Camomila: Quais os benefícios e os tipos

Com sabor fresco, o chá de camomila é -depois da água- a bebida mais consumida no mundo inteiro, tanto assim que cerca de 15 mil xícaras são consumidas por segundo. Sua rica e velha história remonta ao Oriente há uns 5.000 anos, onde era valorizado pelas propriedades medicinais e pelo efeito de bem-estar. 

beneficios da camomila

Elemento de distinção e luxo mais tarde, e portanto identificado como fator de requinte e bom gosto, hoje o chá é reconhecido em todas as regiões do planeta como um meio de prazer e deleite e, sem dúvida, o rei das infusões. Bem quentinho, agora que o inverno chegou, ou refrescante e gelado nos dias de verão, o chá é o parceiro ideal para uma tarde de relaxamento e leitura ou um lanche gostoso no meio da tarde. 

História da Camomila

Existem muitos tipos, cada um com sabores e características próprias, mas todos eles vêm de uma mesma planta que contém cafeína, a camellia sinensis. Já Infusões que não estão relacionadas com ela, como rooibos, hortelã ou camomila são obtidas de outras plantas e portanto isentas de cafeína.

Com flores semelhantes às margaridas que crescem à beira da estrada ou nos simples prados onde pasta o gado, a camomila é uma pequena erva perene conhecida desde a antiguidade. 

Muito comum na Antiga Grécia e na Roma Imperial, devido ao seu cultivo para fins medicinais, já nesses tempos era bem popular devido à sua abundância extraordinária de compostos polifenólicos, com propriedades sobretudo antioxidantes e germicidas, relaxante muscular, depressores do sistema nervoso central, eliminadores de gases intestinais e regeneradores celulares.

planta camomila

Foi por isso que a camomila tem sido utilizada não apenas como bebida desde então, mas também para finalidades inúmeras como água para aplicação tópica. O maravilhoso desta planta medicinal é que a chamomile tea benefícios pode ser tomada todos os dias, pois é perfeita para ajudar a digerir melhor os alimentos e fazer com que funcione melhor o sistema digestivo.

Benefícios medicinais da camomila

Beber apenas uma infusão de camomila diariamente ajuda a ter um estilo de vida mais saudável. Esta pequena erva está cheia de compostos virtuosos. Entre elas a apigenina, dona de propriedades indutoras de autofagia celular, -destruição de células defeituosas ou velhas- o que poderia ser preventivo contra a leucemia principalmente, entre outros tipos de câncer. Outro composto presente e que demonstrou suprimir o apetite, é a cumarina. Além de propriedades dietéticas, a cumarina possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas. 

Também a luteolina atua como antioxidante, agente na prevenção de inflamações, eliminador de radicais livres, promotor do metabolismo de carboidratos e modulador do sistema imunológico.

Já o farnesol, desinfetante eficaz contra vírus e bactérias, é um inseticida natural contra ácaros. E o nerolidol, que assim como o farnesol, é um óleo aromático utilizado em perfumaria, mas também como potencializador da penetração de medicamentos na epiderme, explicando a eficácia de muitas aplicações tópicas de infusão de camomila.

camomila

As virtudes alegadas as infusões de camomila não se baseiam apenas nos chamados compostos terpênicos e fenólicos que possui como também nos efeitos que tem no metabolismo, na flora intestinal especificamente. Ela destaca especialmente como remédio contra dores menstruais e de estômago, podendo acalmar os músculos e reduzindo espasmos.

Como um sedativo leve com efeito calmante pela sua capacidade de promover relaxamento e reduzir o estresse, uma xícara de chá de camomila antes de dormir pode ajudar a adormecer e melhorar a qualidade. Também como redutor de gases, -ou agente carminativo- principalmente pelo seu efeito relaxante.

Devido ao efeito sedativo atua como redutor de azia, porque reduz a produção de ácido gástrico que pode levar ao refluxo ácido quando em quantidades excessivas estiver presente. E melhora a saúde da pele, pois os antioxidantes presentes na camomila podem ajudar a reduzir a irritação e vermelhidão assim como a combater o envelhecimento prematuro da pele. 

Diferentes tipos

O chá, uma infusão rica em minerais e vitaminas, com sabor poderoso e pouquíssimas calorias, é uma grande fonte de nutrientes e antioxidantes. Na atualidade, através de processamentos diversos das folhas, podem ser obtidos tipos diferentes de chá, cada um com propriedades e características diferentes que podem ser classificados em quatro grupos grandes de acordo com o processo de produção devido. 

cha camomila

O tipo mais consumido é o chá verde, alcançado logo após a colheita quando as folhas são secas e enroladas e uma fonte de calor é aplicada. No chá branco apenas as folhas são secas após a colheita, não é aplicado nenhum outro processo, conseguindo que seu sabor seja o mais suave de todos. 

O chá clássico ou preto se consegue depois de -uma vez secas e maceradas as folhas- deixá-las repousar um pouco para provocar reações conhecidas como processos de oxidação e aplicar uma fonte de calor finalmente. 

O chá vermelho é feito da mesma forma que o preto, só que o tempo de maceração é menor, igual ao seu toque de amargor. E o chá matcha que resumindo é chá verde em pó brilhante muito fino. Só o processo de cultivo é um pouco diferente, e antes da colheita as plantas são cobertas para evitar a luz solar.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp