• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Conexão TV

Terça-feira, 20 de Junho de 2017

Viva Roda - Felipe Pena faz a roda do jornalismo girar para a esquerda - vídeo

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > reportagem especial

Reportagem Especial

 

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2015

IDH é detalhe: conheça as 30 cidades com mais baixo índice de qualidade de vida do país - vídeo

Da Redação

Família típica de Belágua
Família típica de Belágua

Os indicadores são vários. A análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) proposto pela ONU analisa se há encanamento na cidade, sistema de esgoto, asfalto, iluminação pública, escolas e hospitais. Avalia ainda se a população é alfabetizada, a qualidade do emprego e a remuneração. As cidades do Norte e Nordeste do país, neste particular, estão no fim da fila da análise nacional que reflete a realidade de 5.536 municípios. Amazonas, Roraima, Maranhão, Alagoas e Bahia, entre outros, representam o caminho que o novo governo Dilma, e os respectivos governantes dos estados, devem buscar para fazer emergir um Brasil que poucos conhecem, e que a maioria infelizmente não quer mesmo saber onde é que fica. Saiba mais sobre a pior cidade do ranking nacional de IDH e veja um vídeo sobre outra que não fica muito atrás:

ver mais >>

Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2015

Como enfrentar a falta de água e energia? Entrevista com especialistas da UFRJ e da PUC

Por Rogério Imbuzeiro

Conexão Jornalismo publica diariamente reportagens e artigos sobre a crise hídrica e o drama vivido por milhões de pessoas em diferentes estados. Situação que tende a se agravar nos próximos meses, após as chuvas de verão. Este ciclo ainda não trouxe a reposição de água necessária para trazer o país à normalidade. Para aprofundar as discussões sobre esta questão que se tornou vital para o país, fomos conversar com dois especialistas: Nivalde de Castro, professor de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), e Reinaldo Castro Souza, professor de Engenharia Elétrica da PUC-RJ e coordenador de um projeto estratégico que está sendo desenvolvido para a Agência Nacional do Setor Elétrico (ANEEL). À frente de suas equipes, eles tentam encontrar soluções para nossas crises. O primeiro entrevistado nos disse, logo de cara, que devemos mandar a conta para a natureza. O segundo, responsibiliza principalmente os governantes. Os dois divergem também quanto à prioridade que se deve dar às usinas termoelétricas. Mas se afinam na defesa das fontes alternativas de energia e de projetos voltados para a produção de energias renováveis e não poluentes, como a eólica e a solar. Leia, ouça, saiba mais sobre esse assunto fundamental para o dia a dia e o futuro de todos nós.

ver mais >>

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2015

Caso Américo Ferreira: Unimed cumpre decisão judicial e aposentado já recebe tratamento domiciliar

por Rogério Imbuzeiro

Após 30 dias de suplício, o paciente finalmente recebe tratamento em casa.
Após 30 dias de suplício, o paciente finalmente recebe tratamento em casa.

Exatamente um mês depois de ter entrado na Casa de Saúde e Maternidade Santa Martha, em Niterói, o comerciante aposentado Américo Ferreira, de 94 anos, conseguiu o que tanto queria. Na tarde desta quinta-feira, ele foi levado do hospital para casa, onde vai dar continuidade ao tratamento. A transferência já vinha sendo pedida há duas semanas pela família, pela advogada Lucia Moura e por um médico do hospital. Mas somente após a advogada recorrer à Justiça e conseguir uma liminar é que a Unimed montou a estrutura domiciliar necessária (Home Care) para que o paciente receba um tratamento digno e humano. Esse tipo de serviço não precisa estar estipulado no contrato entre clientes e Planos de Saúde, porque é garantido pela Constituição Federal. Agora em casa, Américo Ferreira contará com atendimento de médicos e enfermeiros, além de receber gratuitamente toda a medicação e o material hospitalar que precisar. Ouça entrevistas marcantes, gravadas nesta quinta-feira à noite, com a advogada Lucia Moura e com o filho de Américo, Joaquim Ferreira, que esteve ao lado do pai durante um mês inteiro de descaso e sofrimento no hospital. A família deverá receber indenização por danos morais e materiais.

ver mais >>

Terça-feira, 20 de Janeiro de 2015

Justiça obriga Unimed a garantir tratamento domiciliar a idoso de 94 anos

Por Rogério Imbuzeiro

Américo Ferreira: paciente da Casa de Saúde Santa Martha e cliente Unimed.
Américo Ferreira: paciente da Casa de Saúde Santa Martha e cliente Unimed.

O caso do comerciante aposentado que padece há semanas em um hospital particular de Niterói (RJ), publicado com exclusividade em Conexão Jornalismo, finalmente caminha para o que parece ser um final feliz... A partir de uma liminar concedida pela Justiça, a advogada que acompanha o caso, Lucia Moura, conseguiu obrigar o Plano de Saúde Unimed a arcar com o custo de um tratamento domiciliar para o idoso. Mantido no hospital há quase um mês, Américo contraiu muito mais do que angústia e depressão em sua internação forçada: seu corpo foi tomado por escaras e ele já teve uma infecção. Um oficial de justiça esteve nesta segunda-feira à noite na Casa de Saúde e Maternidade Santa Martha e na manhã desta terça-feira na Unimed. O prazo para que uma Home Care seja instalada na casa do paciente é de 48 horas. A advogada nos informou que o atendimento no hospital melhorou após a visita judicial. Saiba mais.

ver mais >>

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2015

Ato de Matar: a Indonésia que quer fuzilar o brasileiro Marco Archer

Por Rogério Imbuzeiro

Difícil de acreditar, mas é tudo verdade.
Difícil de acreditar, mas é tudo verdade.

Existe um documentário chamado O Ato de Matar. Pode-se dizer que é um filme "sobre a Indonésia". Em 50 anos de cinema, nunca vi nada mais macabro e aterrador. Um crítico escreveu que nenhuma obra de ficção que tenha descrito a humanidade mergulhada em um futuro sombrio conseguiu superar a Indonésia de hoje, mostrada no documentário. The Act of Killing aborda o genocídio de mais de um milhão de "comunistas", cometido há meio século (1965), sob a ditadura de Suharto. Mas os protagonistas do filme, que é de 2012, são exatamente os chefes supremos das milícias que comandaram aquele massacre, com o aval do governo militar. De modo natural e perturbador eles contam como foi que exterminaram suas vítimas, muitas delas mulheres e crianças, além de camponeses e intelectuais sabidamente inocentes. Não satisfeitos com os relatos, os "astros" deixam-se maquiar e se fantasiam, como se estivessem em Hollywood para encenar as matanças, num show de frieza e sadismo, com direito a suposto senso de humor... São pessoas de carne e osso, que nos dias atuais ainda têm muito prestígio e poder no país: a Indonésia, que pretende executar o brasileiro, nação mergulhada há décadas na pior bad trip que se possa imaginar. Se você duvida, experimente, mas sem medo de se arrepender.

ver mais >>

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2015

Unimed e hospital particular de Niterói acusados de negligência e descaso com paciente

Por Rogério Imbuzeiro

O comerciante aposentado Américo Ferreira, de 94 anos, está internado desde o dia 22 de dezembro na Casa de Saúde e Maternidade Santa Martha, em Niterói. Segundo a família, ele sofreu uma queda em casa, mas entrou na unidade hospitalar lúcido e caminhando normalmente. Hoje, passadas mais de três semanas, Américo continua internado, mas não consegue mais ficar em pé, ganhou muitas escaras pelo corpo e, a cada dia, parece mais abatido e debilitado. Embora o médico responsável tenha dado "alta" para o paciente, na prática isso seria inviável. Assim como a família, o médico também estaria aguardando a Unimed autorizar o atendimento Home Care (assistência domiciliar), para que Américo dê continuidade ao tratamento em casa. O filho Joaquim e a advogada contratada por ele dizem que a situação do hospital é muito ruim, com superlotação e serviços precários, especialmente quanto à atenção que as equipes médicas e de enfermagem dedicam aos pacientes. Leia a reportagem e ouça entrevistas com a advogada e com o filho do aposentado.

ver mais >>

Pág. atual: 1/15
 
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!