Gabiroba – Campomanesia pubescens: Curiosidade sobre a Planta

A Gabiroba – Campomanesia pubescens: uma fruta típica brasileira

A Gabiroba, cientificamente conhecida como Campomanesia pubescens, é uma fruta nativa do Brasil e pertence à família das Myrtaceae. Com seu sabor único e propriedades nutricionais, a Gabiroba tem conquistado cada vez mais espaço na culinária brasileira.

Origem e distribuição

A Gabiroba é encontrada especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, em estados como Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Sua árvore, de porte médio, é facilmente encontrada em áreas de cerrado, matas ciliares e beira de rios.

Com suas raízes profundas e adaptabilidade a diferentes tipos de solo, a Gabiroba é uma espécie resistente e capaz de se desenvolver mesmo em condições adversas. Seu cultivo também é possível em pequenas propriedades rurais, o que aumenta a sua importância socioeconômica nessas regiões.

Características e benefícios nutricionais

A Gabiroba possui uma polpa amarelada e suculenta, com um sabor equilibrado entre o doce e o ácido. Além de seu gosto agradável, essa fruta possui diversos benefícios nutricionais.

Rica em vitamina C e A, a Gabiroba é um potente antioxidante que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças. Além disso, é fonte de minerais como fósforo, ferro e cálcio, essenciais para a saúde óssea e muscular.

Outro benefício da Gabiroba é seu teor de fibras, que contribui para a saúde intestinal e auxilia na regulação do colesterol. Ela também é uma excelente fonte de energia, sendo indicada para atletas e pessoas que buscam um estilo de vida saudável.

Utilizações culinárias

A Gabiroba é uma fruta versátil e pode ser consumida in natura ou utilizada como ingrediente em diversas preparações culinárias. Seu sabor marcante e seu aroma agradável a tornam uma fruta ideal para a produção de sucos, sorvetes, geleias, licores e até mesmo em pratos salgados.

Na culinária mineira, a Gabiroba é protagonista de diversas receitas típicas, como o doce de Gabiroba e o bolo de Gabiroba. Essas preparações tradicionais preservam o sabor e as propriedades nutricionais da fruta, além de serem uma forma de valorizar a cultura local.

Conservação e comercialização

A Gabiroba é uma fruta delicada e possui um tempo de vida útil relativamente curto. Para garantir sua conservação por mais tempo, é recomendado armazená-la em local fresco e seco, ou ainda, fazer o congelamento da polpa.

No mercado, a Gabiroba pode ser encontrada principalmente em feiras livres e mercados regionais, onde é comercializada in natura ou em forma de produtos derivados. O consumo dessa fruta contribui para a valorização da agricultura familiar e para o fortalecimento da economia local.

Curiosidades e conclusão

Ao longo dos séculos, a Gabiroba tem sido apreciada e valorizada no Brasil. Sua importância vai além do aspecto gastronômico, estando ligada também à cultura popular e às tradições locais.

Com suas características únicas e benefícios nutricionais, a Gabiroba conquistou seu espaço na culinária brasileira e o paladar dos brasileiros. Seu sabor marcante e sua versatilidade proporcionam uma experiência sensorial única, enriquecendo nossa mesa e valorizando a riqueza de nossa biodiversidade.


Ficha Técnica

Nome científico: Campomanesia pubescens
Sinonímia: Abbevillea widgreniana, Britoa eriantha, Campomanesia affinis, C. apiculata, C. australis, C. bracteolata, C. campestris, C. corymbosa, C. cuneata, C. dimorpha, C. discolor, C. diversifolia, C. eriantha, C. erosa, C. fusca, C. gomesiana, C. hassleri, C. heterophylla, C. houlletii, C. lanceolata, C. obversa, C. ovalifolia, C. paranensis, C. pohliana, C. reticulata, C. rhytidophylla, C. rugosa, C. salviifolia, C. suaveolens, C. trichosepala, C. virescens, C. warmingiana, C. widgreniana, C. yerutiensis, Guajava hians, Psidium corymbosum, P. erianthum, P. erosum, P. hians, P. obversum, P. pubescens, P. suaveolens
Common names: Guabiroba-felpuda, Guabiroba, Guabirova, Guavirova, Gavirova, Araçá-congonha, Guavira, Gabirobeira, Guabiram, Guabirababa
Família: Myrtaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais
Clima: Equatorial, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Sul, Argentina, Brasil, Uruguai
Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Gabiroba – Campomanesia pubescens Curiosidade sobre a Planta
Foto: Mauricio Mercadante

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp