Costela-de-adão – Monstera deliciosa: Curiosidade sobre a Planta

A fascinante Costela-de-adão – Monstera deliciosa

Se você é um amante de plantas, com certeza já ouviu falar da Costela-de-adão, uma planta exótica e encantadora que tem conquistado muitos corações ao redor do mundo. A Monstera deliciosa, como é cientificamente conhecida, possui folhas grandes e recortadas, que se assemelham a costelas ou mãos abertas, daí o seu nome popular.

Com origem nas florestas tropicais da América Central e do Sul, a Costela-de-adão é uma trepadeira epífita, ou seja, ela se adapta a superfícies verticais, como troncos de árvores, usando suas raízes aéreas para se firmar. Essa planta é uma verdadeira obra de arte da natureza, suas folhas brilhantes e verdes têm um formato único e são capazes de transformar qualquer ambiente em um verdadeiro oásis de beleza.

O cultivo da Costela-de-adão

Se você está pensando em cultivar uma Costela-de-adão em casa, saiba que essa planta requer alguns cuidados especiais. Para começar, ela precisa de bastante luz indireta, pois o sol direto pode queimar suas folhas delicadas. O ideal é colocá-la próxima a uma janela ou em um local que receba luz filtrada.

A temperatura também é um fator importante a ser considerado. A Costela-de-adão prefere climas quentes e úmidos, por isso, é necessário encontrar um local com boa circulação de ar e umidade moderada. Não se esqueça de regar a planta regularmente, evitando que o substrato fique completamente seco.

Outro ponto a ser observado é a necessidade de suporte para a planta. Como ela é uma trepadeira, é importante fornecer um tutor ou uma estrutura para que ela possa se apoiar e crescer corretamente. Além disso, é necessário realizar podas regulares, removendo folhas velhas e mantendo um formato harmonioso.

Curiosidades sobre a Costela-de-adão

Além de ser uma planta belíssima, a Costela-de-adão também possui algumas curiosidades interessantes. Por exemplo, suas folhas jovens são completamente lisas, sem os característicos recortes em forma de costela. Conforme a planta vai envelhecendo, essas aberturas vão surgindo, criando um visual único e exuberante.

Outro fato curioso é que a Costela-de-adão é conhecida por ser uma planta tóxica para animais de estimação, como gatos e cachorros, e também para crianças, se ingeridas. Por isso, é importante tomar cuidado ao cultivá-la em ambientes onde esses seres possam ter acesso.

Outra peculiaridade dessa planta é que ela não possui flores visíveis. As flores da Costela-de-adão são pequenas e se encontram escondidas na base das folhas, sendo necessária uma observação atenta para notá-las. Quando as flores são polinizadas, elas se transformam em frutos comestíveis, conhecidos como frutas-monstro. Esses frutos são extremamente ricos em vitamina C e têm um sabor adocicado e refrescante.

Uma planta que combina beleza e significado

Além de toda a sua exuberância, a Costela-de-adão também possui um significado simbólico muito interessante. Segundo a cultura popular, essa planta é conhecida pelo poder de purificar e proteger o ambiente em que está inserida, trazendo boas energias e afastando o mal.

Assim, ter uma Costela-de-adão em casa é como ter um amuleto natural, que não só embeleza o espaço, mas também proporciona uma atmosfera mais leve e harmoniosa. Se você busca uma planta que agregue significado e beleza ao seu lar, com certeza a Costela-de-adão é uma ótima escolha.

Conclusão

A Costela-de-adão, ou Monstera deliciosa, é uma planta fascinante que tem conquistado muitos admiradores ao redor do mundo. Com suas folhas recortadas e formato único, ela é capaz de transformar qualquer ambiente em um verdadeiro refúgio de beleza.

Para cultivar essa planta em casa, é necessário oferecer-lhe condições adequadas de luz, temperatura e umidade, além de suporte para que ela possa se desenvolver corretamente. Apesar de tóxica para animais e crianças, a Costela-de-adão possui frutos comestíveis e é conhecida por seu poder de purificação e proteção.

Se você deseja levar mais vida e charme para o seu lar, não deixe de considerar a Costela-de-adão como uma opção. Sua presença trará não apenas beleza, mas também boas energias e um toque de exotismo tropical para o seu dia a dia. Dê uma chance a essa planta incrível e permita-se encantar por toda a sua grandiosidade verde.


Ficha Técnica

Nome científico: Monstera deliciosa
Common names: Abacaxi-do-reino, Banana-do-mato, Ceriman, Monstera
Família: Araceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

Costela de adao – Monstera deliciosa Curiosidade sobre a Planta
Foto: Raquel Patro

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp