Cinamomo – Melia azedarach: Curiosidade sobre a Planta

O Cinamomo e Suas Características

O cinamomo, cientificamente conhecido como Melia azedarach, é uma árvore originária da Ásia que possui uma grande variedade de usos e benefícios. Popularmente conhecida como cinamomo, cinamomo-bravo, santa-bárbara e também lilás-da-persia, essa árvore pertence à família Meliaceae, que inclui também outras plantas de grande interesse econômico e medicinal.

Origem e Distribuição

O cinamomo é nativo das regiões subtropicais do sul da Ásia, como Índia, Mianmar, Nepal e Bangladesh. No entanto, devido à sua resistência e adaptação a diferentes condições climáticas, ele foi introduzido em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil. Aqui no país, o cinamomo é encontrado principalmente nas regiões sul e sudeste, onde se adaptou muito bem ao clima e ao solo.

Características Físicas

O cinamomo é uma árvore de porte médio a grande, que pode atingir até 15 metros de altura quando adulta. Suas folhas são compostas, alternas e apresentam coloração verde-escura. Já as flores, que surgem no período da primavera, são pequenas e com coloração branca ou lilás, formando inflorescências em forma de cachos.

Uma característica marcante do cinamomo é a presença de frutos esféricos de cor amarela quando maduros. Esses frutos contêm uma polpa amarela e adocicada, envolvendo uma semente de tamanho médio. Porém, apesar de sua aparência atrativa, é importante destacar que os frutos do cinamomo são tóxicos para consumo humano e muitos animais, sendo necessário tomar cuidado ao manuseá-los.

Benefícios e Usos

Apesar de seus frutos serem tóxicos, o cinamomo possui uma série de benefícios e usos que valem a pena serem destacados. Uma de suas principais aplicações é na medicina tradicional, onde é utilizado para o tratamento de diversas doenças. Algumas propriedades atribuídas ao cinamomo são a ação analgésica, anti-inflamatória, vermífuga e cicatrizante.

Além disso, o cinamomo é conhecido por sua ação repelente natural contra insetos, sendo amplamente utilizado na fabricação de produtos como loções, sprays e velas para afastar mosquitos. Essa propriedade repelente se deve à presença de algumas substâncias químicas encontradas em suas folhas e frutos, que atuam como um poderoso inseticida natural.

Outro uso interessante do cinamomo é na fabricação de móveis e objetos de madeira. Sua madeira é resistente, durável e de cor avermelhada, o que a torna bastante valorizada na indústria moveleira. Além disso, o cinamomo também é utilizado na confecção de instrumentos musicais, como guitarras e violões, devido à sua sonoridade peculiar.

Precauções e Cuidados

Apesar de suas diversas propriedades benéficas, é importante tomar alguns cuidados ao lidar com o cinamomo. Como já mencionado, seus frutos são tóxicos e, se ingeridos, podem causar sintomas graves de intoxicação, como náuseas, vômitos, diarreia, cólicas abdominais e até mesmo insuficiência hepática. Por isso, é fundamental evitar o consumo desses frutos e manter a árvore fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Além disso, é importante destacar que o uso medicinal do cinamomo deve ser feito apenas sob orientação de um profissional da saúde. A automedicação pode ser perigosa e, em alguns casos, pode causar reações adversas. Portanto, sempre consulte um médico ou fitoterapeuta antes de utilizar qualquer produto à base de cinamomo com fins medicinais.

Considerações Finais

O cinamomo, ou Melia azedarach, é uma árvore de grande importância e versatilidade. Apesar de seus frutos tóxicos, ele oferece uma série de benefícios e usos, seja na medicina tradicional, como repelente natural de insetos ou na indústria moveleira. Porém, é fundamental tomar precauções ao lidar com essa árvore, evitando o consumo de seus frutos e buscando orientação profissional antes de utilizar seus produtos com finalidade medicinal. O cinamomo é um exemplo de como a natureza nos oferece recursos valiosos, que devem ser explorados de forma consciente e responsável.


Ficha Técnica

Nome científico: Melia azedarach
Common names: Árvore-santa, Bombal, Bombolo-de-portugal, Cedro-do-ceilão, Conteira, Jasmim-azul, Jasmim-de-cachorro, Jasmim-de-soldado, Jasmim-soldado, Lilás-da-índia, Lilás-das-antilhas, Lilás-do-cabo, Lírio-da-índia, Margosa, Mélia, Nimbo, Niumbó, Paraíso, Sicómoro-bastardo, Sinamão, Árvore-de-jonny, Tenente-e-intendente, Para-raio
Família: Meliaceae
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, Austrália, China, Himalaia, Índia, Indonésia, Oceania
Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Cinamomo – Melia azedarach Curiosidade sobre a Planta
Foto: Valter Jacinto

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp