• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > educação

Educação

 

Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020

Aos 17 anos, menino indígena é o primeiro colocado em Medicina na UNB

João Emanuel Lopes Pereira Basto
João Emanuel Lopes Pereira Basto

O estudante João Emanuel Lopes Pereira Basto, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar para Medicina na Universidade de Brasília (UnB). Índio do Povo Pankará da Serra do Arapuá, em Carnaubeira da Penha, no interior pernambucano, ele ingressará no primeiro bimestre deste ano.

Seus pais estão entre as maiores lideranças indígenas do Nordeste. São eles o cacique Ary Pankará e a índia Luciete Pankará. Mais uma conquista e fruto da luta dos povos indígenas de Pernambuco.

ver mais >>

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020

SP: 29% dos jovens sofreram bullying em 2019 em escolas públicas

Foto: Marcelo Camargo
Foto: Marcelo Camargo

Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), realizada com 2.702 adolescentes do nono ano em 119 escolas públicas e privadas da capital paulista, revelou que 29% deles relataram ter sido vítimas de bullying no ano passado e 23% afirmaram ter sido vítimas de violência. Além disso, 15% disseram ter cometido bullying e 19% ter cometido violência.

ver mais >>

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020

Dino eleva piso do professor para R$ 6,3 mil

Flavio Dino: investimento em Educação
Flavio Dino: investimento em Educação


No momento em que o país, sob a gestão de Bolsonaro, trata a Educação pública com desprezo, uma notícia de valorização do magistério, com claros efeitos sobre o aprendizado, precisa ser destacada.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) apresentou proposta a Assembleia Legislativa onde eleva o salário base do professor 40h ao patamar mais elevado do país dentre todos os estados e municípios. No seu Facebook, o governador informou:

ver mais >>

Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020

Por um início da vida escolar tranquilo

O choro é a dificuldade de se despedir
O choro é a dificuldade de se despedir

A adaptação escolar da criança é um processo de elaboração da progressiva separação da rotina dos pais e consequentemente da conquista de uma crescente independência. Para a criança, trata-se de um grande desafio: o desprendimento, a separação do que já é tão familiar, tão seguro e o início de uma ligação com algo novo e desconhecido. No entanto, passar boa parte do dia longe da zona de conforto que é a própria casa faz bem ao desenvolvimento e educadores são unânimes: a escola é um divisor de águas. Começa aí o processo de socialização e independência. Para que esse momento seja uma experiência enriquecedora - para ambas as partes - especialistas dão algumas dicas.

ver mais >>

Terça-feira, 07 de Janeiro de 2020

"Quantos professores negros você teve ao longo da vida?"

Juarez Xavier: um dos raros professores negros e vítima de racismo
Juarez Xavier: um dos raros professores negros e vítima de racismo

A pergunta surpreende. Não por ser das mais elaboradas, mas pelo resultado que é revelador por duas razões: explica que a sociedade brasileira é racista ainda na formação acadêmica - o que explica, por exemplo, o motivo da lenta ascensão social dos negros. E, mais do que isso, revela também que mesmo nas escolas públicas a presença de professores e alunos negros é minoria. Não seria espantoso se não soubéssemos que o Brasil tem maioria negra, segundo o IBGE.

ver mais >>

Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2019

Mãe do programa de cotas raciais, Nilcea Freire morre aos 66 anos

Nilcea Freire: engajamento na causa feminina, pobres e negros
Nilcea Freire: engajamento na causa feminina, pobres e negros

Ex-ministra e secretária Especial de Políticas para as Mulheres do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2004 e 2011, Nilcea Freire morreu neste sábado (28), aos 66 anos, no Rio. Médica, professora, pesquisadora e ex-reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi ela a criadora do primeiro programa de inserção de alunos nas universidades pelo regime de cotas para negros e pobres.

ver mais >>

Pág. atual: 1/132
 
 

Copyright 2020 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!