Eutanásia, ortotanásia ou distanásia: o que são e diferenças

Eutanásia é o ato de provocar morte sem dor a pedido do doente. Ortotanásia é permitir a morte natural sem medidas invasivas. Distanásia é o prolongamento artificial da vida.

**Distanásia**

Índice do Conteúdo

Distanásia

A distanásia, frequentemente referida como “obstinação terapêutica” ou “terapia fútil”, representa um prolongamento artificial da vida de pacientes em fase terminal, quando não há esperança de cura. Este procedimento médico envolve a utilização de tecnologias avançadas, como respiradores e alimentação artificial, para estender a vida do paciente, muitas vezes sem considerar a qualidade dessa vida ou os desejos do próprio indivíduo. Distanásia pode resultar em um sofrimento desnecessário para o paciente e seus familiares, além de significar um debate ético no âmbito da saúde acerca do limite das intervenções médicas. No coração desse dilema está a questão sobre até que ponto deve-se ir para manter uma vida, cuja qualidade se deteriorou irreversivelmente.

**Eutanásia**

Eutanásia

A eutanásia representa o ato de provocar a morte sem sofrimento em pacientes que enfrentam doenças incuráveis e dolorosas, visando aliviar o sofrimento em fase terminal. Este ato pode ser realizado pelo próprio médico, mediante o consentimento expresso e esclarecido do paciente ou, na impossibilidade deste, por seus familiares ou responsáveis legais. Existem diferentes tipos de eutanásia, como a ativa, onde se administra uma substância letal, e a passiva, que envolve a suspensão de tratamentos que prolongam a vida de maneira artificial. Ambos os casos levantam importantes debates éticos, legais e morais, centrados na autonomia do paciente, no direito de morrer com dignidade e nas responsabilidades dos profissionais de saúde.

**Ortotanásia**

Ortotanásia

Ortotanásia, do grego “morte correta”, refere-se à prática de não prolongar a vida de pacientes terminais por meios artificiais, permitindo uma morte natural, sem intervenções desnecessárias que apenas retardariam o inevitável. Diferentemente da eutanásia e distanásia, a ortotanásia não busca acelerar ou prolongar a morte, mas sim assegurar que o processo de morrer aconteça com a maior dignidade e o menor sofrimento possível. Trata-se de uma abordagem que enfatiza o conforto, o respeito às vontades do paciente e o apoio adequado, tanto médico quanto emocional, durante os estágios finais da vida. Este conceito tem ganhado espaço nas discussões sobre direitos dos pacientes e ética médica, refletindo uma mudança no pensamento sobre o cuidado ao fim da vida.

**Perguntas Frequentes**

Quando o tema é tão sensível e complexo quanto o fim da vida, é natural que surjam diversas dúvidas. Uma das perguntas mais comuns é sobre a legalidade da eutanásia e da ortotanásia em diferentes partes do mundo. A legalidade varia significativamente, com alguns países permitindo certas formas de eutanásia, enquanto outros proíbem completamente. A ortotanásia, por outro lado, tende a ser mais aceita, desde que esteja alinhada com os desejos do paciente e princípios de cuidados paliativos.

Outra questão frequente diz respeito à diferença entre eutanásia passiva e ortotanásia. Embora ambas envolvam a não intervenção para prolongamento artificial da vida, a eutanásia passiva pode, em alguns contextos, ser entendida como a retirada de tratamentos específicos que mantêm o paciente vivo, enquanto a ortotanásia foca em permitir uma morte natural, sem iniciar ou continuar tratamentos ineficazes.

Muitos também questionam como expressar seus desejos sobre o fim da vida, especialmente em contextos clínicos. A resposta envolve a elaboração de diretivas antecipadas de vontade, também conhecidas como testamentos vitais, onde o indivíduo pode especificar os tipos de tratamentos que gostaria ou não de receber em uma situação terminal.

A diferença entre distanásia e as demais práticas relacionadas ao fim da vida é outra área comum de inquirição. Fundamentalmente, distanásia é vista de maneira negativa, como um esforço para estender a vida de maneira artificial, sem benefício claro para o paciente, contrastando com a busca por uma morte digna e sem sofrimento que caracteriza tanto a eutanásia quanto a ortotanásia.

Essas reflexões e discussões são cruciais para promover uma compreensão mais profunda sobre o cuidado ao fim da vida, respeitando os desejos do paciente, a ética médica e os limites da intervenção.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp