Coroa-de-frade – Melocactus zehntneri: Curiosidade sobre a Planta

A Coroa-de-frade e seus encantos

A flora brasileira é rica em variedades e espécies únicas, cada uma com suas características peculiares. Dentre essas espécies, destaca-se a Coroa-de-frade, cientificamente conhecida como Melocactus zehntneri. Originária do Nordeste brasileiro, essa planta encanta a todos com sua beleza e peculiaridades.

Origem e características

A Coroa-de-frade é um cacto que faz parte da família Cactaceae, nativa do Brasil e encontrada especialmente nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. Seu nome científico é uma homenagem ao botânico Otto Zehntner, que foi responsável pela sua classificação e descrição.

Essa planta é caracterizada por seu formato peculiar, que lembra uma coroa ou um chapéu. Ela possui um corpo globoso, com cerca de 7 a 12 centímetros de diâmetro, e é coberta por espinhos firmes e curvados. Além disso, o topo do cacto é achatado, onde surgem sua peça mais fascinante: a coroa.

A coroa da natureza

A coroa é o grande destaque da Coroa-de-frade. Ela é formada por uma estrutura que parece uma inflorescência, composta por inúmeras flores pequenas e delicadas, de coloração variada que pode ir do rosa ao vermelho intenso. Essas flores se desenvolvem em formato de anel, conferindo à planta uma aparência de majestade.

Essa coroa tem um papel extremamente importante para a planta, já que é responsável pela reprodução. As flores, que são hermafroditas, atraem polinizadores, como as abelhas, que ajudam na disseminação do pólen e garantem a sobrevivência da espécie.

Curiosidades sobre a Coroa-de-frade

Além de sua beleza exuberante, a Coroa-de-frade também possui algumas curiosidades que a tornam ainda mais fascinante. A planta possui uma adaptação especial em seu corpo: espinhos e tricomas, estruturas semelhantes a pelos, que auxiliam na proteção contra predadores e na redução da perda de água por evaporação.

Apesar de seu aspecto robusto e aparentemente inabalável, a Coroa-de-frade é uma planta delicada e de crescimento lento. Ela pode levar até 10 anos para atingir a maturidade e começar a produzir suas flores. Portanto, ter essa espécie em seu jardim é um verdadeiro ato de paciência e admiração pela natureza.

Outra curiosidade interessante é que a Coroa-de-frade é extremamente resistente à seca e ao calor intenso. Ela é capaz de sobreviver em regiões áridas, armazenando água em seu corpo para períodos de escassez. Essa adaptação a torna uma planta ideal para uma decoração sustentável.

Cultivo e cuidados

Para cultivar a Coroa-de-frade, é necessário levar em consideração algumas dicas importantes. Primeiramente, é necessário um local com bastante luz solar direta, já que essa espécie necessita de muita luminosidade para se desenvolver adequadamente. Além disso, é importante fornecer uma boa drenagem de solo, já que o acúmulo de água pode causar apodrecimento das raízes.

Quanto à rega, é necessário ser cuidadoso para não exceder a quantidade de água. A Coroa-de-frade é uma planta que suporta bem a seca, então é preferível errar para o lado da falta de água do que do excesso. O ideal é regar apenas quando o solo estiver seco, especialmente nos meses mais frios, onde a planta entra em um período de dormência.

Quando bem cuidada, a Coroa-de-frade pode ser uma planta que enche os olhos e encanta a todos. Suas flores coloridas e sua forma única são um convite à contemplação da natureza e um exemplo de como a flora brasileira é bela e diversa.

Conclusão

A Coroa-de-frade, ou Melocactus zehntneri, é uma espécie nativa do Brasil que se destaca por sua beleza e características peculiares. Seu formato de coroa e suas flores coloridas encantam a todos que têm a oportunidade de observá-la. Além disso, suas adaptações para sobreviver em regiões áridas a tornam uma planta resistente e sustentável.

Cultivar a Coroa-de-frade requer cuidado e atenção, mas o resultado é recompensador. Ter essa planta em seu jardim é um verdadeiro deleite para os olhos e uma forma de valorizar a diversidade natural do nosso país. Afinal, a flora brasileira é rica em espécies únicas e nos presenteia com verdadeiros tesouros como a Coroa-de-frade.


Ficha Técnica

Nome científico: Melocactus zehntneri
Common names: Cabeça-de-frade
Família: Cactaceae
Categoria: Cactos e Suculentas
Clima: Equatorial, Semi-árido, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Coroa de frade – Melocactus zehntneri Curiosidade sobre a Planta
Foto: Raquel Patro

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp