Coreópsis – Coreopsis lanceolata: Curiosidade sobre a Planta

Descubra a beleza e os benefícios da Coreópsis – Coreopsis lanceolata

A natureza é repleta de plantas deslumbrantes, que não só encantam nossos olhos, mas também oferecem uma série de benefícios para nossa saúde e bem-estar. Uma dessas plantas é a Coreópsis – Coreopsis lanceolata, uma flor originária da América do Norte, que tem conquistado cada vez mais espaço nos jardins e paisagens brasileiras.

A Coreópsis, também conhecida como margarida-dourada ou coreópsis-americana, é uma planta herbácea perene, de pequeno porte, que se destaca por suas flores vibrantes, em tonalidades que variam do amarelo-ouro ao laranja intenso. Seu nome científico, Coreopsis lanceolata, é inspirado nas folhas em forma de lança que compõem sua folhagem.

Uma planta deslumbrante e fácil de cultivar

Além da beleza estonteante, a Coreópsis possui a vantagem de ser uma planta bastante resistente e de fácil cultivo. Ela se adapta bem a diferentes tipos de solo, desde que sejam bem drenados, e tolera tanto o sol pleno quanto a meia-sombra.

Uma dica importante para o cultivo da Coreópsis é garantir que ela receba pelo menos algumas horas de sol direto por dia. Essa exposição solar é fundamental para o pleno desenvolvimento da planta e para que suas flores se mantenham vistosas e cheias de vida.

Outra característica interessante da Coreópsis é sua capacidade de atração de insetos polinizadores, como borboletas e abelhas. Portanto, além de embelezar o jardim, essa planta contribui para a preservação e o equilíbrio do ecossistema, promovendo a polinização de outras espécies vegetais.

Benefícios medicinais da Coreópsis

Além de sua beleza ornamental, a Coreópsis possui propriedades medicinais que têm despertado o interesse da comunidade científica. Diversos estudos têm demonstrado que a planta apresenta compostos bioativos que podem ser utilizados no tratamento de doenças e condições de saúde.

Entre os benefícios medicinais atribuídos à Coreópsis, destacam-se suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes. Essas propriedades podem ajudar a aliviar dores, reduzir inflamações e combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo desenvolvimento de algumas doenças.

Além disso, a Coreópsis também tem sido estudada por seu potencial antitumoral. Alguns experimentos in vitro e em animais têm mostrado que determinados extratos da planta podem inibir o crescimento de células cancerígenas, abrindo caminho para pesquisas mais aprofundadas nessa área.

Utilizações da Coreópsis na decoração e paisagismo

A Coreópsis é uma planta muito versátil e pode ser utilizada de diversas formas na decoração e no paisagismo. Suas flores vibrantes e seu porte compacto fazem dela uma excelente opção para o cultivo em vasos e jardineiras, onde pode ser combinada com outras plantas de diferentes cores e texturas.

Além disso, a Coreópsis é uma escolha perfeita para compor maciços floridos e bordaduras no jardim. Suas flores atraem olhares e conferem um toque de alegria e vivacidade ao ambiente. Ela também pode ser utilizada como flor de corte, sendo uma ótima opção para a confecção de buquês e arranjos florais.

Conclusão:

A Coreópsis – Coreopsis lanceolata é uma planta encantadora, que combina beleza e benefícios em um só exemplar. Seu cultivo é simples e pode ser realizado tanto em jardins como em vasos, trazendo vida e cor para qualquer ambiente. Além disso, sua contribuição para a preservação do ecossistema e para a saúde humana a torna uma escolha ainda mais especial. Portanto, vale a pena considerar a Coreópsis para embelezar seu jardim e desfrutar de seus múltiplos benefícios.


Ficha Técnica

Nome científico: Coreopsis lanceolata
Common names: Margaridinha-amarela
Família: Asteraceae
Categoria: Flores Anuais
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Norte, Estados Unidos
Altura: 0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Coreopsis – Coreopsis lanceolata Curiosidade sobre a Planta
Foto: Ludovina Maria Braga

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp