Pramiracetam – Benefícios, Funcionamento e Doses

Pramiracetam é uma droga que pode melhorar a memória e a cognição geral.

Suas propriedades únicas o tornam um potencial otimizador de desempenho cerebral por conta própria ou em uma combinação nootrópica.

Pramiracetam é um derivado sintético do piracetam, o primeiro nootrópico criado em laboratório, mas é significativamente mais potente.

Descoberto e desenvolvido por Parke-Davis na década de 1970, o pramiracetam tem sido amplamente estudado como um potencial tratamento para problemas cognitivos e perda de memória associada à doença de Alzheimer e lesão cerebral e como um tratamento para uma variedade de distúrbios do sistema nervoso central.

Resumo do Pramiracetam
Também chamado de:Neupramir, Pramistar e Remen
Tipo:Racetam
Bom para:Foco e Memória
Combina bem com:Adrafinil; Alpha GPC; Aniracetam; CDP Choline; Centrophenoxine
Dosagem típica:400 a 600 mg
Meia vida:4,5-6,5 horas

O pramiracetam foi clinicamente comprovado para melhorar a memória em idosos saudáveis com perda de memória e melhorar a cognição geral em adultos jovens com problemas de memória.

Evidências anedóticas sugerem que ele otimiza a função cerebral geral e aumenta o foco e a produtividade, tornando-se uma escolha popular entre estudantes e outros que desejam melhorar suas habilidades mentais.

remedio

Não foi aprovado para uso específico pela USFDA e não está regulamentado nos EUA, onde pode ser legalmente comprado, possuído e usado.

Ele pode não ser vendido legalmente no Canadá, mas pode ser legalmente importado para o Canadá para uso pessoal.

Está disponível por prescrição na Europa, onde é vendido sob as marcas Neupramir, Pramistar e Remen para tratamento de dislexia, TDAH, demência e problemas de memória causados pela doença de Alzheimer e outras condições neurológicas.

Efeitos e Benefícios do Pramiracetam

Pramiracetam é um verdadeiro nootrópico, criado especificamente para melhorar a cognição. Seus benefícios e efeitos incluem o seguinte:

Memória melhorada

Ele é um potenciador de memória comprovado, extensivamente testado ao longo de várias décadas e mostrou-se eficaz tanto em estudos em animais, como em ensaios clínicos de adultos jovens com comprometimento cognitivo devido a lesões cerebrais.

Pramiracetam melhora a memória tanto estimulando o hipocampo, a parte do cérebro principal responsável pela criação de novas memórias e atuando como um potente anti amnésico que reduz o esquecimento.

Essa dupla ação faz do medicamento um impulsionador de memória muito eficaz, e muitos usuários também relatam uma melhoria significativa na velocidade de recordação, uma afirmação que foi corroborada por estudos em animais.

Pramiracetam

Maior vigília e maior capacidade de aprendizagem

A reputação de Pramiracetam como um potenciador cognitivo geral que aumenta o estado de alerta e expande a capacidade de aprendizagem tornou-a uma escolha popular entre os estudantes que procuram um auxílio de estudo confiável.

Embora não tenham sido documentados estudos humanos sobre estes efeitos específicos, estudos em animais indicam que ele contribui para os mecanismos subjacentes à aprendizagem e à melhoria da memória, aumentando a atividade neuronal da óxido nítrico sintase (NOS) no hipocampo.

Desenvolvimento neural e plasticidade cerebral, ambos cruciais para todos os aspectos da cognição.

Sabe-se também que ele aumenta a absorção de colina de alta afinidade no hipocampo, alimentando indiretamente a produção de acetilcolina, um importante neurotransmissor fortemente associado à aprendizagem e cognição.

Tratamento da Demência

Ensaios abertos em pacientes com demência degenerativa primária mostram que ele reverteu a amnésia, aumentando significativamente a memória e reduzindo o esquecimento.

Em outros estudos, que mediram os efeitos do pramiracetam e de outros nootrópicos de classe racetam em pacientes com demência leve a moderada, os desfechos incluíram benefícios cognitivos observáveis, incluindo ganhos cognitivos e melhoria da memória; acredita-se que esses resultados sejam atribuíveis, pelo menos em parte, à potencialização de neurotransmissores nootrópicos.

Embora o medicamento não tenha sido aprovado como tratamento de Alzheimer nos EUA, é normalmente prescrito na Europa para o tratamento da demência e outras questões cognitivas relacionadas com a doença de Alzheimer e outras doenças neurológicas.

Fluência Social

Embora não haja nenhuma pesquisa documentada sobre este aspecto do pramiracetam, muitos usuários relatam que ele os torna mais conversacionalmente criativos e socialmente fluentes.

Isto pode ser atribuível, pelo menos em parte, ao reputado efeito emocional do mesmo, que às vezes é descrito como semelhante ao da Ritalina. Este efeito pode reduzir a ansiedade social e, por sua vez, aumentar a influência social.

Capacidades neuroprotetoras

Sabe-se que o pramiracetam tem efeitos neuroprotetores, capazes de melhorar a cognição em seres humanos que sofreram traumatismo cerebral.

Estudos também mostraram que tem um efeito neuroprotetor demonstrável quando usado durante a cirurgia de bypass coronário, bem como no tratamento de distúrbios cognitivos de origem cerebrovascular.

Como Funciona

Como a maioria dos nootrópicos, o pramiracetam afeta a liberação de neurotransmissores, químicos cerebrais que transmitem sinais de uma célula nervosa para outra.

Mas o medicamento faz isso indiretamente, de uma maneira um pouco diferente das ações usuais de suplementos de racetam, e estimula o cérebro de outras maneiras também.

A maioria dos racetams trabalha estimulando locais específicos de receptores e, assim, aumentando a produção e liberação de neurotransmissores, porém o pramiracetam não resulta diretamente em mudanças nos níveis neuroquímicos, e não parece ter uma afinidade por nenhum neurotransmissor importante.

A sua ação direta primária é um aumento significativo da absorção de colina de elevada afinidade no hipocampo.

A colina é um precursor da acetilcolina, um neurotransmissor profundamente envolvido em todos os processos cognitivos, incluindo velocidade de aprendizagem, memória e concentração.

Ao estimular a absorção de colina, ele modula indiretamente a liberação de acetilcolina e estimula o aumento da atividade no hipocampo.

CEREBRO nootropicos

Como esta parte do cérebro é essencial para a função da memória, a estimulação geral que o remédio cria, pode melhorar tanto a formação de novas memórias quanto a retenção de memórias de referência ou de longo prazo.

O aumento da atividade no hipocampo também aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, o que aumenta o estado de alerta e melhora as habilidades cognitivas em geral. Ele também pode ter outros mecanismos de ação.

Pesquisadores têm a hipótese de que, além de seu efeito sobre o cérebro, o pramiracetam atua em locais periféricos fora do cérebro que dependem das glândulas supra-renais.

Estudos em animais sugerem que ele também pode aumentar ou restaurar a fluidez da membrana cerebral, o que facilita a sinalização celular.

Ao contrário de muitos outros nootrópicos da classe racetam, ele não parece alterar ativamente a vigília ou estados emocionais.

Isso pode ser explicado pela influência limitada do mesmo na produção e liberação dos neurotransmissores que têm o maior efeito nos níveis de humor e ansiedade, como serotonina, GABA e dopamina.

Ele é solúvel em gordura em vez de solúvel em água, o que significa que é absorvido pela corrente sanguínea através de ácidos graxos.

Atinge concentrações máximas e biodisponibilidade de forma relativamente rápida, geralmente dentro de 30 minutos, e tem uma meia-vida moderadamente longa de 4,5-6,5 horas.

Dosagem

Os estudos existentes em seres humanos utilizaram uma dose diária total de 1200 mg desse nootrópico, dividida em duas ou três doses por dia.

Não indicaram que esta dosagem era perfeita, mas verificou-se que era eficaz e bem tolerada e pode ser um bom ponto de referência na determinação das necessidades de dosagem pessoais.

É sempre prudente começar com a dose eficaz mais baixa possível e ajustar as quantidades conforme necessário.

O fato de que o pramiracetam ser solúvel em gordura ao invés da água, significa que misturar o pó com ela ou qualquer líquido desnatado é difícil; em vez de dissolver, ele simplesmente flutuará na superfície.

Alguns usuários preferem dissolver a sua dose em pó com uma pequena quantidade de óleo, que pode também aumentar a absorção e a biodisponibilidade.

Muitos indivíduos optam por tomá-lo em forma de cápsula devido ao seu sabor pungente.

medico

Efeitos colaterais

O pramiracetam é geralmente bem tolerado, mesmo em doses elevadas, e muito poucos efeitos colaterais foram documentados.

Há relatos pouco frequentes de efeitos colaterais menores e transitórios, incluindo dor de cabeça, refluxo gastrointestinal e sentimentos de nervosismo ou agitação.

Em muitos casos, os efeitos colaterais estão associados à alta dosagem e podem ser evitados pela redução das quantidades ingeridas.

A dor de cabeça associada à depleção de colina é um efeito colateral típico dos nootrópicos do tipo racetam e pode ser evitada tomando o produto em conjunto com colina suplementar.

Ele não é viciante e não foram documentados efeitos adversos significativos da utilização a longo prazo.

Na verdade, há evidências de que este suplemento pode até promover a saúde cerebral e, em certa medida, restaurar a função em cérebros envelhecidos.

Considerações Finais

Pramiracetam é um nootrópico único e poderoso que tem sido comprovado para melhorar a memória, a cognição geral, e atuar como um neuroprotector.

Embora ele seja prescrito como um tratamento de demência na Europa, nos EUA e no Canadá é mais frequentemente usado off-label como um auxiliar de estudo e impulsionador de cognição geral.

Os pramiracetam’s incluem o fato de que ele é seguro e geralmente bem tolerado, com poucos efeitos colaterais relatados; é poderoso, de ação rápida, e relativamente duradouro, eficaz por conta própria e com outros compostos em combinações nootrópicas.

Os usuários geralmente relatam que isso os ajuda a estudar de forma eficiente e lembrar claramente, juntamente com o aumento do estado de alerta. Muitos usuários também dizem que melhora seu senso de fluência social.

Os contras do remédio incluem o sabor, que é particularmente pungente, e o preço, que tende a ser maior do que o de outros nootrópicos do tipo racetam.

Embora alguns usuários relatem que ele tende a abafar suas emoções, as reações a esse efeito são misturadas; algumas pessoas consideram isso como objetividade bem-vinda e alívio da ansiedade social, enquanto outros dizem que isso faz com que elas se sintam dissociadas.

No geral, o produto é amplamente aceito como um nootrópico seguro e eficaz. Se você está interessado em melhorar sua memória, velocidade de aprendizagem e acuidade mental geral, pode valer a pena utilizá-lo.

Compartilhe: