Constelação familiar: o que é, para que serve (e como funciona)

Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica que explora dinâmicas ocultas em relações familiares para resolver conflitos e fortalecer vínculos.

A Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica que vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento dentro da comunidade psicoterapêutica e entre aqueles que buscam o autoconhecimento e a resolução de conflitos pessoais ou familiares. Criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a técnica se baseia na ideia de que muitas das dificuldades e problemas individuais têm raízes nos sistemas familiares a que pertencemos. Por meio dela, é possível identificar e solucionar conflitos e padrões comportamentais que nos limitam, gerando uma profunda compreensão de nossos relacionamentos familiares e de como eles influenciam nossa vida atual.

Para que serve

A Constelação Familiar serve a uma variedade de propósitos terapêuticos e pessoais, podendo beneficiar indivíduos que enfrentam conflitos internos, problemas de relacionamento, questões emocionais, e muito mais. Sua aplicabilidade é vasta, proporcionando insights profundos sobre a dinâmica familiar e pessoal.

Um dos principais objetivos da Constelação Familiar é revelar dinâmicas ocultas dentro da família que podem estar impactando a vida do indivíduo de maneiras negativas. Este método permite que sejam observados padrões de comportamento, emoções reprimidas e lealdades invisíveis que atravessam gerações. Ao trazer estas dinâmicas à luz, a Constelação Familiar oferece a oportunidade para que sejam trabalhadas e transformadas.

Essa abordagem é particularmente benéfica para aqueles que se sentem presos em padrões repetitivos de comportamento ou em ciclos de relações problemáticas, sem compreender plenamente o motivo desses padrões. Ao identificar as origens dessas dinâmicas no contexto familiar mais amplo, a Constelação Familiar fornece a chave para a resolução e a cura.

Além disso, ela é utilizada para tratar uma ampla gama de questões, desde problemas de saúde, dificuldades financeiras, até desafios profissionais. Isso se deve à compreensão de que muitos desses problemas podem ser reflexos de desequilíbrios e traumas no sistema familiar.

Como funciona a terapia

A terapia de Constelação Familiar é geralmente realizada em grupo, embora também possa ser realizada individualmente, com o uso de bonecos ou figuras representativas. Durante uma sessão de grupo, o facilitador, que conduz a sessão, convida o participante que trouxe uma questão para ser trabalhada a escolher entre os presentes representantes para sua família. Estes representantes são então posicionados em um espaço de forma que reflitam as relações e as percepções do participante em relação a sua família.

Uma vez que os representantes são posicionados, uma dinâmica fascinante começa a se desdobrar. Os representantes, mesmo sem conhecer previamente a história do participante, muitas vezes começam a expressar sentimentos, sensações e atitudes que correspondem às dos membros da família que eles estão representando. Esse fenômeno, conhecido como “campo mórfico” ou “campo de ressonância familiar”, é central para a terapia de Constelação Familiar.

O facilitador então trabalha com essas dinâmicas emergentes, propondo movimentos ou declarações de cura que podem ajudar a redirecionar as relações e os fluxos de amor de maneira mais harmoniosa dentro do sistema familiar. Esse processo pode trazer à tona emoções profundas e insights significativos, permitindo que o participante veja sua situação sob uma nova luz e encontre novas formas de se relacionar com sua família e consigo mesmo.

Importante destacar que a eficácia da Constelação Familiar está no seu poder de trazer à consciência aspectos do sistema familiar que estavam ocultos, o que por si só pode promover a cura. É um processo respeitoso, que honra as histórias individuais e coletivas, e busca restabelecer o equilíbrio e a harmonia nos sistemas familiares.

Através deste método, indivíduos são capazes de se libertar de cargas emocionais intensas, resolverem conflitos internos e externos, e moverem-se em direção a uma vida mais plena e satisfatória.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp