Aquilégia – Aquilegia vulgaris: Curiosidade sobre a Planta

Aquilégia: uma flor encantadora que embeleza jardins

Os jardins são repletos de variedades e espécies de flores que encantam com suas cores e formas únicas. Dentre essas preciosidades naturais, encontra-se a Aquilégia (Aquilégia vulgaris), uma flor exuberante que tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos paisagísticos do mundo todo.

Aquilegia vulgaris

Origem e características da Aquilégia

Aquilégia vulgaris, popularmente conhecida como Aquilégia ou Columbina, é uma planta perene que pertence à família Ranunculaceae. Originária da Europa, Ásia e América do Norte, essa flor possui um vasto leque de espécies, com diferentes variedades de cores e tamanhos, adequando-se aos mais diversos gostos e ambientes.

Uma das características marcantes da Aquilégia são suas flores em formato de sino, que podem variar de cinco a oito pétalas. As cores são bastante diversificadas, podendo ser encontradas em tons de azul, roxo, branco, rosa e amarelo. Suas folhas são delicadas e compostas, proporcionando um aspecto gracioso e elegante.

O cultivo e cuidados

A Aquilégia é uma planta de fácil cultivo, adaptando-se bem a diferentes tipos de solo e climas. É recomendável escolher bem o local onde ela será plantada, priorizando áreas com incidência de sol parcial ou sombra leve. Ela também se desenvolve bem em solos férteis e bem drenados.

No momento do plantio, é importante garantir uma distância adequada entre as mudas, que pode variar entre 20 e 30 centímetros, para garantir um bom desenvolvimento das plantas. Por ser uma espécie perene, a Aquilégia necessita de pouca manutenção, bastando regá-la regularmente, evitando encharcamentos.

A adubação pode ser feita anualmente, preferencialmente na primavera, utilizando adubos orgânicos. Também é recomendado fazer a remoção das flores murchas para estimular o florescimento contínuo. As podas devem ser realizadas no final do inverno, retirando as partes danificadas e secas, para permitir o crescimento saudável da planta.

Aplicações e benefícios da Aquilégia

Aquilégias são plantas extremamente versáteis quando se trata de aplicações paisagísticas. Elas são muito utilizadas para o embelezamento de jardins, canteiros e vasos, agregando charme e sofisticação aos espaços. Suas flores também são atrativas para pássaros e insetos polinizadores, contribuindo para o equilíbrio ecológico dos ambientes.

Além da sua função ornamental, a Aquilégia possui um histórico na medicina popular. Algumas variedades da planta são utilizadas para tratar problemas respiratórios e digestivos, como tosses, bronquites e doenças do estômago. No entanto, é importante ressaltar que qualquer uso medicinal deve ser devidamente orientado por um profissional da área da saúde.

Aquilegia vulgaris

Curiosidades sobre a Aquilégia

  • O nome científico “Aquilégia” deriva do latim “aquila”, que significa águia, devido à semelhança das pétalas com as garras de uma águia.
  • Existem mais de 65 espécies de Aquilégia, sendo que as mais comuns são a Aquilégia vulgaris e a Aquilégia caerulea.
  • A flor da Aquilégia é comestível e pode ser usada na decoração de pratos e sobremesas.
  • As flores da Aquilégia atraem beija-flores e borboletas, contribuindo para a preservação destas espécies.
  • Na linguagem das flores, a Aquilégia simboliza gratidão, pureza e perseverança.

Conclusão

Aquilégia vulgaris é uma planta encantadora que tem conquistado os corações dos amantes de jardinagem. Com sua beleza exuberante, variedade de cores e facilidade de cultivo, ela se torna uma excelente opção para enfeitar jardins, canteiros e vasos.

Além do valor ornamental, a Aquilégia também oferece benefícios e curiosidades que a tornam ainda mais especial. Portanto, se você deseja embelezar seu espaço e atrair a atenção de pássaros e insetos polinizadores, não pense duas vezes: plante Aquilégias e desfrute da sua beleza singular.


Ficha Técnica

Nome científico: Aquilegia vulgaris
Nomes populares: Aquilea, Aquiléia, Colombina, Erva-pombinha, Luvas-de-nossa-senhora, Soldados
Família: Ranunculaceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Europa
Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

aquilegia vulgaris
Foto: Olivier

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp