Arbusto Borboleta – Polygala myrtifolia: Curiosidade Planta

Você já ouviu falar sobre o encantador arbusto borboleta? Também conhecido pelo seu nome científico, Polygala myrtifolia, essa planta exuberante é uma verdadeira joia nos jardins e paisagens.

Com suas belas flores em formato de borboleta e seu verde vibrante, o arbusto borboleta é uma escolha perfeita para quem busca adicionar cor e vida ao ambiente.

Polygala myrtifolia arbusto

Características e origem do Arbusto Borboleta

O arbusto borboleta é nativo da África do Sul, mas se adaptou muito bem em diversas regiões do Brasil. Ele pertence à família Polygalaceae e pode atingir uma altura de até 4 metros, formando uma espécie de arbusto denso e compacto. Suas folhas são pequenas e brilhantes, lembrando as folhas da murta, o que justifica o seu nome científico “myrtifolia”.

Uma das características mais marcantes do arbusto borboleta são suas flores. Elas se formam em cachos terminais e possuem um formato peculiar, semelhante a borboletas pousadas nos galhos. As pétalas das flores podem ser nas cores rosa, roxa, branca ou amarela, criando um espetáculo visual maravilhoso. Além disso, o arbusto borboleta apresenta uma floração abundante, que se estende durante todo o ano, com maior intensidade na primavera e no verão.

Polygala myrtifolia

Cultivo e cuidados

O arbusto borboleta é uma planta de fácil cultivo e manutenção. Ele se adapta bem a diferentes tipos de solo, desde que sejam bem drenados e enriquecidos com matéria orgânica. É importante regá-lo regularmente, especialmente durante os períodos de seca, para garantir um desenvolvimento saudável. Nos primeiros meses após o plantio, é recomendável realizar regas mais frequentes até que a planta esteja estabelecida.

Para manter o arbusto borboleta sempre bonito e vigoroso, é necessário realizar podas regulares. A melhor época para podá-lo é no final do inverno ou início da primavera, quando as flores já tiverem desaparecido. A poda ajuda a controlar o tamanho da planta, além de estimular a floração.

Utilização paisagística

O arbusto borboleta é versátil na sua utilização paisagística. Ele pode ser plantado tanto em jardins como em vasos, criando belos arranjos ornamentais. Suas flores exuberantes atraem borboletas e beija-flores, transformando o ambiente em um verdadeiro refúgio para a vida selvagem. Além disso, o arbusto borboleta pode ser usado como cerca-viva, formando uma barreira natural e ornamental.

Outra forma criativa de utilizar o arbusto borboleta é em projetos de paisagismo tropical. Sua forma compacta, folhagem vistosa e flores coloridas combinam perfeitamente com outras plantas típicas desse estilo, como as palmeiras e bromélias. O resultado é um jardim exuberante e cheio de vida, que remete às belas paisagens tropicais.

Arbusto-borboleta

Curiosidades e superstição

Para finalizar, vale mencionar uma curiosidade sobre o arbusto borboleta. Ele carrega consigo uma superstição africana de que suas flores têm o poder de atrair o amor verdadeiro. De acordo com a crença popular, se uma pessoa carregar consigo uma flor de arbusto borboleta, ela encontrará sua alma gêmea em breve.

Portanto, além de sua beleza incontestável e fácil cultivo, o arbusto borboleta também traz consigo um toque místico e romântico. Quem sabe essa lenda não possa inspirar você a cultivar essa planta encantadora em seu jardim?

Resumo da planta

O arbusto borboleta, também conhecido como Polygala myrtifolia, é uma planta exuberante que encanta por suas belas flores em formato de borboleta. Originário da África do Sul, ele se adaptou bem em várias regiões do Brasil e é de fácil cultivo e manutenção.

Suas flores coloridas e sua floração abundante tornam o arbusto borboleta uma escolha perfeita para quem deseja adicionar vida e cor ao jardim. Além disso, seu uso em projetos de paisagismo tropicais e a crença na sua capacidade de atrair o amor verdadeiro só aumentam sua popularidade.

Então, que tal permitir que esse arbusto encantador surpreenda você com sua beleza?


Ficha Técnica

Nome científico: Polygala myrtifolia
Nomes populares: Polígala
Família: Polygalaceae
Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Flores, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Polygala myrtifolia
Foto: Jesús Cabrera

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp