Dicondra – Dichondra repens: Curiosidade sobre a Planta

O que é Dicondra – Dichondra repens?

A Dicondra, cientificamente conhecida como Dichondra repens, é uma espécie de planta rasteira e perene que pertence à família das Convolvulaceae. Originária da Austrália e Nova Zelândia, essa planta tem conquistado cada vez mais espaço nos jardins residenciais e áreas públicas devido ao seu aspecto ornamental e sua capacidade de formar um tapete verde exuberante.

Seu nome popular, Dicondra, se refere ao gênero ao qual ela pertence e é amplamente usada em projetos de paisagismo como forração para canteiros, jardins de pedra e até mesmo como substituta da grama. Sua folhagem em forma de coração e o verde brilhante de suas folhas são características que encantam os admiradores do mundo das plantas.

Cultivo e Cuidados com a Dicondra

A Dicondra é uma planta de fácil cultivo e, com alguns cuidados básicos, pode se manter saudável e bonita por bastante tempo. Veja a seguir algumas dicas para o cultivo e cuidados com essa espécie:

1. Escolha do local: A Dicondra se adapta bem tanto a áreas ensolaradas quanto a áreas de meia sombra. No entanto, em regiões muito quentes, é recomendado evitar a exposição direta ao sol durante as horas mais quentes do dia.

2. Preparo do solo: Antes de plantar a Dicondra, é importante preparar o solo, retirando todas as ervas daninhas e realizando uma boa adubação orgânica. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado, pois o acúmulo de água pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

3. Irrigação: A Dicondra necessita de regas regulares para se manter saudável. Evite encharcar o solo, mas também não deixe que ele fique completamente seco. Uma dica é verificar a umidade do solo antes de regar, afundando o dedo cerca de 2 centímetros no solo. Se estiver seco, é hora de regar.

4. Adubação: A Dicondra responde bem à adubação regular. Utilize adubo orgânico ou fertilizantes específicos para plantas rasteiras, seguindo as instruções da embalagem. É importante também evitar o excesso de adubo, pois isso pode levar ao acúmulo de nutrientes e prejudicar a planta.

5. Podas: A Dicondra não necessita de podas frequentes, mas pode ser necessário realizar uma leve aparagem para manter o formato desejado ou remover partes danificadas. Faça a poda sempre com uma tesoura limpa e desinfetada.

Propagação da Dicondra

A Dicondra pode ser facilmente propagada por meio de sementes ou estacas. Veja como fazer:

1. Propagação por sementes: Para propagar a Dicondra por sementes, é necessário colher os frutos maduros e retirar as sementes. Plante as sementes em sementeiras ou recipientes individuais com substrato úmido e leve, cobrindo-as levemente com uma fina camada de terra. Mantenha o substrato úmido e em local protegido da luz direta do sol. As sementes geralmente germinam em cerca de 10 a 14 dias.

2. Propagação por estacas: Para propagar a Dicondra por estacas, corte uma parte saudável da planta, preferencialmente com duas ou três folhas, e plante-a em um vaso com substrato úmido. Mantenha o substrato úmido e protega a estaca da luz direta do sol até que ela esteja enraizada, o que geralmente ocorre em cerca de 2 a 3 semanas.

Benefícios e Utilizações da Dicondra

Além de ser uma planta de grande beleza estética, a Dicondra também oferece diversos benefícios e utilizações. Veja alguns deles:

1. Forração de jardins: A Dicondra é muito utilizada como forração de jardins, formando um tapete verde que dá um toque de elegância ao ambiente. Sua folhagem densa impede o crescimento de ervas daninhas, além de ajudar a conservar a umidade do solo.

2. Substituta da grama: Em áreas de tráfego leve, a Dicondra pode ser usada como uma alternativa à grama. Sua capacidade de se espalhar rapidamente e sua resistência ao pisoteio a tornam uma opção interessante para quem deseja um gramado diferenciado.

3. Solução para áreas com sombra: A Dicondra é uma excelente opção para áreas sombreadas, onde a grama tradicional tem dificuldades para se desenvolver. Ela se adapta bem a essas condições e oferece um aspecto mais verde e saudável para o local.

4. Melhoria da qualidade do ar: Assim como outras plantas, a Dicondra também contribui para a melhoria da qualidade do ar ao absorver gases poluentes e liberar oxigênio.

Conclusão

A Dicondra, ou Dichondra repens, é uma espécie de planta rasteira e perene que tem conquistado cada vez mais espaço nos jardins e áreas públicas devido ao seu aspecto ornamental e sua facilidade de cultivo. Com cuidados básicos, como escolher o local adequado, realizar regas regulares e adubação adequada, é possível desfrutar de um tapete verde exuberante durante todo o ano. Além disso, essa planta oferece benefícios como forração para jardins, substituição da grama e melhoria da qualidade do ar. Experimente cultivar a Dicondra em seu jardim e aproveite todos os encantos dessa bela espécie.


Ficha Técnica

Nome científico: Dichondra repens
Common names: Orelha-de-rato
Família: Convolvulaceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

Dicondra – Dichondra repens Curiosidade sobre a Planta
Foto: Raquel Patro

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp