
>> Ultradireita católica tenta impedir missa no Dia da Consciência Negra, no Rio - vídeo