Lazer em casa: dicas do que fazer

Tantos são os exemplos práticos e os estudos científicos que é impossível contestar a importância da diversão na vida adulta. Reservar algum tempo para deixar de lado as preocupações pode significar a diferença entre enfrentar com tranquilidade os desafios do cotidiano, ou se deixar vencer por apatia ou desânimo.

grupo lazer

A boa notícia é que esse brincar pode ser feito no conforto de casa, utilizando curtos momentos livres ou o final de semana.  Nessa abordagem, comentaremos sobre as diversões que exigem unicamente as pessoas, tais como mímica e adivinhação; e os que utilizam apetrechos, a exemplo de jogos de tabuleiro.

Nossa casa já se mostra bom home office, logo, pode muito bem ser excelente “fun house”, a começar com a diversão por Mímica. A brincadeira pode ser praticada por duas pessoas ou grupos. Com gestos e sem utilizar palavras, a persona do jogo tenta revelar qual ou quais as palavras que quer transmitir e pode incrementar a brincadeira apontando para objetos.

Quanto à adivinhação, a mais simples é “O Que É”. Você pergunta, por exemplo, “o que você só dá a quem tem?”. Para adivinhar a resposta (neste caso, é “razão”), os participantes fazem perguntas que só podem ser respondidas com “sim” ou “não”. Versões de adivinhação há às dezenas e uma delas é especialmente instigante. Veja só como é interessante.

Uma pessoa sai do ambiente e, ao retornar, deverá descobrir o que aconteceu enquanto estava ausente. Para tanto, fará perguntas que, igualmente, só poderão ser respondidas com “sim” ou “não” e por todos os participantes ao mesmo tempo. Na verdade, não aconteceu absolutamente nada durante a ausência do participante — ele é quem criará a história, a partir das respostas que extrairá dos participantes.

Os participantes combinam entre si os termos-chave que provocarão a resposta “sim” ou “não”. Por exemplo, vamos convencionar o uso de feminino (sim) e masculino (não). Se a pergunta for “o que aconteceu envolve a participação de mulher?”, todos ao mesmo tempo responderão “sim”. “A pessoa utilizou algum apetrecho?” A resposta será “não”, porque apetrecho é palavra do gênero masculino.

Sobre os jogos de tabuleiro, há os muito conhecidos e outros, nem tanto.  É o caso do Jogo da Vida. De forma emocionante e divertida, esse jogo simula situações da vida real, desde um passeio até a escolha de profissões. Ao jogar o dado que determina quantas casas serão percorridas no tabuleiro, você precisará de sorte para evitar prejuízos e até para não ser abduzido por extraterrestre.

manos sujetando vinilos decorativos flat lay

O jogo de tabuleiro “Azul, embora não tão famoso, é ideal para envolver toda a família ou grupo de amigos. Tem por objetivo a criação de obra de arte em azulejos, conforme a tradição portuguesa originada no século XVI. O jogo consiste em série de rodadas para que os jogadores escolham azulejos da piscina central e os coloquem nos tabuleiros.

O que torna “Azul” instigante é a mecânica de seleção e colocação dos azulejos. Os jogadores precisam equilibrar a escolha de azulejos para complementar seus padrões peculiares, além de tentar bloquear os oponentes. A estratégia envolve grande empenho, pois escolher azulejos errados pode levar a penalidades.

Índice do Conteúdo

Ciberdiversão

Se você aprecia plataformas de entretenimento virtual, existem diversos jogos em alta, especialmente, de cartas e tabuleiro. Os clássicos estão em alta e ganharam uma nova vida com a transformação digital.

Uma das modalidades que mais cresceu foi o poker, que em 2010 ganhou status de esporte da mente, juntando-se ao xadrez e as damas. No mundo digital, diversas plataformas especializadas oferecem partidas simples e campeonatos completos, além de conteúdos educativos relacionados com o jogo. O hábito de jogar poker está cada vez mais consolidado entre os internautas brasileiros. 

O xadrez é outro jogo que conseguiu replicar na web o sucesso do mundo real. Diversos sites especializados oferecem partidas contra a inteligência artificial e adversários reais, além de campeonatos com profissionais renomados. Além da diversão, as plataformas oferecem conteúdo didático sobre a modalidade, como as principais aberturas e fechamentos de partida. Afinal, assim como o poker, para alcançar o sucesso no xadrez é preciso estudar e conhecer cada detalhe do jogo.

São incontáveis as brincadeiras e jogos para desfrutar em casa, sejam aqueles apenas divertidos ou os indutores de exercícios mentais úteis, como a capacidade estratégica. Sem exceção, todos eles desembocam em mesmo caudal — o estímulo à convivência e o fortalecimento de vínculos.

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp