Grandes times com apenas um rebaixamento na história do Brasileirão

Ainda que aquele velho ditado do futebol diga que “time grande não cai”, na prática, a situação não é exatamente assim. Muitas equipes de tamanho gigantesco no Brasil já passaram por pelo menos um descenso. Mas, afinal de contas, você sabe quais são os grandes times do país que possuem apenas um rebaixamento na história do Brasileirão?

Segundo dados divulgados pelo portal Goal, 24 equipes brasileiras tiveram apenas um rebaixamento na história do Campeonato Brasileiro. Algumas delas, no entanto, só não caíram mais porque nunca voltaram a disputar a primeira divisão do nacional, como é o caso de Moto Club, Rio Branco e por aí vai. 

Nessa lista dos times brasileiros que foram rebaixados apenas uma vez no Campeonato Brasileiro, no entanto, temos alguns representantes com história significativa no cenário nacional. E é justamente nesses times gigantescos, mas que já passaram por um descenso, em que vamos focar hoje.

Atlético Mineiro rebaixado em 2005 

atletico mineiro

O Atlético Mineiro é um desses grandes times do futebol brasileiro que foram rebaixados apenas uma vez na história. No caso do Galo, o rebaixamento ocorreu em um dos primeiros anos da era dos pontos corridos do Brasileirão, em 2005. 

Ainda que em 2005 o Campeonato Brasileiro já funcionava no sistema dos pontos corridos, o modelo não era exatamente o mesmo que vemos hoje em dia. Isso porque, na ocasião, haviam 22 equipes disputando o título – sendo que, tal qual nos dias atuais, quatro acabaram rebaixadas no fim da temporada.

O Atlético Mineiro terminou o campeonato na vigésima colocação. Foram 47 pontos somados em 42 partidas. O Galo venceu somente 13 jogos, empatou outros oito e perdeu 21 vezes. Foi a segunda equipe com mais derrotas do Brasileirão naquele ano.

Por fim, o time acabou sendo rebaixado juntamente com o Coritiba (que terminou na décima nona colocação), o Paysandu (que foi o vigésimo primeiro colocado) e o Brasiliense (que ficou na lanterna). Essa, no entanto, foi a única vez em que o Galo passou por um descenso no Campeonato Brasileiro. 

Vale ressaltar que o Atlético Mineiro acabou sendo campeão da Série B em 2006 e, portanto, retornou à elite do futebol nacional. 

Corinthians rebaixado em 2007

corinthians

O Corinthians é mais um dos grandes times do futebol que passou por apenas um rebaixamento na história do Brasileirão. O Timão caiu para a segunda divisão em 2007, também na era dos pontos corridos. 

Aquele ano foi marcado por uma verdadeira crise dentro do Corinthians. A equipe paulista terminou a competição na décima sétima colocação, com 44 pontos – apenas um a menos do que o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Nas 38 partidas disputadas naquele ano, o Corinthians venceu apenas 10. Com exceção do América de Natal, último colocado na ocasião, foi a equipe que teve menos vitórias no Brasileirão de 2007. Além disso, foram 14 empates e 14 derrotas, o que culminou na queda para a segunda divisão.

Assim como o Atlético Mineiro, o Corinthians também se recuperou rápido. O time foi campeão da Série B de 2008 e retornou à elite do futebol nacional em 2009, ano em que contratou ninguém mais ninguém menos do que Ronaldo Fenômeno.

Cruzeiro rebaixado em 2019 

Depois de tantos títulos relevantes na década de 2010, o Cruzeiro entrou em uma crise financeira e política gigantesca e acabou sendo rebaixado no ano de 2019. Essa foi a única vez em que a Raposa passou por um descenso em toda a sua história. 

Na ocasião, o Cruzeiro terminou o campeonato na décima sétima colocação, com 36 pontos. Ele ficou três pontos atrás do Ceará, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Foram apenas sete vitórias em 38 partidas disputadas, o segundo pior desempenho (nesse quesito) da competição, empatado com a Chapecoense (também rebaixada).

Além disso, o Cruzeiro também empatou 15 jogos e perdeu outros 16. Tudo isso em um ano de grande crise interna, envolvendo atraso nos salários e outros tantos problemas financeiros, que acabaram culminando no rebaixamento. 

Diferentemente de Atlético Mineiro e Corinthians, no entanto, o Cruzeiro não voltou imediatamente para a primeira divisão. O clube disputou a Série B de 2020, 2021 e 2022, antes de conseguir o acesso para a Série A do Brasileirão. A Raposa, que foi comprada por Ronaldo Fenômeno, foi campeã da segunda divisão em 2022.

Internacional rebaixado em 2016 

E para fechar a lista de grandes times que foram rebaixados apenas uma vez na história do Campeonato Brasileiro, temos o Internacional de Porto Alegre. O Colorado foi um dos últimos gigantes do futebol nacional a perder a coroa de nunca ter passado por um descenso. O fato aconteceu em 2016.

No ano em questão, o Internacional terminou o Campeonato Brasileiro na décima sétima colocação, dois pontos atrás do Vitória – o primeiro time fora do chamado Z-4. O clube fez 43 pontos e não conseguiu escapar do rebaixamento, em um ano em que tudo deu errado para a equipe gaúcha.

Foram 11 vitórias em 38 jogos disputados, além de 10 empates e 17 derrotas. O Colorado foi um dos times que mais perdeu na ocasião, empatado com Vitória, Figueirense e Sport e abaixo de Santa Cruz e América Mineiro nesse quesito. 

Como grande clube que é, no entanto, o Internacional acabou retornando à elite no ano seguinte. O Colorado terminou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2017 na segunda colocação, atrás do América Mineiro, e passou apenas um ano na segunda divisão do Nacional.

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp