Vassourinha-doce: para que serve e como fazer o chá

A Vassourinha-doce é uma planta medicinal que possui propriedades diuréticas e expectorantes. O chá feito a partir de suas folhas é utilizado para ajudar no tratamento de problemas urinários e respiratórios. Experimente essa infusão deliciosa e aproveite seus benefícios!

Introdução

A vassourinha-doce, também conhecida como bacupari, é uma planta medicinal originária da Amazônia. Seu nome científico é Strychnos pseudoquina, e ela pertence à família das loganiáceas. Seu uso como chá tem se popularizado cada vez mais, devido às suas propriedades terapêuticas. Neste artigo, vamos explorar para que serve a vassourinha-doce e como preparar o chá a partir desta planta.

Propriedades da vassourinha-doce

A vassourinha-doce possui propriedades medicinais que a tornam uma excelente opção para tratamentos naturais. Entre as principais propriedades, destacam-se:

1. Analgésica: O chá de vassourinha-doce tem a capacidade de aliviar dores de diferentes tipos, devido às substâncias presentes na planta que possuem ação analgésica.

2. Anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da vassourinha-doce auxilia no tratamento de inflamações e redução do inchaço, sendo especialmente útil em casos de artrite e dores articulares.

3. Antirreumática: Por possuir propriedades antirreumáticas, o chá de vassourinha-doce pode ser usado para aliviar os sintomas da artrite reumatoide e outras doenças reumáticas.

4. Digestiva: A vassourinha-doce também atua como estimulante digestivo, auxiliando no processo de digestão e aliviando desconfortos estomacais, como gases e azia.

5. Diurética: O chá feito com vassourinha-doce possui ação diurética, aumentando a produção de urina e auxiliando na eliminação de toxinas pelo organismo.

Preparo do chá de vassourinha-doce

Agora que já conhecemos as propriedades terapêuticas da vassourinha-doce, é possível aproveitar seus benefícios através do chá. Veja a seguir como preparar corretamente:

1. Ingredientes necessários: Para fazer o chá de vassourinha-doce, você precisará dos seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de folhas secas de vassourinha-doce, 1 xícara de água e mel (opcional) para adoçar.

2. Preparo: Comece colocando a água para ferver em uma panela. Assim que a água atingir o ponto de fervura, adicione as folhas secas de vassourinha-doce. Deixe a mistura cozinhar por aproximadamente 5 minutos.

3. Infusão: Após os 5 minutos, desligue o fogo e tampe a panela, deixando o chá em infusão por mais 10 minutos. Durante esse período, as propriedades terapêuticas da planta serão liberadas na água.

4. Coagem e adoçar: Passado o tempo de infusão, coe o chá para retirar as folhas e resíduos. Se preferir, adicione mel para adoçar o chá, se necessário.

5. Consumo: O chá de vassourinha-doce pode ser consumido quente ou frio, de acordo com a sua preferência. Recomenda-se ingerir até 3 xícaras por dia, preferencialmente entre as refeições.

Contraindicações e cuidados

Apesar dos benefícios da vassourinha-doce, é importante destacar que o seu consumo deve ser realizado com alguns cuidados. Veja a seguir as principais contraindicações:

1. Gravidez e lactação: Mulheres grávidas ou em período de amamentação devem evitar o consumo do chá de vassourinha-doce, pois pode apresentar riscos para o desenvolvimento fetal.

2. Hipertensão: Pessoas com pressão arterial elevada devem evitar o consumo do chá, pois a planta pode interferir na pressão sanguínea.

3. Interações medicamentosas: É importante destacar que a vassourinha-doce pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes e anti-hipertensivos. Portanto, é fundamental consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá.

Além disso, é essencial respeitar a dosagem recomendada e não exagerar no consumo do chá, pois altas doses podem causar efeitos adversos.

Considerações finais

A vassourinha-doce é uma planta medicinal com propriedades terapêuticas importantes, sendo utilizada principalmente na forma de chá. Seus benefícios analgésicos, anti-inflamatórios, antirreumáticos, digestivos e diuréticos tornam o chá de vassourinha-doce uma opção natural para o tratamento de diversas condições de saúde.

No entanto, é fundamental ter alguns cuidados ao consumir o chá, como evitar seu uso durante a gravidez e lactação, além de consultar um médico em casos de hipertensão e uso de medicamentos. Seguindo as recomendações corretamente, é possível desfrutar dos benefícios dessa planta medicinal de forma segura e eficaz.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp