Calvície na mulher: sintomas, causas e tratamento

Calvície feminina causa rarefação dos fios, principalmente no topo da cabeça. Hormônios, genética e estresse influenciam. Tratamentos incluem medicamentos e terapias capilares.

A calvície nas mulheres, também conhecida como alopecia feminina, é uma realidade que afeta a autoestima e a qualidade de vida de muitas. Ao contrário do que se possa pensar, não é uma condição exclusivamente masculina e pode apresentar-se de diferentes formas nas mulheres. É importante reconhecer seus sintomas, causas e tratamentos disponíveis. Vamos explorar esses aspectos detalhadamente.

Principais sintomas

A calvície na mulher pode ser sutil no início e, por vezes, difícil de identificar. Um dos principais sintomas é a perda gradual de cabelo na parte superior da cabeça, que pode começar com um alargamento da linha de separação do cabelo. Ao contrário dos homens, as mulheres raramente ficam completamente calvas, mas podem notar um afinamento significativo dos fios. Outro sintoma comum é a perda de volume capilar, fazendo com que os penteados já não fiquem como antes. Além disso, algumas mulheres podem experimentar coceira ou irritação no couro cabeludo antes ou durante o processo de afinamento dos fios.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da calvície em mulheres inicia-se com uma consulta detalhada, na qual o médico irá questionar sobre o histórico médico, a dieta, o uso de medicamentos e o padrão de perda de cabelo. Exames físicos serão realizados para observar o padrão de perda capilar. Testes sanguíneos podem ser solicitados para descartar causas como desequilíbrio hormonal, deficiência de ferro ou problemas de tireoide. Em alguns casos, uma biópsia do couro cabeludo é realizada para examinar a saúde dos folículos capilares. Técnicas de imagem, como a tricoscopia, também ajudam na avaliação do estado do couro cabeludo e dos folículos.

Principais causas

A calvície nas mulheres pode ser desencadeada por diversos fatores. Entre eles, desequilíbrios hormonais são comuns, especialmente alterações relacionadas à menopausa, gravidez, ou síndrome do ovário policístico (SOP). O estresse físico ou emocional intenso também pode provocar a queda de cabelo. Condições de saúde como anemia, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, e deficiências nutricionais, como a falta de ferro, vitaminas ou minerais, também estão entre as causas. O estilo de vida, incluindo dietas rígidas, uso de produtos químicos agressivos no cabelo ou penteados que puxam muito os fios, pode contribuir para o problema.

Tratamento da calvície na mulher

O tratamento para calvície na mulher depende da causa subjacente. Em casos relacionados a desequilíbrios hormonais, a terapia hormonal pode ser recomendada. O minoxidil tópico, aprovado pela FDA, é frequentemente prescrito e pode ajudar a retardar a queda de cabelo e estimular o crescimento de novos fios. Outras opções de tratamento incluem procedimentos de restauração capilar, como transplantes de cabelo, ou terapias de luz laser. Os suplementos nutricionais podem ser indicados para corrigir qualquer deficiência. Além disso, aconselhamento psicológico pode ser benéfico para lidar com o impacto emocional da perda de cabelo. A escolha do tratamento depende de uma avaliação cuidadosa por parte de um médico especialista, que considerará todas as variáveis envolvidas para oferecer a melhor abordagem terapêutica à paciente.

A calvície na mulher é uma condição com nuances diversificadas e, como tal, exige uma abordagem multifacetada. Reconhecer os sinais precoces, buscar diagnóstico adequado e seguir um plano de tratamento personalizado são passos cruciais para lidar com a condição e recuperar não apenas o cabelo perdido mas também a confiança e o bem-estar.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp