Fel da terra: para que serve (e como fazer o chá)

O Fel da Terra é uma planta medicinal cujo chá é utilizado para auxiliar em problemas digestivos e atuar como calmante natural. Saiba como prepará-lo!

Propriedades do fel-da-terra

O fel-da-terra, cujo nome científico é Euphorbia tirucalli, é uma planta nativa da África que pertence à família Euphorbiaceae. Conhecido também como colar-de-pérolas, candelabro ou lápis-lazúli, o fel-da-terra é utilizado tanto na medicina tradicional quanto na jardinagem devido às suas propriedades medicinais e ornamentais.

Efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes

Uma das propriedades mais notáveis do fel-da-terra é a sua capacidade de agir como anti-inflamatório e cicatrizante. Estudos científicos têm demonstrado que essa planta possui substâncias químicas com propriedades antimicrobianas e antioxidantes, capazes de reduzir processos inflamatórios e promover a cicatrização de feridas.

Tratamento de úlceras e feridas cutâneas

Devido às suas propriedades cicatrizantes, o fel-da-terra tem sido utilizado no tratamento de úlceras e feridas cutâneas. A aplicação tópica do suco ou extrato da planta pode acelerar a regeneração dos tecidos, reduzir a inflamação e eliminar microorganismos causadores de infecções.

Alívio de queimaduras

Outro benefício do fel-da-terra é o alívio de queimaduras, especialmente as causadas por exposição solar. A aplicação tópica do suco da planta pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação, além de promover a regeneração da pele danificada.

Tratamento de problemas respiratórios

O fel-da-terra também tem sido usado no tratamento de problemas respiratórios, como asma e bronquite. Suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a reduzir a inflamação das vias aéreas e melhorar a respiração. No entanto, é importante ressaltar que o uso medicinal do fel-da-terra deve ser sempre consultado com um profissional de saúde.

Como fazer o chá de fel-da-terra

Para aproveitar os benefícios medicinais do fel-da-terra, uma opção é preparar um chá. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

1. Separe cerca de 10 gramas de folhas de fel-da-terra.

2. Lave as folhas em água corrente e deixe-as secar ao ar livre.

3. Após secas, pique-as em pedaços pequenos.

4. Ferva 500 ml de água em uma panela.

5. Adicione as folhas picadas na água fervente e deixe ferver por mais 5 minutos.

6. Desligue o fogo e deixe o chá descansar por cerca de 10 minutos.

7. Coe o chá para remover as folhas e beba enquanto estiver morno.

É importante ressaltar que o consumo do chá de fel-da-terra deve ser moderado e não é indicado para mulheres grávidas, lactantes e indivíduos com problemas digestivos graves. Sempre consulte um profissional de saúde antes de utilizar qualquer planta com finalidade medicinal.

Em resumo, o fel-da-terra é uma planta com diversas propriedades benéficas para a saúde humana. Suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes tornam-no uma opção natural para o tratamento de feridas, úlceras e queimaduras. Além disso, seu uso tradicional no tratamento de problemas respiratórios também tem sido explorado. No entanto, é importante utilizar essa planta com cautela e sempre buscar orientação profissional.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp