Infecção por Shigella: sintomas, como acontece e tratamento

A infecção por Shigella causa diarreia, febre e cólicas. É transmitida via fecal-oral. O tratamento geralmente inclui hidratação e, em casos graves, antibióticos.

**Infecção por Shigella: sintomas, como acontece e tratamento**

A infecção por *Shigella* é uma doença de transmissão fecal-oral que resulta em um quadro de diarreia aguda, podendo variar de formas leves até casos graves com complicações significativas. É causada por uma bactéria pertencente ao gênero *Shigella*, composto por várias espécies. Este artigo visa descrever os sintomas associados à infecção, como confirmar o diagnóstico, o mecanismo de infecção, as opções de tratamento disponíveis e medidas preventivas.

Principais sintomas

A infecção por *Shigella* apresenta um espectro de sintomas que variam de acordo com a severidade da infecção. Os sintomas mais comuns incluem diarreia (que pode ser sanguinolenta), febre, cólicas estomacais e, em alguns casos, náuseas e vômitos. A diarreia sanguinolenta é uma característica notável que distingue a disenteria, forma grave da doença, causada por algumas espécies de *Shigella*, especialmente *Shigella dysenteriae*. A desidratação pode ocorrer rapidamente, especialmente em jovens, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido, exigindo atenção médica imediata.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de uma infecção por *Shigella* é confirmado predominantemente através da análise laboratorial de uma amostra de fezes do paciente. O uso de cultura de fezes permite identificar a presença da bactéria e determinar sua sensibilidade a diferentes antibióticos, o que é crucial para o tratamento direcionado. Testes moleculares, como a reação em cadeia da polimerase (PCR), também podem ser utilizados, oferecendo resultados rápidos e precisos. Em cenários de surtos, essas técnicas são essenciais para identificar a fonte e implementar medidas de controle.

Como acontece a infecção

A transmissão da *Shigella* ocorre principalmente através da contaminação fecal-oral, onde microrganismos presentes nas fezes de uma pessoa infectada são inadvertidamente ingeridos por outra. Isso pode acontecer por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados, contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, cuidadores ao trocar fraldas) ou toque em superfícies contaminadas. A baixa dose infecciosa da *Shigella* significa que a ingestão de poucas bactérias é suficiente para causar a doença, facilitando sua propagação em condições de higiene precárias.

Tratamento para infecção por Shigella sp.

O tratamento da infecção por *Shigella* geralmente envolve manter uma boa hidratação, repouso e, em alguns casos, a administração de antibióticos. O uso de antibióticos é orientado de acordo com os resultados dos testes de sensibilidade, dada a crescente resistência das bactérias a várias classes de antibióticos. Medidas de suporte, como a reposição de fluídos e eletrólitos por via oral ou intravenosa, são fundamentais para prevenir a desidratação. Em situações de diarreia grave, medicamentos antidiarreicos podem ser contraindicados, pois podem agravar a condição ao desacelerar a eliminação da bactéria.

Como prevenir

Prevenir a infecção por *Shigella* envolve medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, especialmente depois de usar o banheiro, antes de comer ou preparar alimentos. É crucial garantir que os alimentos sejam devidamente cozidos e que a água seja segura para beber, aplicando métodos de purificação quando necessário. Em ambientes coletivos, como escolas e creches, a limpeza rigorosa de superfícies e a promoção de práticas de higiene pessoal são essenciais para controlar a disseminação. A vigilância sanitária e a educação em saúde pública desempenham papéis importantes na prevenção de surtos da doença.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp