Uso de madeira em acabamentos deixa ambiente aconchegante e requintado

Considerada atemporal, a madeira ajuda a compor a decoração, mas precisa de cuidados especiais para não perder em durabilidade e aparência

image 3
Foto: Reprodução/Freepik

O setor de design de interiores está sempre em busca de novas tendências. Acabamentos, móveis e itens em madeira têm tido destaque na decoração, garantindo aconchego e sofisticação a diversos ambientes da casa.

A madeira é um material versátil. Ela pode ser usada em tonalidades naturais ou ganhar uma nova personalidade com vernizes, tintas e acabamentos, para atender a estilos contemporâneos e clássicos.

No entanto, ao investir em madeira, é importante ter atenção a alguns detalhes para garantir beleza e durabilidade. Evitar contato com água e luz, investir no serviço de descupinização e usar produtos corretos são algumas das práticas fundamentais para quem quer manter o material conservado.

Como usar madeira na decoração

Para quem quer investir em madeira, mas ainda tem dúvidas de como inseri-la na decoração, existem algumas formas de aproveitar o material e imprimir mais aconchego e requinte ao cômodo. Móveis, painéis, pérgolas, decks, pisos e objetos decorativos podem ajudar a aderir à tendência.

Móveis de madeira

Uma das formas mais práticas de usar a madeira na decoração é por meio dos móveis. Atualmente, existe uma infinidade de itens disponíveis no mercado.

É possível investir, por exemplo, em modelos mais rústicos, com madeira de demolição ou sem acabamento. Já para quem deseja compor um ambiente minimalista, os móveis de madeira branca são boas opções. O lado bom de comprar móveis de madeira é que eles são elegantes e resistentes, características positivas já que se trata de algo que nunca sai de moda.

Painéis de madeira

Cada vez mais presentes na decoração, os painéis de madeira são responsáveis por deixar o visual da casa mais elegante, sendo, inclusive, um aliado no conforto térmico. Eles geralmente aparecem na sala de estar e criam um complemento para a parede da televisão, mas também podem ser instalados na sala de jantar, corredor e até mesmo nos quartos como cabeceira de cama.

Pérgola de madeira

Para quem quer madeira na área externa da casa, as pérgolas são alternativas elegantes. Elas compõem um ambiente de conforto ao lado de poltronas em jardins. Nesse caso, é importante se atentar ao uso de verniz para que o material não sofra com a exposição ao sol e à chuva em ambientes externos.

Deck de madeira

Os decks de madeira também são muito explorados na decoração. Durante um tempo, eles foram bastante utilizados em spas e ambientes próximos à piscina, mas, atualmente, na há restrição.

Eles podem ser inseridos em jardim, varanda, lavabos ou até mesmo complementar a decoração externa ao lado das pérgolas.

Piso de madeira

O piso de madeira é um clássico da decoração, por trazer aconchego e sofisticação para qualquer ambiente. Ele costuma ser bastante usado, pois é uma opção durável e sustentável.

Assim como os móveis, os pisos atualmente apresentam grande variedade de cores e estilos, sendo fácil escolher uma opção que mais agregue ao ambiente.

Objetos decorativos de madeira

Para quem tem medo de ousar, os objetos decorativos em madeira são a solução para aderir à tendência. A ideia é inserir o material aos poucos em diferentes pontos do ambiente. Quadros, abajures, vasos e outros elementos podem trazer o material para a decoração de forma simples.

Atenção aos cuidados com a madeira

Por ser um material natural, a madeira necessita de alguns cuidados no dia a dia para que sua durabilidade e aparência não sejam comprometidas. De modo geral, antes de investir em um item, é importante se atentar ao local onde ficará, para verificar se o tipo de madeira é adequado. Além disso, alguns cuidados também devem fazer parte da rotina de quem investe nesse material.

Escolha madeiras tratadas

Ao decidir usar madeira na decoração, além de considerar o ambiente em que ela ficará exposta, é preciso ter uma atenção à escolha de materiais tratados. Isso porque a madeira é a principal fonte de alimento e abrigo para cupins.

Esses pequenos animais se alojam em móveis e objetos e logo começam sua comunidade. A longo prazo, a ação dos cupins pode ser irreversível, ocasionando prejuízos financeiros, com a necessidade de reposição de outro item no cômodo. Ao escolher madeiras tratadas e reforçados, as chances de estragos são menores.

Contrate empresa de descupinização

Um dos maiores receios de quem tem móveis e outros itens de madeira em casa é a presença dos cupins. A melhor forma de evitar esses pequenos invasores é o serviço de descupinização, que pode ser feito de forma preventiva e corretiva.

Para quem tiver dificuldade para encontrar profissionais que atuem com esse trabalho, a solução é buscar por uma empresa dedetizadora, uma vez que elas também costumam oferecer serviços para o controle de cupins.

Tenha atenção ao contato com sol e umidade

A exposição a alguns agentes naturais também pode comprometer a durabilidade da madeira. Os raios solares, por exemplo, podem causar empenamento, rachaduras e desbotamento nos itens confeccionados com esse material. Dessa forma, deve-se evitar a exposição direta ao sol e, em caso de objetos de área externa, investir em produtos que protejam a superfície da madeira.

Ambientes úmidos também podem mudar a forma como a madeira se comporta, ocasionando estufamentos, descamações e desbotamentos. É importante deixar o local sempre arejado e evitar o contato do material com água, exceto em casos de madeiras com uma proteção extra.

Invista em produtos corretos

No dia a dia, também é preciso investir em cuidados especiais. Para limpar as madeiras sem danificar o material, é importante escolher produtos de limpeza adequados. Além disso, itens como esponjas, palhas de aço e textura abrasiva não devem ser usados, pois podem danificar a superfície.

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp