Bardana – Arctium lappa: Curiosidade sobre a Planta

O que é a Bardana?

Você já ouviu falar da Bardana? Essa planta, cientificamente conhecida como Arctium lappa, tem ganhado destaque nos últimos anos devido às suas propriedades medicinais e terapêuticas. Originária da Europa, a Bardana foi trazida para o Brasil pelos colonizadores e desde então tem sido utilizada tanto na culinária quanto na medicina popular.

História e características da Bardana

A Bardana é uma planta de grande porte, podendo atingir até dois metros de altura. Suas folhas são grandes e ovaladas, de textura áspera, enquanto suas flores são róseas ou púrpuras, agrupadas em inflorescências volumosas. Porém, o que realmente chama a atenção são as suas raízes, que possuem formato semelhante a uma cenoura e têm a cor marrom escura.

Essa planta é conhecida desde a antiguidade, sendo utilizada pelos gregos e romanos tanto como alimento quanto como remédio. Na Idade Média, a Bardana foi introduzida na medicina tradicional chinesa, onde recebeu o nome de “Niúbàng”, e desde então tem sido utilizada no tratamento de diversas enfermidades.

Propriedades medicinais da Bardana

A Bardana possui uma ampla variedade de propriedades medicinais, o que a torna uma planta bastante versátil. Dentre seus principais benefícios estão:

1. Ação anti-inflamatória: A Bardana é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, podendo auxiliar no tratamento de doenças como artrite, reumatismo e acne.

2. Depurativa: Suas propriedades depurativas permitem que a Bardana auxilie na eliminação de toxinas e impurezas do organismo, contribuindo para a limpeza do sangue e para a melhoria da saúde como um todo.

3. Antioxidante: A presença de compostos antioxidantes na Bardana ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo as células do corpo.

4. Diurética: A Bardana possui propriedades diuréticas, o que auxilia no combate à retenção de líquidos e ao inchaço, além de promover a eliminação de substâncias nocivas através da urina.

5. Digestiva: Seus princípios ativos estimulam a produção de enzimas digestivas, facilitando a digestão e prevenindo problemas como indigestão e flatulência.

Formas de uso da Bardana

Existem diversas formas de aproveitar os benefícios da Bardana. A raiz da planta pode ser consumida crua, cozida ou em forma de chá. Além disso, é possível encontrar extratos e suplementos à base de Bardana em lojas especializadas.

Para preparar um chá de Bardana, basta adicionar uma colher de sopa de raízes secas em uma xícara de água fervente, tampar e deixar em infusão por cerca de 15 minutos. O chá pode ser consumido até três vezes ao dia.

No entanto, é importante ressaltar que gestantes, lactantes e pessoas com problemas renais devem consultar um médico antes de utilizar qualquer forma de Bardana.

Considerações finais

A Bardana é uma planta cheia de propriedades medicinais que podem contribuir para o bem-estar e a saúde. Porém, antes de utilizá-la, é fundamental buscar orientação médica, especialmente se você estiver fazendo uso de algum medicamento ou se tiver algum problema de saúde pré-existente.

A natureza nos presenteia com inúmeras plantas que podem ser verdadeiros aliados na manutenção da saúde, e a Bardana é uma delas. Portanto, aproveite os benefícios dessa planta incrível e desfrute de uma vida mais saudável e equilibrada.


Ficha Técnica

Nome científico: Arctium lappa
Nomes populares: Baldrana, Bardana-maior, Carrapicho-de-carneiro, Carrapicho-grande, Erva-dos-pega-massos, Erva-dos-tinhosos, Gobô, Labaca, Lapa, Orelha-de-gigante, Pega-nossa, Pegamassa, Pegamasso, Pegamoço, Pejamaço, Perga-masso
Família: Asteraceae
Categoria: Folhas e Flores, Medicinal, Plantas Hortícolas, Raízes e Rizomas
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Europa
Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Bienal

Bardana – Arctium lappa Curiosidade sobre a Planta
Foto: Jason Hollinger

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp