8 remédios caseiros para eliminar calos

Descubra eficazes remédios caseiros para eliminar calos, incluindo esfoliantes naturais, vinagre de maçã e óleos essenciais, e volte a ter pés macios e livres de desconforto.

1. Esfoliante de farinha de milho e óleo de amêndoa

Uma maneira eficaz de eliminar calos é utilizando um esfoliante natural feito com farinha de milho e óleo de amêndoa. A farinha de milho possui propriedades esfoliantes, enquanto o óleo de amêndoa é hidratante e nutritivo para a pele. Para preparar esse esfoliante, misture uma colher de sopa de farinha de milho com uma colher de sopa de óleo de amêndoa, até formar uma pasta. Aplique essa mistura sobre os calos, realizando movimentos circulares por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, enxágue com água morna e seque bem os pés. Repita esse procedimento duas vezes por semana para obter melhores resultados.

2. Creme de limão e patchouli

Outro remédio caseiro eficaz para eliminar calos é a utilização de um creme feito com limão e patchouli. O limão possui propriedades adstringentes e clareadoras, enquanto o patchouli possui ação anti-inflamatória e regeneradora. Para preparar esse creme, misture uma colher de sopa de suco de limão com algumas gotas de óleo essencial de patchouli. Aplique essa mistura sobre os calos, massageando suavemente por alguns minutos. Deixe agir por 15 minutos e em seguida enxágue com água morna. Repita esse procedimento diariamente até notar melhorias na condição dos calos.

3. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã também é um excelente remédio caseiro para eliminar calos. O ácido acético presente no vinagre de maçã possui propriedades esfoliantes, que ajudam a amolecer e remover os calos. Para utilizá-lo, mergulhe uma bola de algodão em vinagre de maçã e aplique diretamente sobre os calos. Cubra com uma bandagem e deixe agir durante a noite. Na manhã seguinte, remova a bandagem e lave a área com água morna. Repita esse procedimento diariamente até notar melhorias significativas.

4. Chá de camomila

A camomila possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo uma ótima opção para tratar os calos. Prepare um chá de camomila concentrado e deixe esfriar. Em seguida, mergulhe os pés nesse chá por aproximadamente 20 minutos. A camomila ajudará a suavizar os calos e aliviar o desconforto causado por eles. Repita esse procedimento duas vezes por semana para obter melhores resultados.

5. Escalda pés com sais de Epsom

Os sais de Epsom possuem propriedades desintoxicantes e relaxantes, sendo muito eficazes no tratamento dos calos. Prepare uma bacia com água morna e adicione uma xícara de sais de Epsom. Mergulhe os pés nessa solução por 15 minutos, massageando suavemente os calos. Os sais de Epsom ajudarão a amolecer e remover os calos, além de promover uma sensação de relaxamento. Repita esse procedimento duas vezes por semana para obter melhores resultados.

6. Solução de bicarbonato de sódio

Uma solução de bicarbonato de sódio também pode ser utilizada para eliminar calos de forma natural. O bicarbonato de sódio possui propriedades esfoliantes e antibacterianas, que ajudam a suavizar e remover os calos. Dissolva uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em água morna e mergulhe os pés nessa solução por 15 minutos. Após esse período, esfregue suavemente os calos com uma escova ou uma pedra-pomes. Enxágue e seque bem os pés. Repita esse procedimento uma vez por semana para obter melhores resultados.

7. Pasta de limão e ácido acetilsalicílico

Uma pasta feita com limão e ácido acetilsalicílico também pode ser uma opção eficaz para eliminar calos. O ácido cítrico presente no limão ajuda a suavizar a pele, enquanto o ácido acetilsalicílico possui propriedades cicatrizantes. Para preparar essa pasta, esprema o suco de meio limão em um recipiente e adicione 2 comprimidos de ácido acetilsalicílico triturados. Misture bem até formar uma pasta homogênea. Aplique essa pasta sobre os calos, cubra com uma bandagem e deixe agir por 30 minutos. Enxágue com água morna e repita esse procedimento duas vezes por semana.

8. Óleo de rícino

O óleo de rícino é conhecido por suas propriedades hidratantes e emolientes, sendo um ótimo aliado no tratamento dos calos. Aplique o óleo de rícino diretamente sobre os calos, massageando suavemente a região. Deixe agir durante a noite e, pela manhã, lave a área com água morna. Repita esse procedimento diariamente para obter melhores resultados.

Esses são alguns remédios caseiros que podem ajudar na eliminação dos calos. Lembre-se de consultar um dermatologista se os calos persistirem ou se você tiver algum problema de saúde relacionado aos pés. Cuide dos seus pés e desfrute de uma pele macia e livre de calos.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp