Phenibut – Benefícios, Funcionamento e Doses

Phenibut - Benefícios, Funcionamento e Doses

Phenibut é um calmante do sistema nervoso central desenvolvido na Rússia para o tratamento de transtornos de ansiedade.

É um calmante comprovado que também pode ter efeitos cognitivos.

Phenibut é um calmante do sistema nervoso central desenvolvido na década de 1960 na Rússia como um tratamento para insônia e ansiedade.

É vendido por prescrição na Rússia, Letónia, Cazaquistão e Ucrânia, onde é usado para uma variedade de condições que variam de distúrbios do sono e depressão ao alcoolismo, gagueira e enjôo.

Resumo do Phenibut
Também chamado de:Noofen, Anvifen, Fenibut, PhGABA
Bom para:Ansiedade; Humor; Performance física
Combina bem com:Bacopa Monnieri; CDP Choline; Centrophenoxine; L-Theanine
Dosagem típica:250 a 500 mg
Meia vida:5 horas

Não é aprovado para qualquer uso médico na América do Norte ou Europa, mas é amplamente utilizado off-label como uma droga recreativa e nootrópico.

Phenibut é um suplemento controverso. Muitas pessoas elogiam por sua capacidade de reduzir a ansiedade e aumentar a fluência social.

Phenibut - Benefícios, Funcionamento e Doses

Outros são céticos devido à falta de estudos humanos sobre ele, juntamente com seus muitos efeitos colaterais, o potencial de overdose e dependência, e sintomas de abstinência intensos torná-lo uma droga perigosa.

O estatuto legal de Phenibut varia em todo o mundo. Nos EUA, não é regulamentada e pode ser legalmente vendida e possuída.

É ilegal vender phenibut no Canadá, mas pode ser legalmente importado e possuído em quantidades que não excedam uma oferta de 90 dias. Em outras nações, os regulamentos sobre ele são complexos e variados.

Efeitos e Benefícios do Phenibut

O Phenibut é um composto usado e indicado para melhorar a memória e aprendizado, além disso, ele também pode ser eficaz para diversos tratamentos de transtornos e distúrbios psicológicos.

Foi feito inúmeros estudos sobre o composto e os seus benefícios, confira abaixo os efeitos comprovados de Phenibut:

Tratamento Anti-Ansiedade

Phenibut foi criado como um redutor de ansiedade.

É amplamente utilizado na Rússia para tratar uma série de distúrbios relacionados com a ansiedade, incluindo tensão e medo, astenia, depressão, síndrome de estresse pós-traumático e como medicação pré ou pós-operatória.

Também é usado para tratar transtornos de estresse pós-traumático, gagueira e equilíbrio.

A maioria das pesquisas sobre ele consiste em estudos em animais russos, mas há mais pesquisas humanas sobre suas propriedades anti-ansiedade do que qualquer outro aspecto da droga.

Num ensaio de estudo que envolveu 30 crianças de 8 a 16 anos, a administração diária dessa substância durante 2 meses demonstrou diminuir as ocorrências de dores de cabeça de tensão.

Em um estudo semelhante realizado pelo mesmo grupo de pesquisa, 500 mg dessa substância foram administrados diariamente a 34 adolescentes com TDAH, enquanto suas mães receberam um tranquilizante chamado Adaptol.

ansiedade

Ao final do estudo de 45 dias, 73,5% dos adolescentes apresentaram melhora nos sintomas de ansiedade, enquanto 69,7% das mães apresentaram melhora.

Em um estudo de 62 pacientes adultos com transtornos ansiedade-fóbico, a suplementação com 1000 mg diariamente resultou em melhorias em 73% dos casos.

Muitos usuários relatam que esse elemento lhes dá alívio da ansiedade social, o transtorno obsessivo-compulsivo, o transtorno psiquiátrico e os problemas psiquiátricos.

Melhoria Cognitiva

Os criadores de Phenibut descrevem isso como um potenciador cognitivo, mas a pesquisa sobre esse efeito é mínima.

Em um dos poucos estudos relacionados com a cognição humana, um grupo de 50 adolescentes com TDAH que receberam 500—700 mg por dia durante um mês mostrou melhora no autocontrole, atenção sustentada e memória acústico-verbal.

Estudos em animais sugerem que melhora a cognição facilitando movimentos em resposta a um estímulo condicionado, que acelera o desenvolvimento de condicionamento defensivo e melhora a transmissão inter-hemisférica em cérebros de ratos.

O fato dele ter ou não propriedades nootrópicas significativas é objecto de debate entre os utilizadores, com alguns a afirmarem que lhes dá clareza e motivação mentais.

Outros relatam que os seus efeitos sedativos são tão fortes que interfere com o desempenho mental.

Tratamento da Insônia

Em países onde ele é prescrito, como a Rússia, muitas vezes usado para tratar insônia e distúrbios do sono.

Evidências anedóticas dos usuários sobre este aspecto desse nootrópico são mistas.

Alguns usuários dizem que ele pode fornecer sono saudável e refrescante quando tomado em doses relativamente baixas.

Outros relatam que tomá-lo interferiu na sua capacidade de dormir ou ficar adormecido.

insonia

Como Funciona

Phenibut é um análogo do ácido gama-aminobutírico químico cerebral ou GABA, o neurotransmissor inibitório primário.

GABA bloqueia impulsos entre células nervosas no cérebro, desempenhando o papel oposto do glutamato neurotransmissor excitatório.

Embora GABA possa ser tomado como suplemento, não pode atravessar a barreira hematoencefálica.

O Phenibut é criado adicionando um grupo fenílico à molécula GABA, o que lhe permite atravessar a barreira hematoencefálica e ligar-se aos receptores GABA no cérebro.

Ativar receptores GABA acalma a atividade neural, reduzindo a ansiedade e criando uma sensação de relaxamento.

Acredita-se que esta ação seja responsável pelas propriedades calmantes e anti-ansiedade desse suplemento.

Phenibut também estimula os receptores do cérebro para dopamina, o neurotransmissor associado com prazer, recompensa e motivação.

Essa ação pode ser responsável, pelo menos em parte, pela elevação do humor, diminuição da ansiedade social e sentimentos de agitação relatados por muitos usuários.

Phenibut é metabolizado no fígado e atravessa a barreira hematoencefálica dentro de 2 a 4 horas após a ingestão.

Ele tem uma meia-vida de cerca de 5 horas, e sua duração de ação pode se estender de 15 a 24 horas, dependendo da quantidade ingerida.

medico

Dosagem

A dose recomendada da versão de marca do phenibut, Noofen, para tratamento de ansiedade é de 250 a 500 mg, tomada 3 vezes por dia.

A dose única máxima pode ser aumentada para 750 mg para pacientes com menos de 60 anos.

O curso de tratamento é de 2 a 3 semanas, mas pode ser prolongado para um máximo de 4 a 6 semanas, se necessário.

Não existe uma dose ideal universalmente aceite para ele ser tomado recreativamente ou para uso off-label.

Os usuários relatam uma ampla gama de dosagens.

Vale ressaltar que a recomendação usual para começar com a menor dosagem efetiva possível e ajustar conforme necessário é particularmente pertinente ao fenibut.

É um composto muito potente e duradouro, e seus efeitos variam consideravelmente de usuário para usuário.

Foram documentados casos de sobredosas e dependência relacionados com doses elevadas, e doses mais elevadas são mais susceptíveis de desencadear efeitos secundários desagradáveis.

Tomar Phenibut regularmente pode levar a dependência do composto.

Efeitos colaterais

Os efeitos secundários associados ao fenibut variam de dores de cabeça, sonolência excessiva, efeitos semelhantes à ressaca, tonturas, náuseas, mau equilíbrio, fadiga e sentimentos de choques elétricos nos braços e pernas.

Quando tomado em grandes doses, ele pode causar problemas respiratórios e inconsciência.

Os utilizadores de Phenibut também relatam efeitos secundários adicionais relacionados com doses elevadas, incluindo pesadelos vívidos, suores nocturnos, paralisia do sono e terrores noturnos; depressão grave; depressão grave; e disfunção sexual/erétil.

De acordo com auto-relatos do usuário, sintomas de abstinência, incluindo ansiedade, insônia e depressão, são muito comuns e podem ser experimentados mesmo depois de tomá-lo por um curto período de tempo.

Não existe uma lista documentada de substâncias com as quais ele é conhecido por interagir, mas pode potenciar perigosamente outros compostos que afectem o GABA ou deprimem a respiração, incluindo benzodiazepinas, antidepressivos, opióides (tais como oxicodona e hidrocodona) ou álcool.

Considerações Finais

Para muitas pessoas, o phenibut alivia a ansiedade incapacitante e restaura a vida normal.

Outros o condenam como um farmacêutico perigoso e potencialmente viciante que é fácil de abusar.

Phenibut tem sido usado na Rússia como um tratamento médico supostamente bem sucedido há mais de 50 anos, mas tomar um medicamento sob a supervisão e monitoramento de um médico é diferente da auto-medicação.

Não há muita pesquisa disponível sobre como afeta humanos, mas estudos indicam que pode ser um tratamento medicamente correto para distúrbios relacionados à ansiedade.

À medida que o uso dele se torna mais comum, mais está sendo aprendido sobre seus muitos efeitos colaterais, sintomas de abstinência e potencial alarmante de dependência e dependência.

  • Ele tem propriedades nootrópicas significativas?

Possivelmente, mas não há pesquisa suficiente sobre como isso afeta a cognição humana para dizer com certeza.

Compartilhe: