Com a era digital, novas profissões ligadas à internet têm surgido, e uma delas é a do influenciador. Embora muitas pessoas achem que a atividade é mero passatempo, não é verdade.
Assim como acontece em todas as profissões, o influencer precisa lidar com várias questões burocráticas, como, por exemplo, a gestão contábil do seu negócio. E quem melhor que o contador para ajudar nisso?
A contabilidade para influenciadores digitais é uma estratégia que visa facilitar o dia a dia dos blogueiros enquanto eles cuidam do gerenciamento das mídias sociais. Quer saber mais sobre esse serviço? Acompanhe a leitura!
Índice do Conteúdo
Como funciona a contabilidade para influenciadores digitais?
A contabilidade para influenciadores digitais é um serviço contábil que ajuda os influencers a ter controle sob suas finanças e cumprir com as obrigações, que incluem pagamento de impostos, declarações fiscais e tributárias, assessoria e muito mais.
A contabilidade online, recomendada para esses autônomos, faz todos os serviços que uma contabilidade tradicional faria, mas com muito mais praticidade, comodidade e, claro, flexibilidade.
Influenciador digital: PJ ou autônomo?
A escolha entre ser PJ ou autônomo deve ser considerada com base nas necessidades e faturamento do profissional. Afinal, essa decisão será um divisor de águas em relação a pagamentos de tributos.
Quando o influencer decide abrir uma empresa, isto é, um CNPJ, ele deve arcar com as responsabilidades de um regime tributário específico para negócios, no entanto, mesmo como autônomo, também deve seguir algumas diretrizes que mandam a legislação.
Entenda cada modalidade a seguir:
Influencer PJ e autônomo
No caso de influenciadores na modalidade PJ são profissionais que atuam como Pessoa Jurídica, têm acesso a um regime tributário específico e pagam impostos conforme as atividades que desempenham.
Já o profissional autônomo, atua como pessoa física. Esses são responsáveis pelo pagamento de Imposto de Renda de Pessoa Física, INSS e ISS. No carnê leão, os influencers devem pagar até 20% do INSS e 27,5% da renda total.
Tipos de empresas para influenciadores digitais
Os influenciadores que optam por abrir uma empresa devem considerar os tipos de empresa no Brasil. Uma vez escolhido o tipo de empresa e seu regime tributário, o profissional consegue entender quais impostos devem ser pagos. Entre as opções, temos:
- Microempresa (ME): neste caso, a empresa é de pequeno a médio porte. Ela tem no máximo 20 funcionários e não pode ultrapassar o faturamento anual de R$ 360 mil reais.
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): as empresas de pequeno porte, diferente do nome, são para negócios maiores. O faturamento anual não pode ultrapassar R$ 4,8 milhões, e a quantidade de funcionários não pode ultrapassar 100 pessoas.
- Empresa de Médio Porte: essa última é para negócios ainda maiores, com faturamento anual entre 4.8 milhões e R$ 300 milhões A quantidade de funcionários pode variar entre 50 a 499 pessoas, dependendo da empresa.
O auxílio do escritório de contabilidade pode ajudar (e muito) na hora de escolher o melhor tipo de empresa.
Serviços de contabilidade para influenciadores
Entre os serviços de contabilidade oferecidos para influenciadores digitais, estão:
- Planejamento financeiro e tributário;
- Organização do departamento pessoal;
- Serviços de consultoria.
A contabilidade cuida da parte burocrática enquanto o profissional cuida da parte que ele está acostumado e apto a fazer. Ao contratar esses serviços, o influencer pode ter certeza de que estará em dia com suas obrigações e, por isso, não sofrerá multas e penalizações.