Contabilidade para médicos: obrigações e razões para contratar um profissional

Não tem mais dúvidas: a contabilidade é uma área fundamental para a gestão de qualquer empresa e, a contabilidade para médicos, não é diferente. Além de gerir todas as finanças do consultório, o profissional deve estar atento às questões fiscais e tributárias.

Imagina cuidar e prezar pelo seu paciente enquanto a parte burocrática fica nas mãos de quem entende do assunto. É aí que a contabilidade online entra em cena como uma aliada poderosa.

Neste artigo, você vai entender a importância da contabilidade para médicos e profissionais da saúde, além de entender os benefícios que esse investimento pode oferecer. Confira!

Contabilidade para médicos
Contabilidade para médicos

Importância da contabilidade para médicos

A contabilidade voltada para médicos é importante porque garante a gestão financeira eficiente de clínicas e consultórios. O contador analisa detalhadamente as despesas e receitas da empresa e elabora relatórios e demonstrações contábeis para auxiliar na tomada de decisão.

Quando um profissional decide abrir o próprio CNPJ, as obrigações fiscais e legais para manter todas as contas em dia são burocráticas e cansativas. O pior: se não for feita ou se for feita de forma errada, a empresa está sujeita a sofrer penalidades, como multas e sanções.

Mais abaixo, vamos falar sobre os benefícios de contratar um contador, mas já adiantamos que o escritório de contabilidade escolhido para esse serviço deve ser sério, responsável e experiente.

medico escrevendo

4 vantagens de contratar a contabilidade para médicos

Com a contabilidade, os profissionais da saúde têm acesso a uma variedade de benefícios que o serviço proporciona. Vamos conhecer cada um deles?

1 – Organização

Para médicos que contam com diversas fontes de renda, e isso inclui salários, honorários, investimentos e rendimentos, as finanças da empresa devem estar organizadas de forma clara e precisa. O que entrou? O que saiu?

Com as finanças organizadas, o empreendedor tem uma visão clara sobre o destino de seus investimentos e pode tomar decisões mais assertivas e informadas.

2 – Gerenciamento

Aluguel, folha de pagamento, suprimentos médicos, equipamentos, despesas. Sabe o que isso significa? Fluxo de caixa.

O contador é responsável por controlar essas contas, garantindo que a clínica tenha dinheiro o suficiente para pagar suas despesas. Imagina pensar nisso tudo e ainda assim garantir um atendimento excepcional, clientes satisfeitos, comunicação interna. Difícil para uma pessoa só, né?

medico escritorio

3 – Conformidade regulatória

O Código de Ética de Medicina determina que os profissionais devem determinar de maneira justa e digna seus honorários. E quem melhor que os contadores para ajudar com uma mãozinha? Afinal, todas as empresas devem seguir regulamentações, e essa é só um exemplo.

4 – Planejamento tributário

Como se sabe, o sistema tributário brasileiro é um regime burocrático e complexo. Existem regras e exceções para todos os tipos de empresa.

Os médicos que abrirem uma empresa precisam se enquadrar em um regime tributário específico, e o contador é a pessoa certa para isso!

Seja para abrir uma empresa ou para trocar de contabilidade, esse profissional deve estar presente para guiar os empreendedores por todas as etapas.

contabilidade

Conheça os serviços de contabilidade para médicos

Contratando um contador, os profissionais da saúde contarão com uma série de serviços, tais como:

  • Livro-caixa;
  • Certificado digital e CNPJ;
  • Regularização de clínicas e consultórios;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

E muito mais! Vale a pena conhecer e investir no serviço.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp