Os títulos que faltam para os grandes do Rio de Janeiro

São pouquíssimos os clubes do Brasil que já conquistaram, bem dizer, “tudo o que tinham para conquistar”. Mesmo os maiores do país costumam ter um espaço em aberto em sua sala de troféus, esperando para guardar a taça de determinado campeonato. Mas, afinal de contas, quais são os títulos que faltam para os grandes clubes do Rio de Janeiro.

É uma unanimidade que os quatro maiores times do Rio de Janeiro são: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. No entanto, três desses ainda não possuem alguns dos mais importantes e desejados títulos do futebol. E é justamente sobre essa ausência que falaremos no artigo de hoje. 

Botafogo não tem Libertadores, Mundial e Copa do Brasil

botafogo futebol

É indiscutível o tamanho do Botafogo para o futebol brasileiro. Estamos falando de um clube bicampeão do Brasileirão e que consagrou um dos melhores jogadores de todos os tempos, Mané Garrincha. No entanto, mesmo com todos esses diferenciais, o Fogão ainda tem títulos a conquistar para ser verdadeiramente completo. 

A começar pelo fato que o Botafogo nunca conquistou uma Libertadores da América, o principal torneio continental da América do Sul. A equipe carioca, na verdade, participou de apenas seis edições da competição, sendo a última vez no ano de 2017, quando acabou caindo nas quartas de final.

O mais longe que o Botafogo chegou em uma Libertadores da América foi na semifinal, em 1963 e em 1973. Em 63, primeiro ano em que disputou a competição, terminou o torneio na terceira colocação.

Dito isso, tendo em vista que nunca conquistou uma Libertadores, é óbvio que o Botafogo também não foi campeão do Mundial de Clubes. Na verdade, o time do Rio de Janeiro não chegou a vencer nem uma Copa Sul-Americana. O único título continental em sua sala de troféus é a da Copa Conmebol.

Em nível nacional, o Botafogo também nunca venceu a Copa do Brasil. O clube chegou na final da competição em 1999, mas acabou perdendo para o Juventude por 2 a 1, em um título histórico para a equipe gaúcha. 

Vasco não tem Mundial

vasco futebol

O Vasco da Gama também é um clube extremamente importante na história do futebol brasileiro, sobretudo em termos sociais, pela forma como foi pioneiro na inclusão de atletas de diversas etnias. No entanto, assim como o Botafogo, o Gigante da Colina também possui um espaço em a ver na sua sala de troféus.

O título que ainda falta para o Vasco da Gama é justamente o Mundial de Clubes. A equipe carioca disputou a competição apenas uma vez em toda a sua vida, no ano de 1998, quando foi campeão da Libertadores da América – sendo este, inclusive, o único triunfo do Gigante da Colina na competição continental.

Na ocasião, o Mundial de Clubes ainda se chamava Copa Europeia / Sul-Americana. Na primeira fase, o Vasco enfrentou o Barcelona de Guayaquil, do Equador, e venceu as duas partidas. Na primeira, bateu a equipe equatoriana pelo placar de 2 a 0. Na segunda, saiu vitorioso por 2 a 1.

O Vasco acabou enfrentando ninguém mais ninguém menos do que o Real Madrid na final da Copa Intercontinental. O clube carioca saiu atrás no placar, com gol marcado por Nasa (contra). Juninho Pernambucano chegou a empatar, na segunda etapa. Raúl, histórico centroavante espanhol, no entanto, deu a vitória por 2 a 1 para os merengues.

Fluminense não possui Libertadores e nem Sul-Americana

fluminense futebol
Rio de Janeiro (RJ), 20/03/2021 – Bangu-Fluminense – Paulo Henrique Ganso jogador do Fluminense,durante partida contra o Bangu,válida pela 4ª rodada da Taça Guanabara 2021,realizada no Estádio de São Januário,na zona norte do Rio de Janeiro,neste sábado (20).

O Fluminense é um dos times mais vencedores da história do futebol brasileiro e do Rio de Janeiro. Em mais de um século de prática, o Tricolor das Laranjeiras já contou com fenômenos como Rivelino e tem, entre a sua lista de ídolos, o artilheiro da era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro: Fred.

No entanto, pode-se dizer que ainda faltam três importantes títulos para o Fluminense conquistar e alcançar um outro patamar entre os gigantes do Brasil. A equipe carioca nunca levantou a taça da Libertadores e nem ao menos da Sul-Americana – ainda que tenha chegado na final de ambas as competições.

Em 2008, o Fluminense disputou a final da Libertadores da América contra a LDU, do Equador. O primeiro jogo terminou 4 a 2 para os equatorianos, enquanto o segundo foi 3 a 1 para os brasileiros. Com isso, a decisão foi nos pênaltis – e os gringos se deram melhor. De cinco cobranças, a LDU converteu três, enquanto o Tricolor apenas uma, ficando com o vice-campeonato. 

No ano seguinte, curiosamente, Fluminense e LDU voltaram a se enfrentar em uma final – desta vez, no entanto, na Copa Sul-Americana. A equipe equatoriana venceu o primeiro jogo por 5 a 1, enquanto o Tricolor das Laranjeiras descontou na volta com 3 a 0. O resultado, no entanto, não foi suficiente para dar o título aos cariocas.

Vale ressaltar ainda que, por nunca ter vencido uma Libertadores, o Fluminense também nunca disputou o Mundial de Clubes. Em resumo, esses são os três títulos que a equipe carioca ainda persegue veementemente.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp