Cheflera – Schefflera arboricola: Curiosidade sobre a Planta

A cheflera: uma planta popular e versátil para a decoração de interiores

Plantas podem trazer vida, alegria e frescor a qualquer ambiente. Além de purificarem o ar, elas são capazes de transformar espaços, trazendo beleza e serenidade. Uma planta que tem se destacado cada vez mais nesse contexto é a cheflera, também conhecida pelo nome científico Schefflera arboricola. Com suas folhas exuberantes e sua resistência, a cheflera tem conquistado o coração de amantes de jardinagem e decoração de interiores.

A cheflera é originária da ilha de Taiwan, mas atualmente é cultivada em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Essa planta pertence à família das araliáceas e é conhecida por sua aparência elegante e sofisticada. Seu nome científico, Schefflera arboricola, faz referência ao seu aspecto arbustivo, sendo capaz de atingir alturas consideráveis quando cultivada em condições ideais.

Benefícios e características da cheflera

Uma das principais características da cheflera é a sua resistência. Ela é capaz de se adaptar a diferentes condições de luminosidade, suportando tanto ambientes mais ensolarados quanto espaços com pouca luz. Além disso, é uma planta que não exige grandes cuidados e pode ser uma ótima opção para quem está começando a se aventurar no mundo da jardinagem.

Outro benefício da cheflera é a sua capacidade de purificar o ar. Ela é capaz de filtrar impurezas como o formaldeído e o benzeno, substâncias presentes em materiais de construção e móveis, tornando o ar mais saudável e propício para a respiração.

Além disso, a cheflera é uma planta versátil, que pode ser utilizada de diversas formas na decoração de interiores. Pode ser cultivada tanto em vasos como em jardins verticais, trazendo um toque de natureza para dentro de casa. Suas folhas verdes e brilhantes dão um ar de frescor e elegância aos ambientes, tornando-os mais aconchegantes e acolhedores.

Cuidados e cultivo da cheflera

Embora seja resistente, a cheflera ainda precisa de alguns cuidados básicos para se desenvolver adequadamente. Aqui estão algumas dicas para você cultivar sua cheflera com sucesso:

1. Luminosidade: a cheflera se adapta bem tanto à luz indireta quanto à luz mais intensa. Por isso, é importante encontrar um local onde a planta receba luz solar, mas sem que seja exposta diretamente aos raios solares durante o dia todo.

2. Rega: a rega da cheflera deve ser feita de maneira moderada. É importante garantir que o solo fique úmido, mas não encharcado. Espere até que a camada superficial do solo esteja seca antes de realizar uma nova rega.

3. Adubação: a cheflera pode ser adubada a cada três meses com um adubo orgânico específico para plantas verdes. Isso vai ajudar a promover um crescimento saudável e proporcionar os nutrientes necessários para a planta.

4. Poda: a cheflera pode crescer bastante se não for podada regularmente. É recomendado fazer a poda de forma mais intensa no início da primavera, removingdo ramos secos e estimulando o crescimento de novos brotos.

5. Pragas e doenças: a cheflera pode ser suscetível a algumas pragas como cochonilhas e ácaros, que podem ser combatidos com a aplicação de inseticidas adequados. Além disso, é importante ficar atento a possíveis sinais de doenças, como manchas ou deformações nas folhas, e tomar as medidas necessárias para tratá-las.

Conclusão

A cheflera, ou Schefflera arboricola, é uma planta versátil e resistente que tem conquistado um espaço cada vez maior nos lares brasileiros. Com suas folhas verdes e brilhantes, ela traz vida e frescor para os ambientes, além de purificar o ar. Seu cultivo é relativamente fácil, desde que sejam seguidas algumas dicas básicas de cuidado. Se você está em busca de uma planta que seja ao mesmo tempo bonita e fácil de cuidar, a cheflera é uma ótima opção. Experimente trazer essa elegante planta para dentro de sua casa e sinta a diferença que ela pode fazer na decoração e na qualidade do ar que você respira.


Ficha Técnica

Nome científico: Schefflera arboricola
Common names: Cheflera-pequena
Família: Araliaceae
Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais, Cercas Vivas
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Taiwan
Altura: 3.0 a 3.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Cheflera – Schefflera arboricola Curiosidade sobre a Planta
Foto: Ludovina Maria Braga

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp