Mitomania: o que é, características e tratamento

A Mitomania é uma condição onde a pessoa mente compulsivamente, sem benefício pessoal claro. Envolve terapia para tratar as causas psicológicas subjacentes.

Mitomania, comumente conhecida como mentira patológica ou mentira compulsiva, é um fenômeno psicológico que transcende a ocasionais mentiras brancas ou os deslizes eventuais da verdade. Este distúrbio complexo envolve uma inclinação persistente para inventar realidades, muitas vezes sem um benefício claro ou razão evidente. A seguir, exploramos as características dos mentirosos compulsivos, causas subjacentes, as consequências que enfrentam e as abordagens de tratamento disponíveis.

Características de um mentiroso compulsivo

Identificar um mentiroso compulsivo pode ser desafiador, pois eles costumam possuir habilidades notáveis de persuasão e uma capacidade invejável de contar histórias. Contudo, alguns traços e comportamentos tendem a surgir consistentemente. Essas pessoas muitas vezes relatam eventos que parecem pouco plausíveis, contraditórios ou evoluem com o tempo. Eles podem exibir uma autoestima inflada, fabricando histórias que os colocam em posições de heroísmo, inteligência ou vitimização. Perturbadoramente, mesmo quando confrontados com evidências contrárias, mantêm suas versões da verdade com uma convicção que pode confundir a mente dos outros. Essas narrativas frequentemente servem para ganhar atenção, simpatia ou admiração dos demais, embora o mentiroso compulsivo também possa se perder nas teias de suas invenções.

O que causa a mitomania

As raízes da mitomania são multifacetadas, abrangendo aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Alguns especialistas sugerem que alterações em certas áreas do cérebro podem contribuir para uma propensão à mentira compulsiva. Questões de autoestima e uma profunda necessidade de aprovação também são consideradas fatores cruciais. Traumas ou estresse na infância, como abuso ou negligência, podem predispor uma pessoa à mitomania, acreditando que a realidade alterada é um mecanismo de defesa contra a dor emocional ou uma forma de escapismo. Além disso, a mitomania pode coexistir com outros transtornos psicológicos, como transtornos de personalidade, depressão ou ansiedade, o que pode complicar a identificação das causas primordiais.

Principais consequências

A mitomania não apenas afeta o indivíduo que mente, mas também tem um impacto profundo nas relações sociais, profissionais e pessoais. A confiança, uma base fundamental das relações humanas, é erodida, deixando amigos, familiares e colegas de trabalho em uma constante incerteza quanto à veracidade das interações. Isso pode resultar em isolamento social, problemas no ambiente de trabalho e dificuldades em manter relacionamentos amorosos estáveis. A longo prazo, o mentiroso compulsivo pode enfrentar uma crise de identidade, confundido sobre o que é real e o que é fabricado em sua própria mente, levando a um possível colapso emocional ou mental.

Como é feito o tratamento

Tratar a mitomania exige uma abordagem compreensiva, decididamente paciente e multifacetada. A terapia cognitivo-comportamental mostrou-se particularmente eficaz, ajudando o indivíduo a identificar os gatilhos emocionais e cognitivos para suas mentiras, além de desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais saudável. Em casos onde coexistem outros transtornos psicológicos, pode ser necessário o uso de medicação para tratar essas condições subjacentes. O envolvimento da família e de amigos próximos em sessões de terapia pode fornecer uma rede de suporte vital, assim como grupos de apoio que oferecem espaços seguros para compartilhar experiências e estratégias de enfrentamento.

Perguntas frequentes costumam girar em torno da natureza da mitomania, suas causas, como identificar um mentiroso compulsivo e as melhores práticas para lidar com alguém que sofre desse distúrbio. Exemplo de dúvidas comuns inclui se a mitomania é hereditária, até que ponto é possível recuperar a confiança perdida em um mentiroso compulsivo, e como diferenciar a mitomania de simples mentiras casuais. Com respostas embasadas nas melhores evidências científicas e práticas clínicas disponíveis, essas questões ajudam a construir uma compreensão abrangente do distúrbio e a desmistificar muitos preconceitos associados à mentira patológica.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp