Chatos (piolhos pubianos): o que é, sintomas e tratamento

Chatos são piolhos pubianos que causam coceira intensa. Sintomas incluem pequenas picadas na pele. O tratamento envolve loções ou shampoos específicos.

**Chatos (piolhos pubianos): o que é, sintomas e tratamento**

Os chatos, conhecidos cientificamente como Pthirus pubis, são parasitas minúsculos que habitam a região pubiana, se alimentando de sangue humano. Diferentemente de piolhos que infectam outras áreas do corpo, os chatos possuem uma predileção pela região genital devido à temperatura e condições ideais para sua proliferação. Este artigo é dedicado a esclarecer detalhes importantes sobre os chatos, abrangendo desde os principais sintomas até métodos de prevenção e tratamento.

Principais sintomas

Os sintomas da infestação por chatos são bastante particulares. A presença desses parasitas na região pubiana geralmente causa intensa coceira, sendo este o sinal mais comum e incômodo. A irritação e a coceira são provocadas pela saliva do parasita, que é injetada na pele no momento da picada. Pode-se notar também sinais de pequenas picadas ou manchas azuladas na pele, resultantes da reação ao alimentar-se de sangue. Em casos de infestações graves, é possível observar os próprios chatos ou suas lêndeas (ovos) aderidos aos pelos pubianos. Em indivíduos com pele sensível, a área afetada pode apresentar vermelhidão e inchaço.

Como se pega

A transmissão dos chatos ocorre principalmente por contato direto pele a pele com uma pessoa já infestada. O contato íntimo, como durante as relações sexuais, é o meio mais comum de se contrair chatos. Embora menos frequente, é possível adquirir a infestação compartilhando roupas, toalhas ou roupas de cama com alguém que esteja infestado. Vale ressaltar que os chatos não conseguem voar ou saltar, logo, o contágio por meio de assentos sanitários e outros objetos é extremamente raro.

Como é feito o tratamento

O tratamento dos chatos é relativamente simples e eficaz. Medicamentos tópicos, como loções ou cremes inseticidas, são comumente prescritos para eliminar os parasitas. Estes produtos contêm substâncias que são letais para os chatos e suas lêndeas, devendo ser aplicados diretamente na região afetada conforme as instruções do fabricante ou do profissional de saúde. Em alguns casos, pode ser necessário aplicar o medicamento no corpo todo. É fundamental tratar todos os parceiros sexuais simultaneamente para evitar reinfestações. Além do tratamento farmacológico, recomenda-se lavar roupas, toalhas e roupa de cama em água quente para matar quaisquer parasitas ou lêndeas presentes.

Como prevenir

A prevenção dos chatos se concentra, sobretudo, na minimização do risco de exposição aos parasitas. Manter uma higiene pessoal adequada, embora importante, não impede a infestação por chatos, já que estes se espalham principalmente pelo contato direto com uma pessoa infestada. Deste modo, evitar relações sexuais ou contato íntimo com indivíduos infestados é a forma mais eficaz de prevenção. O uso de preservativos pode não proteger totalmente contra os chatos, visto que o contato pele a pele na região genital ainda pode ocorrer. Manter comunicação aberta com parceiros sexuais sobre infestações passadas ou atuais e inspecionar regularmente a região pubiana em busca de sinais de chatos também são medidas preventivas úteis.

**Perguntas frequentes**

1. **Os chatos podem viver em outras partes do corpo?**
Os chatos preferencialmente habitam a região pubiana, mas podem, em raros casos, ser encontrados em outras áreas com pelos, como axilas, cílios e barba.

2. **É possível pegar chatos ao usar banheiros públicos?**
A transmissão dos chatos por meio de assentos sanitários é extremamente rara, devido à necessidade de contato direto e à pouca sobrevivência dos parasitas longe do hospedeiro humano.

3. **Os chatos indicam falta de higiene?**
Nenhuma relação direta existe entre a infestação por chatos e a higiene pessoal. Os chatos são parasitas que se espalham pelo contato íntimo, independentemente das práticas de higiene do indivíduo.

4. **Crianças podem pegar chatos?**
Sim, crianças também podem contrair chatos, principalmente através do contato direto com um indivíduo infestado ou pelo compartilhamento de roupas e toalhas. É importante enfatizar que, em crianças, a presença de chatos pode requerer investigação adicional para excluir possíveis situações de abuso.

5. **A depilação elimina o risco de pegar chatos?**
Embora a depilação possa reduzir o risco de contrair chatos, por eliminar o ambiente onde eles vivem e se reproduzem, não é uma garantia total de prevenção. O contato direto com uma pessoa infestada pode ainda resultar em infestação.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp