Síndrome de Haglund: o que é, como identificar e tratamento

Síndrome de Haglund é uma inflamação no calcanhar, causando dor e inchaço. Identifica-se por saliência óssea. Tratamento inclui fisioterapia, gelo e medicamentos.

Síndrome de Haglund: o que é

A Síndrome de Haglund, uma patologia ortopédica frequentemente encontrada entre os pacientes, refere-se a uma condição caracterizada pelo aumento ósseo na parte posterior do calcanhar. Esse aumento leva à irritação de tecidos moles na área, especialmente o saco bursal localizado entre o tendão de Aquiles e o osso do calcanhar. O atrito constante, seja pelo uso de calçados inadequados, técnicas de postura incorretas, ou características anatômicas individuais pode resultar em dor significativa e desconforto, afetando não apenas as atividades físicas do dia a dia mas também o bem-estar emocional do indivíduo.

Como identificar

Identificar a Síndrome de Haglund envolve uma combinação de exames clínicos e imagem. Os pacientes comumente relatam dor no calcanhar, especialmente ao toque na parte posterior do mesmo, e pode haver vermelhidão e inchaço evidentes. O uso de calçados, sobretudo os mais rígidos ou com costuras que pressionam aquela região, tende a exacerbar a dor. Durante o exame físico, o profissional de saúde pode observar a presença de um proeminente osso no calcanhar, o que pode ser melhor visualizado e confirmado por exames de imagem como raio-X, ultrassonografia ou ressonância magnética. Esses recursos diagnósticos ajudam a diferenciar a Síndrome de Haglund de outras condições com sintomas semelhantes, como bursites ou tendinopatias.

Como é feito o tratamento

O tratamento da Síndrome de Haglund visa principalmente aliviar a dor e reduzir a inflamação. As abordagens conservadoras são frequentemente a primeira linha de ação e podem incluir medidas como a aplicação de gelo, uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e realização de fisioterapia. A fisioterapia pode se concentrar em exercícios para fortalecer e alongar o tendão de Aquiles, bem como outras técnicas destinadas a reduzir a pressão sobre o calcanhar. Alterações no calçado também são essenciais, optando-se por modelos que ofereçam um melhor suporte ao arco do pé e uma almofada mais macia na região do calcanhar. Em casos onde não há melhora significativa com tratamentos conservadores, procedimentos cirúrgicos podem ser considerados. A cirurgia, geralmente, envolve a remoção do proeminente osso do calcanhar, além de tratar quaisquer tecidos moles afetados, como o saco bursal ou o tendão de Aquiles, se necessário.

Perguntas Frequentes:

Quais são os principais sintomas da Síndrome de Haglund?
Os principais sintomas incluem dor na parte posterior do calcanhar, sensibilidade ao toque naquela região, vermelhidão e possivelmente inchaço, os quais podem se agravar com a pressão exercida pelos calçados.

Qual é a causa da Síndrome de Haglund?
A causa está relacionada ao aumento ósseo na parte posterior do calcanhar, que leva à irritação e inflamação do saco bursal e do tendão de Aquiles devido ao atrito constante.

Como é diagnosticada a Síndrome de Haglund?
O diagnóstico é feito através de exame clínico e pode ser confirmado com o auxílio de exames de imagem, como raio-X, ultrassonografia ou ressonância magnética.

Quem está em risco de desenvolver a Síndrome de Haglund?
Indivíduos que utilizam frequentemente calçados rígidos ou de pressão, atletas ou aquelas com certas características anatômicas, como um alto arco do pé, estão em maior risco.

Existem exercícios específicos para pacientes com Síndrome de Haglund?
Sim, exercícios focados no fortalecimento e alongamento do tendão de Aquiles, além de técnicas para melhorar a mobilidade da área afetada, podem ser recomendados por um fisioterapeuta.

A cirurgia é sempre necessária?
Não, em muitos casos, o tratamento conservador, envolvendo terapia física, alterações no calçado e uso de medicamentos anti-inflamatórios, pode oferecer alívio significativo. A cirurgia geralmente é considerada apenas quando esses métodos não são efetivos.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp