• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > cultura > novas mídias

Cultura - Novas Mídias

 

Domingo, 22 de Outubro de 2017

Redemocratização do Brasil passa pelo fim do oligopólio da mídia

Da Redação

O assunto é antigo e ao mesmo tempo cansativo. O monopólio, ou oligopólio como alguns insistem, da mídia no Brasil é dos mais poderosos e avassaladores do planeta. Afinal, está em um país de características plurais. Seja na economia, cultura e de uma miscigenação ímpar. Até por isso, o país merecia ser representado pelo seu universo plural. Não o é. Mas é fato, e disso não abrimos mão, que perdemos uma oportunidade de ouro de mexer no vespeiro durante os governos do PT. Nada, absolutamente nada neste campo foi feito. Ao contrários: distribui-se verba para os mesmos empresários acreditando que assim eles se tornariam aliados. Não deu certo. Já são ricos, bilionários demais, para fazer acordo com gente que definitivamente não pertence ao clube. Neste artigo, o MST volta a tocar no assunto e o coloca em grau tal de importância que defende a tese definitiva: não haverá redemocratização com o oligopólio. Terá - caso volte a presidência - Lula a coragem de tocar neste vespeiro?

ver mais >>

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

A ração de Dória e a liberdade de expressão vigente

Dória, Scherer e a farinata
Dória, Scherer e a farinata

Sabe o que é liberdade de expressão à brasileira? É o repórter ouvir Dória dizer que vai dar ração para estudantes e não poder contestá-lo. É o jornal publicar o escárnio sem ouvir nutricionistas ou, o mais grave, estudantes e pais de alunos.

ver mais >>

Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017

Lava-Jato e a pandemia de escândalos

Consultor de crises revela como a Lava-Jato introduziu no cardápio televisivo do país uma nova mania: a de aguardar e se deliciar com escândalos contra autoridades empresariais e políticas - não que, necessariamente, os escândalos estejam amparos em provas, mas muitas vezes apenas em convicções. Mário Rosa, jornalista, concedeu entrevista ao site Conjur e nós replicamos aqui. Vale muito acompanhar.

ver mais >>

Domingo, 15 de Outubro de 2017

Twitter vai apagar, sob pena de multa, ofensas de Frota a Caetano, Gil e Chico

Da Redação

Chico, Gil e Caetano: nata da MPB
Chico, Gil e Caetano: nata da MPB

Precisou que uma ação judicial e ameaça de multa para que o Twitter finalmente aceitasse remover postagens ofensivas do ator pornô Alexandre Frota contra Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque. As postagens, feitas há três anos, Frota fez uma montagem de fotografias dos três artistas da MPB usando expressões como "filhos da puta" e "merdas". A decisão é do juiz Bruno Arthur Mazza Vaccari Machado Manfrenatti, da 50ª Vara Cível do Rio.

ver mais >>

Domingo, 08 de Outubro de 2017

Ombudsman da Folha faz mea-culpa no caso do suicídio do reitor da UFSC

Juíza Cassol Machado
Juíza Cassol Machado

Há uma disputa entre agentes, delegados da Polícia Federal, procuradores e promotores e até juízes para saber quem consegue atrair, em maior grau, a atenção da mídia. A onda da espetacularização da notícia, que muitas vezes resulta em prisões e condenações prévias de acusados, sofreu um revés há dias quando o reitor da Universidade de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, cometeu suicídio e deixou bilhete se dizendo injustiçado. Luiz Carlos, ao contrário do que a mídia fez acreditar, não era suspeito de desviar recursos, mas de não ajudar a polícia a descobrir quem desviou - o que seus defensores negam. Leia aqui artigo publicado hoje na Folha de São Paulo pela ombudsman Paula Cesarino Costa.

ver mais >>

Quinta-feira, 28 de Setembro de 2017

Carta Maior fora do ar por falta de recursos, site pode acabar

Uma praga que se abate sobre cada site independente, em especial contra aqueles que ousam desafiar a velha mídia com seu discurso hegemônico e reacionário: a censura econômica. Um exemplo recente desta epidemia que ameaça a cada um de nós, a curto ou médio prazo, é o site Carta Maior. Criado na primeira edição do Fórum Social Mundial, ainda em 2001, o site pode fechar. Não tem recursos para para pagar nem mesmo o serviço de hospedagem dos servidores na internet.

ver mais >>

Pág. atual: 1/338
 
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!