Luta e Resistência no Território Tenetehara

Autores: .

Videorreportagem de Edivan Guajajara traz a realidade dos que lutam pelo território Tenetehara no Maranhão

Os Guardiões da Floresta do povo Guajajara (ou Tenetehara como eles se autodenominam) são reconhecidos mundialmente por seu trabalho em defesa da mata remanescente na porção amazônica do Maranhão – menos de 20% da cobertura original.

Na Terra Indígena Araribóia e na Terra Indígena Caru, onde o grupo de autodefesa reúne cerca de 120 indígenas para proteger o território, os Guardiões expulsam madeireiros e outros invasores às vezes pagando com sua própria vida: desde 2016, o grupo já viu seis de seus membros, e caciques que apoiam os Guardiões, serem assassinados em retaliação às operações de vigilância. Mas não desistiram de lutar pelo território que também é o lar de isolados Awa-Guajá – que dependem dessa proteção para se manterem vivos na floresta. 

O jovem Edivan Guajajara é testemunha dessa história. Filho da Terra Indígena Araribóia, ele acompanha de perto a luta dos Guardiões da Floresta – das expedições ao luto da comunidade diante dos crimes contra os indígenas, e documenta em vídeos – já foi até premiado como diretor de fotografia. Na videorreportagem produzida para a Agência Pública dentro do projeto Microbolsas Indígenas, ele adapta essa linguagem para o jornalismo, trazendo uma visão mais enxuta, apoiada em fatos, sem perder a densidade e o olhar de quem fala dos heróis da terra em que nasceu.

Índice do Conteúdo

Conheça o autor

Luta e Resistencia no Territorio Tenetehara

Edivan Guajajara

Nascido na Terra Indígena Araribóia, Edivan Guajajara é fotógrafo, filmmaker e também diretor e produtor, premiado no primeiro festival de cinema e cultura indígena, em Brasília, na categoria de melhor direção de fotografia.

Fonte: Via apublica.org

fonte artigo

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp