FenilPiracetam é um poderoso racetam nootrópico, desenvolvido na Rússia para uso por cosmonautas em longas missões espaciais.
É um estimulante potente que também pode melhorar o humor, memória, cognição e até mesmo o desempenho atlético.
O fenilpiracetam é um potente estimulante sintético nootrópico que pode melhorar a memória, cognição, humor e função física.
Phenylpiracetam é uma versão modificada do piracetam desenvolvida na Academia Russa de Ciências em 1983.
Foi criado como um tratamento para o estresse prolongado experimentado por cosmonautas em missões espaciais estendidas.
Resumo do FenilPiracetam | |
---|---|
Também chamado de: | Phenotropil, Carfedon |
Tipo: | Racetam |
Bom para: | Energia; Memória; Performance Física |
Combina bem com: | Alpha GPC; CDP Choline; Centrophenoxine; Piracetam; Sulbutiamina |
Dosagem típica: | 100 a 250 mg |
Meia vida: | 3-5 horas |
Embora a pesquisa humana sobre Carfedon seja limitada a um pequeno número de estudos russos, tem sido demonstrado para ajudar a restaurar funções neurológicas e atividades de vida diária para pacientes pós-AVC, ou e melhorar a depressão, ansiedade e função cognitiva em pacientes com lesões cerebrais orgânicas.
Ele foi vendido por prescrição na Rússia sob o nome Phenotropil até 2017. A produção foi interrompida devido a conflitos entre o inventor do fenotropil Valentina Akhapkina e a empresa farmacêutica russa Valenta, que produziu o medicamento.
Uma empresa recém-formada chamada Vira Innfarm produzirá a droga no futuro.
Na América do Norte e em outras partes do mundo, o fenilpiracetam é amplamente utilizado off-label como um nootrópico, acreditado por muitos para melhorar a memória, foco, produtividade e resistência física.
Ele não foi aprovado para qualquer uso pela Food and Drug Administration dos EUA e não está regulamentado nos EUA, onde pode ser legalmente vendido e comprado.
Não pode ser legalmente vendido no Canadá, mas pode ser legalmente importado e usado lá.
O Carfedon foi banido pela Agência Mundial Antidoping devido às suas propriedades estimulantes e à sua capacidade de ajudar os utilizadores a tolerar frio extremo.
Índice do Conteúdo
Para que serve o Fenilpiracetam?
O FenilPiracetam é uma forma mais natural do Piracetam, além de ter os seus efeitos 60 vezes mais potente.
Ele tem em seus benefícios agir na cognição, raciocíni, memóra, atenção, compreensão e até mesmo desempenho atlético, melhorando a capacidade física.
O FenilPiracetam pode proporcionar muito maisbenefícios à sua saúde, veja:
Memória e Melhoria Cognitiva
Ensaios clínicos mostram que o fenilpiracetam melhorou a cognição em doentes com AVC e em doentes com lesões cerebrais orgânicas.
Embora não haja nenhuma pesquisa documentada sobre como ele afeta indivíduos jovens e saudáveis, muitos usuários relatam que isso os torna alertas, motivados e produtivos.
Alguns usuários dizem que isso melhora particularmente a memória, trazendo de volta memórias de muitos anos atrás.
Estudos em animais indicam que a substância possui propriedades anti-amnésicas.
Reforço de Energia
O Carfedon é conhecido por atuar como um psicoestimulante, um efeito que pode ser devido em parte à sua semelhança química com substâncias fenetilamina como Adderall.
A extensão do efeito energizante do fenilpiracetam em seres humanos não foi estudada, mas os testes em animais confirmam que aumenta a atividade locomotora.
Um pedido de patente de 2015 para o uso da substância como tratamento de transtorno do sono diz que testes em ratos indicaram que a capacidade do composto para combater a sonolência e melhorar a motivação é mais forte do que a do metilfenidato e anfetaminas.
Muitos auto-relatos de usuários indicam que os efeitos estimulantes do Carfedon são semelhantes aos do modafinil, diminuindo os sentimentos de fadiga e melhorando a produtividade e a fluência social.
Outros utilizadores afirmam que os seus efeitos são semelhantes aos da dextroanfetamina.
A substância está inclusa na lista de estimulantes proibidos da AMA.
Redutor de Ansiedade e Antidepressivo
Estudos em animais sugerem que a substância pode atuar como antidepressivo e ansiolítico, prevenindo a ansiedade e a resposta ao medo enquanto aumenta a locomoção e o comportamento exploratório em ratos.
Embora não existam estudos humanos documentados sobre este aspecto do Carfedon, os relatórios dos usuários confirmam que ele tem efeitos antidepressivos e anti-ansiedade significativos.
O ex-cosmonauta russo Aleksandr Serebrov, que tomou o produto durante sua viagem espacial de 197 dias, disse que foi prescrito por sua capacidade de melhorar o desempenho da mente e do corpo sob alto estresse.
Serebov descreveu a substância como um “equalizador de todo o organismo” e “excluindo completamente a impulsividade e a irritabilidade, inevitável nas condições de alta tensão nervosa do vôo espacial“.
Como Funciona
A estrutura química do Carfedon é a mesma que o piracetam, com um grupo de fenilo adicional anexado. O grupo fenil aumenta a capacidade do fenilpiracetam de dissolver em gorduras, óleos e lipídios, o que, por sua vez, pode aumentar a sua absorção dentro do corpo.“
Esta propriedade pode explicar por que o fenilpiracetam é mais potente do que o piracetam e como atravessa a barreira hematoencefálica de forma mais fácil e eficiente.
A substância é de ação rápida, detectável no cérebro dentro de 30 minutos após a ingestão. Tem uma meia-vida de 2 a 3 horas.
No cérebro, a substância possui vários mecanismos de ação, a maioria dos quais envolve estimular a produção de vários neurotransmissores.
Atua como uma ampakina, aumentando os níveis do glutamato neurotransmissor excitatório estimulando os receptores AMPA.
Esta ação está associada à melhoria da função cognitiva e pode desempenhar um papel significativo na capacidade dele de melhorar a memória, o foco e a cognição geral.
Estudos em animais demonstraram que ele também aumenta os níveis de dopamina extracelular, tanto ativando o sistema dopaminérgico quanto agindo como um inibidor da recaptação da dopamina.
A dopamina é um importante neurotransmissor associado à recompensa, motivação, memória, atenção e regulação do emoções e movimentos corporais.
Acredita-se que o aumento dos níveis de dopamina seja responsável, pelo menos em parte, pelos efeitos positivos dele na motivação, humor e foco.
A dopamina também é um precursor direto do neurotransmissor estimulador norepinefrina, que aumenta a freqüência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de gordura e açúcar no sangue.
Acredita-se que estes efeitos estejam relacionados com a capacidade de aumento de energia e resistência dele.
Como outros nootrópicos do tipo racetam, a substância também aumenta a produção de acetilcolina, às vezes referido como “o neurotransmissor de aprendizagem” porque está tão intimamente associado com todos os aspectos da cognição.
O cérebro usa colina para produzir acetilcolina e pode rapidamente esgotar suas reservas ao tomar racetams, razão pela qual a colina suplementar é geralmente sugerida para ser tomada com a substância.
Dosagem de fenilpiracetam
Uma dose típica de fenilpiracetam varia entre 100 e 250 mg por dose, tomada com as refeições, até três vezes ao dia. Não é recomendado exceder a dose máxima de 750 mg por dia.
Os novos utilizadores são aconselhados a começar na extremidade inferior da gama de doses e aumentar, se necessário.
É amplamente, mas não universalmente relatado pelos usuários que a tolerância aos efeitos dele pode se desenvolver relativamente rapidamente; os auto-relatos dos usuários sugerem que a tolerância é limitada às propriedades energizantes e físicas de resistência da substância.
Muitos usuários defendem o ciclismo do fenilpiracetam ou tomá-lo como um “booster” ocasional, conforme necessário, em vez de levá-lo continuamente.
Efeitos colaterais do fenilpiracetam
Tal como outros nootrópicos da classe racetam, há poucos efeitos secundários relatados pela suplementação desse elemento nas doses recomendadas.
O efeito colateral mais comumente relatado são dores de cabeça, que é típico da maioria dos racetams, e pode ser um sinal de que a colina adicional deve ser complementada.
Alguns usuários relatam efeitos desagradáveis no dia seguinte ao tomá-lo, incluindo irritabilidade e neblina cerebral.
Outros dizem que tomar doses elevadas de fenilpiracetam continuamente durante um período prolongado pode resultar em dificuldade para dormir, depressão e instabilidade emocional.
Considerações Finais
Ele é uma droga poderosa com uma história intrigante e uma lista impressionante de benefícios potenciais.
Originalmente desenvolvido para uso por cosmonautas soviéticos em longas viagens espaciais, é conhecido por ser um potente estimulante que pode ajudar os usuários a tolerar frio extremo.
Foi prescrito na Rússia como um tônico geral por mais de uma década, e muitos acreditam que aumentam o humor e a motivação, melhoram a memória e o foco e melhoram a cognição geral.
Suas propriedades energizantes e produtoras de estamina são intensas, de ação rápida e eficazes o suficiente para pousar na lista de estimulantes proibidos da WADA.
Muitos usuários dizem que isso lhes dá um poderoso impulso cognitivo e os torna intensamente produtivos, ferozmente focados e extremamente motivados.
Existem poucos efeitos colaterais documentados, e está prontamente disponível a preços razoáveis.
Há pouca pesquisa documentada disponível sobre como ele afeta os seres humanos, então a maioria das evidências é baseada em relatos anedóticos.
- Seus efeitos parecem variar consideravelmente de usuário para usuário.
Os auto-relatos do usuário sugerem que a tolerância a seus efeitos energizantes e de resistência física podem se desenvolver rapidamente, e embora a maioria dos usuários experimenta pouco ou nenhum efeito colateral, outros dizem que isso os deixa com uma síndrome definitiva de “dia após” que inclui letargia, irritabilidade e neblina cerebral.
Tomado de forma responsável, com muita atenção às doses recomendadas, ciclismo e combinações, o fenilpiracetam pode proporcionar um impulso físico e cognitivo significativo.