Gengibre-de-kahili – Hedychium gardnerianum: Curiosidade sobre a Planta

O fascinante mundo do Gengibre-de-kahili

O Gengibre-de-kahili, cientificamente conhecido como Hedychium gardnerianum, é uma planta exótica nativa do Himalaia e que possui uma beleza única. Essa espécie, que costuma ser encontrada em regiões de clima subtropical e tropical, também é popularmente chamada de lírio-dente-de-leão ou gengibre-branco.

Com sua aparência exuberante e perfumada, o Gengibre-de-kahili tem conquistado cada vez mais admiradores ao redor do mundo. Suas flores em forma de cacho, que podem variar em cores como branco, amarelo e laranja, atraem a atenção de jardineiros e paisagistas em busca de um toque exótico e tropical.

Características e cultivares

O Gengibre-de-kahili apresenta uma robusta folhagem verde vibrante, com cerca de 1,5 metro de altura. Suas folhas são lanceoladas e longas, o que dá um aspecto elegante à planta. Além disso, o perfume emitido pelas flores é intenso e característico, tornando-se um dos atrativos mais marcantes dessa espécie.

Existem diversas cultivares de Gengibre-de-kahili disponíveis no mercado, cada uma com suas particularidades. A variedade “Kahili”, por exemplo, é a mais comum e possui flores amarelas e pétalas estreitas. Já a cultivar “Red Ginger” tem flores vermelhas vibrantes e é muito utilizada para decoração de ambientes externos.

Cultivo e cuidados

O Gengibre-de-kahili é uma planta de fácil cultivo, porém exige alguns cuidados específicos para se desenvolver de forma saudável e exuberante. O primeiro passo para cultivar essa espécie é escolher um local ensolarado, preferencialmente com solo rico em matéria orgânica e bem drenado.

A propagação pode ser feita através de divisão de rizomas, que são os caules subterrâneos da planta. Para isso, basta retirar um rizoma saudável e plantá-lo em um vaso ou diretamente no solo, a uma profundidade de cerca de 10 cm. Em poucas semanas, as primeiras folhas começarão a surgir, indicando que o processo de enraizamento foi bem-sucedido.

Benefícios e curiosidades

Além de sua beleza ornamental, o Gengibre-de-kahili possui propriedades medicinais conhecidas há séculos. Seu rizoma é utilizado na medicina tradicional de algumas regiões, principalmente como anti-inflamatório e analgésico. Estudos científicos têm indicado que essa planta pode atuar no alívio de dores musculares e articulares, além de possuir efeitos antioxidantes.

No entanto, é importante ressaltar que o consumo do Gengibre-de-kahili deve ser feito com cautela e sempre com orientação de um profissional de saúde, uma vez que algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas.

Conclusão

O Gengibre-de-kahili é uma planta fascinante que conquista admiradores pela sua beleza exótica e perfume marcante. Seu cultivo e cuidado são relativamente simples, permitindo que tanto jardineiros experientes quanto iniciantes possam desfrutar dessa espécie em seus jardins ou vasos.

Além disso, seus benefícios medicinais acrescentam ainda mais valor ao Gengibre-de-kahili, mostrando que sua presença pode ir além da estética. Enfim, independentemente do motivo pelo qual você se apaixone por essa planta, uma coisa é certa: o Gengibre-de-kahili é uma adição encantadora para qualquer espaço verde.


Ficha Técnica

Nome científico: Hedychium gardnerianum
Common names: Conteira, Gengibre-amarelo, Líro-do-brejo-amarelo
Família: Zingiberaceae
Categoria: Arbustos, Plantas Aquáticas, Plantas Palustres
Clima: Equatorial, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, Himalaia, Índia
Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Gengibre de kahili – Hedychium gardnerianum Curiosidade sobre a Planta
Foto: Bruno Navez

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp