Rhodiola Rosea, um suplemento natural usado como tônico restaurador, além de ser um adaptógeno que combate o estresse e protege o cérebro.
Rhodiola rosea é uma erva euro-asiática que tem sido usada como um tônico restaurador há séculos.
Pesquisas modernas mostram que é também um poderoso adaptógeno de combate ao estresse que pode aumentar a energia, humor e cognição, e até mesmo ajudar a proteger o cérebro.
Rhodiola rosea é um remédio natural à base de plantas que pode ajudar a combater os estresses da vida moderna.
Uma erva de alta altitude nativa das áreas árticas da Europa e Ásia, rhodiola rosea tem uma longa história de eficácia como um tônico de combate à fadiga tanto para a mente quanto para o corpo.
Foi comumente usado na medicina tradicional chinesa, escandinava e russa como restaurador físico, e em muitas partes do mundo continua a ser um remédio popular para o cansaço e “exaustão”.
Novas pesquisas confirmam os benefícios físicos e mentais da rhodiola como um poderoso adaptógeno, uma substância natural que ajuda a prevenir os efeitos negativos do estresse.
Estudos sugerem que ela pode restaurar a energia, melhorar o humor e melhorar a cognição.
Também acredita-se ser um protetor cerebral eficaz que poderia evitar danos causados por toxinas, e alguns estudos sugerem que pode até promover a longevidade.
Índice do Conteúdo
Efeitos e Benefícios de Rhodiola Rosea
A Rhodiola Rosea é uma planta medicinal conhecida por apresentar inúmeros benefícios a saúde, como ajuda na memória, coração e fortalece o sistema imunológico.
Veja a seguir alguns benefícios e efeitos presentes nesta substância:
Redução do cansaço
Rhodiola Rosea é conhecido principalmente como um excelente energético redutor do cansaço, tipicamente reduzindo ou eliminando os efeitos físicos e mentais negativos da exaustão física.
É mais eficaz no combate ao tipo de fadiga produzida por esforço prolongado ou repetitivo de baixa intensidade ou longos períodos de estresse; tem sido demonstrado para aumentar a duração do tempo de exercício efetivo, mas os dados são misturados sobre se ele melhora substancialmente o desempenho atlético.
Embora a Rhodiola Rosea possa ser apenas minimamente eficaz como um potenciador de desempenho para atletas, pode ser útil para estudantes, trabalhadores em turnos noturnos e outros que simplesmente precisam continuar com a vida cotidiana após o cansaço se estabelecer.
Ela demonstrou aliviar ou reduzir muitos sintomas físicos da exaustão, incluindo dores musculares, sensação de cansaço, sonolência e dor de cabeça.
Também foi provado funcionar contra muitos dos sintomas cognitivos da fadiga, incluindo humor e irritabilidade, comprometimento do julgamento e capacidade de tomada de decisão, e diminuição da capacidade de trabalho mental.
Há algumas evidências de que foi usada pelos militares soviéticos para melhorar o desempenho de soldados e atletas, e para ajudar os astronautas a lidar com as tensões da viagem espacial.
Lidar com o Stress
Novos estudos mostram que a Rhodiola Rosea é um excelente adaptógeno que ajuda o corpo a alcançar o equilíbrio sistêmico e retornar à função normal após a exposição ao estresse.
Isso pode ser de grande benefício para os usuários que lidam com situações intensas, horários agitados e altas expectativas, mas é igualmente importante para aqueles que lidam com o efeito “exaustão” do trabalho repetitivo de longo prazo ou períodos prolongados de estresse.
Ensaios clínicos envolvendo indivíduos com sintomas de estresse vital mostraram melhorias clinicamente relevantes em todos os sintomas de estresse em geral, incluindo baixa energia, dor de cabeça, dores musculares e desconforto, depressão, mal-humor, distúrbios do sono e muito mais.
Em um estudo duplo-cego, controlado por placebo, envolvendo estudantes sob o estresse dos exames, a planta demonstrou melhorar substancialmente o bem-estar geral e a aptidão física, reduzir a fadiga mental e melhorar as pontuações em uma bateria de testes neuromotores.
Além disso, os alunos que tomaram a planta marcaram uma nota média de 8,4% maior em seus exames do que os alunos que tomaram um placebo.
Estudos em animais confirmam que a suplementação com rhodiola rosea efetivamente reduziu os níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse que está associado a comprometimento da função imunológica, hipertensão, hiperglicemia e uma série de outros distúrbios físicos.
Melhoria Cognitiva
Embora haja pouca pesquisa investigando as capacidades nootrópicas de rhodiola rosea, estudos em animais e humanos indicam que a capacidade comprovada para reduzir a fadiga influencia positivamente as habilidades cognitivas, incluindo memória, motivação e capacidade para o trabalho mental.
Uma revisão abrangente dos dados de pesquisa sobre um total de 140 compostos isolados da planta de rhodiola rosea indica que o efeito anti-fadiga aumenta o desempenho mental, especialmente aumentando a capacidade de concentração em indivíduos saudáveis e reduz a exaustão em pacientes com síndrome de fadiga.
Estas conclusões são confirmadas por uma série de testes clínicos, um dos quais envolveu um grupo de médicos saudáveis em serviço noturno durante um período de seis semanas.
O estudo duplo-cego controlado por placebo mostrou que os participantes que tomaram ela, superaram aqueles que tomaram placebo em uma ampla gama de funções perceptivas complexas, incluindo pensamento associativo, memória de curto prazo, cálculo, concentração e velocidade perceptiva e nível geral de fadiga mental.
Um estudo de cadetes militares que realizam tarefas noturnas mostrou que 5 dias de suplementação com rhodiola rosea diminuiu significativamente a fadiga e aumentou a capacidade de trabalho mental.
Tratamento da Depressão
Rhodiola Rosea pode ter potencial como um tratamento seguro e eficaz para depressão leve.
Testes clínicos indicam que doses duas vezes por dia resultaram em uma diminuição significativa da depressão, insônia, instabilidade emocional e outros sintomas em pacientes diagnosticados com depressão leve a moderada.
Neuroproteção e Tratamento de Doenças Neurodegenerativas
Várias enzimas em Rhodiola Rosea possuem potentes propriedades antioxidantes.
Essas enzimas não só protegem os neurônios contra danos oxidativos e prolongam a vida celular, mas também representam um tratamento potencial para distúrbios neurodegenerativos como a doença de Parkinson, caracterizada por estresse oxidativo e danos neuronais.
Estudos em animais indicam que a rhodiola rosea pode deter danos oxidativos nas mitocôndrias celulares e, portanto, tem potencial como tratamento adjuvante para a doença de Parkinson.
Outros benefícios para a saúde
Embora a pesquisa esteja em curso e os resultados permaneçam inconclusivos, acredita-se que a Rhodiola Rosea tem potencial como tratamento para uma ampla gama de distúrbios, incluindo a pressão arterial elevada, o cancro e a longevidade.
Como Funciona
Os mecanismos de ação da Rhodiola Rosea ainda estão sendo estudados, mas parece atuar principalmente através da modulação de uma variedade de vias de sinalização e redes moleculares no cérebro.
Ela afeta esta modulação em grande medida através de uma série de componentes fitoquímicos que atuam como inibidores da monoamina oxidase, ou agentes que retardam ou impedem a degradação enzimática dos neurotransmissores de monoamina serotonina, dopamina e noradrenalina.
Esta ação aumenta os níveis desses importantes neurotransmissores, que estão associados à estabilização do humor, resposta ao prazer, motivação e energia.
Isso, por sua vez, melhora a comunicação neuronal e impacta positivamente o humor, reduz a percepção da fadiga e melhora as habilidades cognitivas.
Acredita-se também que a planta acelera o movimento intra-cerebral de monoaminas e outras substâncias neuroquímicas mensageiras, melhorando o processamento e o tempo de reação.
Ela também é conhecida por interagir com o sistema hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), suprimindo a produção e liberação de cortisol, um hormônio potencialmente prejudicial intimamente associado ao estresse.
Pensa-se também que esta ação no sistema HPA aumenta a produção e liberação de beta-endorfinas e peptídeos opiáceos, que têm uma ação antidepressiva e estão associados à redução do estresse.
Dosagem
A Rhodiola Rosea foi testado e considerado seguro e eficaz em doses que variam entre 50—680 mg por dia.
Não existe uma única recomendação de dosagem universalmente aceita, e as quantidades efetivas variam de acordo com vários fatores, incluindo idade, peso e saúde geral.
Alguns utilizadores consideram que as ações dela são muito dependentes da dose, variando consideravelmente consoante o tamanho da dose e o momento em que a toma.
Doses mais elevadas não foram demonstradas como tóxicas, mas podem ser ineficazes, e muitos usuários acham que tomar em um ciclo em vez de continuamente é a melhor maneira de evitar que a tolerância se forme.
Pode ser tomado com ou sem alimentos, mas pode ser mais eficaz quando tomado com o estômago vazio. Ela deve ser tomada no início do dia para evitar interrupções nos padrões normais de sono.
A Rhodiola Rosea pode interagir com outros compostos, portanto, se você estiver tomando medicamentos ou outros suplementos, use-a cuidadosamente e monitore os efeitos.
Consulte o seu médico antes de tomar Rhodiola Rosea se recebeu medicamentos prescritos para reduzir o açúcar no sangue ou tratar a diabetes; medicamentos para o tratamento da pressão arterial alta ou baixa; depressivos ou estimulantes do SNC; antidepressivos, incluindo IMAO e ISRs; sedativos; medicamentos reguladores cardíacos; e antibióticos.
Não há dados suficientes sobre como ela afeta bebês e crianças, por isso é aconselhável para uso apenas por adultos.
As mulheres grávidas ou lactantes não devem tomar o medicamento natural.
Combinações
Para experimentar plenamente os efeitos cognitivos de Rhodiola Rosea, ele é melhor quando combinado com outros suplementos.
- Combinação Rhodiola Rosea para Melhoria Cognitiva Universal
Para um nootrópico pré-formulado que contém uma mistura de 11 suplementos de melhoria cognitiva, incluindo a planta, projetados para otimizar uma ampla gama de funções cognitivas, recomendamos Mind Lab Pro.
A estratégia da Mind Lab Pro visa todos os aspectos da memória, desempenho mental, resistência ao humor e ao estresse, reparo cerebral e manutenção.
Sua combinação de nootrópicos é projetada para afetar a energia cerebral, neurotransmissores, fluxo sanguíneo cerebral, ondas cerebrais, neuroproteção e regeneração.
Efeitos colaterais
Rhodiola parece ser geralmente segura, não viciante e bem tolerada por adultos que tomam doses moderadas (50—680 mg por dia) por um período limitado de tempo, até 10 semanas.
Os efeitos secundários mais frequentes incluem tonturas ligeiras e moderadas, ansiedade, agitação, insônia, náuseas, inquietação e aumento da líbido.
Os efeitos secundários tendem a ser dependentes da dose e são mais pronunciados quando são tomadas doses maiores, por isso é importante tomar a dose mínima eficaz para eliminar ou minimizar os efeitos colaterais.
Considerações Finais
A Rhodiola Rosea é um tratamento herbal Eurasiano usado na medicina tradicional como um tônico restaurador.
Pesquisas modernas confirmam que é um adaptógeno potente que pode aumentar a energia, humor e cognição, ajudar o corpo a lidar com o estresse e até mesmo proteger o cérebro de danos oxidativos.
Há muitos profissionais associados com rhodiola rosea.
Tem uma longa história de uso prático; tem sido amplamente pesquisado e considerado seguro e bem tolerado, com muito poucos efeitos colaterais; é acessível e prontamente disponível, testes clínicos sugerem que é um restaurador de energia eficaz com alguns benefícios nootrópicos.
Há alguns contras, também. A planta pode interagir negativamente com alguns medicamentos prescritos, e pode potencialmente interferir com padrões normais de sono.
Não está totalmente claro se os efeitos são agudos ou precisam de algum tempo para se desenvolver, e é incerto se a tolerância é um problema quando ela é tomada por longos períodos.
As propriedades nootrópicas dela parecem estar intimamente ligadas à sua capacidade de aumentar a energia e banir a fadiga, por isso pode não ser a resposta se você estiver procurando um suplemento cujos únicos efeitos estão relacionados à cognição.
Mas se você está procurando um suplemento que pode ajudar a mantê-lo no seu melhor através de períodos de estresse físico ou mental, Rhodiola Rosea pode valer a pena.