Fenofibrato

Fenofibrato é um medicamento que age reduzindo o colesterol e os triglicerídeos no sangue. É indicado para o tratamento de hipertrigliceridemia e dislipidemia.

Indicações do Fenofibrato

O fenofibrato é um medicamento utilizado no tratamento de doenças relacionadas ao aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Sua ação se dá através da diminuição da produção de lipídios pelo fígado e aumento da eliminação dessas substâncias pelo organismo.

Este medicamento é indicado principalmente para pacientes que apresentam hipertrigliceridemia isolada, ou seja, elevação dos níveis de triglicerídeos acima do valor de referência. Além disso, o fenofibrato também pode ser utilizado no tratamento da hipercolesterolemia, quando o colesterol total e o colesterol LDL (mau colesterol) estão aumentados.

Preço do Fenofibrato

O preço do fenofibrato pode variar de acordo com o laboratório fabricante, a quantidade de comprimidos por caixa e a dosagem do medicamento prescrita pelo médico. Em média, uma caixa contendo 30 comprimidos de 160 mg pode ser encontrada por valores entre R$ 30,00 e R$ 50,00.

É importante ressaltar que o preço do medicamento pode variar de uma farmácia para outra e também depende da região onde é adquirido. Por isso, é sempre recomendado pesquisar e comparar os preços antes de efetuar a compra.

Modo de uso do Fenofibrato

O fenofibrato é administrado por via oral, geralmente uma vez ao dia, com um copo de água, durante ou após as refeições. A dose recomendada varia de acordo com a indicação médica e a necessidade de cada paciente.

É importante seguir corretamente as orientações do médico e respeitar a dose prescrita. Caso ocorra esquecimento da dose, deve-se tomar a medicação assim que lembrar, porém, se estiver próximo do horário de administração da próxima dose, é indicado pular a dose esquecida e seguir o esquema regular de uso. Nunca se deve tomar uma dose duplicada para compensar a esquecida.

Efeitos colaterais do Fenofibrato

Assim como qualquer medicamento, o fenofibrato pode apresentar efeitos colaterais em alguns pacientes. Os efeitos mais comuns incluem dor abdominal, desconforto gastrointestinal, náuseas, vômitos e diarreia. Em casos mais raros, podem ocorrer reações alérgicas, como urticária, coceira, inchaço da face, lábios, língua ou garganta, dificuldade para respirar e alterações no fígado, que podem ser identificadas por meio de alterações nos exames laboratoriais.

Caso ocorra algum efeito colateral durante o uso do fenofibrato, é importante procurar um médico para avaliar a gravidade e a necessidade de ajuste no tratamento.

Contraindicações do Fenofibrato

O fenofibrato é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula do medicamento, doença no fígado em estágio avançado, doença nos rins, disfunção da vesícula biliar, pancreatite (inflamação do pâncreas) e para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, é importante informar ao médico sobre outras condições de saúde, medicamentos em uso e histórico de alergias antes de iniciar o tratamento com fenofibrato, pois algumas interações medicamentosas podem ocorrer, impossibilitando o uso seguro desta medicação. O profissional de saúde é responsável por avaliar a relação risco-benefício do uso deste medicamento em cada paciente.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp